Em todos os relacionamentos românticos, há altos e baixos em dar e receber. Em um relacionamento saudável e estimulante, isso é equilibrado, alternando entre duas pessoas dando níveis iguais de cuidado e cuidado.

No entanto, quando esse fluxo se desequilibra, um dos parceiros torna-se egoísta no relacionamento, o que não é um bom presságio para a longevidade do casal. Como identificar as características de uma pessoa egoísta?

Vejamos alguns sinais e soluções para ser egoísta em um relacionamento.

Sinais de que você está sendo egoísta em um relacionamento (foto reprodução/imagem/google)
Sinais de que você está sendo egoísta em um relacionamento (foto reprodução/imagem/google)

Como saber se você está sendo egoísta em um relacionamento

Se você se perguntar: “Estou sendo egoísta?” isso já é um bom sinal. Isso significa que você sente que o cuidado entre o casal está desequilibrado. Pense nisso, o amor é inerentemente egoísta.

Apaixonamo-nos porque nos faz sentir bem e nos enche de endorfinas. Sim, o amor é egoísta, mas quando você está em um relacionamento, não há razão para deixar de ser generoso com seu parceiro.

Felizmente, com um pouco de autoconsciência e, em seguida, trabalhando ativamente para mudar seu comportamento egoísta, você pode reverter um relacionamento egoísta.

Sinais de que você está sendo egoísta

Vamos começar com 20 sinais de que você está sendo egoísta em um relacionamento.

Conhecer esses sinais o ajudará a determinar o que está acontecendo de errado. Talvez você tenha se tornado egoísta ou imprudente inadvertidamente.

Portanto, reconhecer esses sinais pode ajudá-lo a melhorar!

Você é rígido em seu pensamento

Um dos benefícios de estar em um relacionamento íntimo são as diferentes perspectivas que seu parceiro traz para a conversa.

Se você achar que é consistentemente incapaz de considerar o ponto de vista deles, isso é uma forma de egoísmo. Você pode deixar de ser egoísta em um relacionamento redefinindo seu processo de pensamento.

Como você age com uma opinião diferente

Isso está relacionado ao primeiro ponto acima. Você está tão convencido de que a maneira como vê as coisas é a maneira “certa” que não aceita uma opinião diferente e não quer verificá-la.

Então, se você perceber que é isso que você está fazendo, tudo o que você precisa fazer é praticar a escuta ativa em vez da negação impulsiva do ponto de vista do seu parceiro.

Você nunca assume quando está errado

Este é um traço desagradável da personalidade egoísta. Um simples “desculpe, eu estava errado” pode ajudar bastante a esclarecer mal-entendidos. Se você não pode dizer isso, você está sendo egoísta em um relacionamento.

Existem alguns obstáculos em pedir desculpas, mas se você valoriza o relacionamento acima de tudo, não é tão difícil!

Você insiste que ambos façam o que querem fazer

Se você está se perguntando: “Estou sendo egoísta em meu relacionamento?”, pense em como foi seu fim de semana no início de sua história. Fazer o que você gosta de fazer e o que seu parceiro gosta de fazer é igual?

Você percebe agora que tem planos que não incluem atividades que seu parceiro gosta de fazer? Se sim, por favor responda “Estou sendo egoísta em meu relacionamento?” É um “sim” definitivo!

Falta de aceitação da individualidade do seu parceiro

Se você está tentando mudar seu parceiro, tentando torná-lo alguém que não seja seu ente querido, isso é um sinal de egoísmo no relacionamento.

Se o fizer, você deve se perguntar: você apreciaria se seu parceiro tentasse mudar você também? Isso deve ajudá-lo a mudar as coisas!

Suas necessidades e desejos vêm antes de seu parceiro

Certificar-se de cuidar do que você precisa para prosperar e se sentir autêntico é uma coisa. Outra é ignorar as necessidades e desejos do seu parceiro.

Ser egoísta em um relacionamento significa que você sempre se coloca em primeiro lugar, mesmo que isso machuque a outra pessoa.

Você é um maníaco em controlar a pessoa

Controlar um relacionamento não é saudável porque você não apenas sente a necessidade de controlar o que faz como casal, mas também sente a necessidade de controlar a vida de seu parceiro.

“Faça isso, não aquilo”, você diz a eles, controlando tudo, desde como eles carregam a máquina de lavar louça até como eles acariciam os travesseiros na cama.

Você espera que seu parceiro esteja disponível pra você

Você chega em casa depois do trabalho, irritado com o conflito com seu chefe. Você passa a maior parte do tempo descrevendo os detalhes da situação para seu parceiro.

Pergunte a si mesmo, quando foi a última vez que você fez a mesma coisa por eles?

Se você não se lembra, é um sinal de egoísmo em um relacionamento.

Você não tem paciência

Você ficará chateado se seu parceiro não responder imediatamente ao seu texto ou correio de voz. Ou, se eles não seguirem seu conselho, você os atacará.

Tudo isso mostra que você é impaciente. Além disso, a falta de paciência com seu parceiro definitivamente significa que você está sendo egoísta em um relacionamento.

Você não está disposto a ouvir

Você não quer ouvir seu parceiro quando ele aponta certas características de você.

Seu parceiro está cansado de lidar com uma pessoa egoísta em um relacionamento.

Eles podem ter se aproximado de você na tentativa de comunicar abertamente o que estão passando. Você desligá-los imediatamente.

Você exibe um comportamento manipulador

Quão egoísta você é? Quando seu parceiro reclama de seu comportamento egoísta, você ameaça deixá-lo ou congelá-lo por alguns dias sem falar com ele.

Gaslighting em um relacionamento reafirma seu comportamento egoísta. Tal comportamento é prejudicial para qualquer relacionamento.

Você está menos preocupado com a carreira do seu parceiro

Você está muito focado em subir na escada corporativa, mas nunca fala sobre como está indo a carreira de seu parceiro.

Você tende a tomar decisões que irão beneficiar seu desenvolvimento de carreira, mas quando se trata de seu parceiro, você pode demonstrar indiferença.

Você toma seu parceiro como garantido.

Já se foram os dias em que você lhes trazia um presente surpresa ou planejava uma escapadela de fim de semana apenas para ver seus olhos brilharem de alegria.

Você agora está focado em si mesmo e não se preocupa em trazer ao seu parceiro a atenção e o carinho de um relacionamento feliz.

Fazer seu parceiro sorrir

Seja um presente ou uma conversa significativa com os ricos, você fez o mínimo.

Mas se eles esquecerem de pedir aquele presente especial de aniversário em sua lista de desejos, você ficará bravo e os acusará de nunca ouvir.

Pedir opinião e ser ignorado (a)

Às vezes, apenas por diversão, você pode pedir a opinião do seu parceiro. Mas, na verdade, você nem ouviu o que eles disseram!

Ou, se acontecer de você ouvir seu parceiro, você nem pensaria em segui-lo. Você acaba fazendo as coisas do seu jeito.

Você gosta de ganhar todos os argumentos

Sempre que você se encontrar em conflito com seu parceiro, fará qualquer coisa para vencer a discussão, mesmo que suas táticas não sejam sólidas.

O que importa é que você ganha e eles perdem. No entanto, você precisa estar ciente de que o hábito de vencer pode prejudicar seu relacionamento a longo prazo.

Chantagens emocionais

Você remove a carta da culpa quando vê resistência ao tentar convencer seu parceiro a fazer o que deseja.

Você não pensa duas vezes antes de levar seu parceiro em uma viagem de culpa. Em última análise, você só se importa com o que você quer.

Você sempre compete com seu parceiro

Você está em um relacionamento competitivo? Um pouco de competição pode ser bom; durante o exercício, aumenta a adrenalina e faz você trabalhar mais.

Mas ficar com raiva porque seu parceiro recebeu um aumento, foi nomeado “Funcionário da Semana” ou ganhou o primeiro prêmio em uma competição de arte é puro egoísmo. Isso geralmente acontece se ambas as partes têm objetivos de carreira comuns.

Você acusa seu parceiro de ser egoísta

Sabendo que essa é uma característica que você tem (e não gosta), você acusa seu parceiro de ser egocêntrico e não atender às suas necessidades.

Culpar seu parceiro ou jogar o jogo da culpa raramente ajuda um relacionamento. Esta é uma receita infalível para arruinar qualquer relacionamento.

Você há muito desistiu de pensar em agradar seu parceiro

Não apenas seus pensamentos nunca se estendem ao bem-estar de seu parceiro, mas você também não consegue se lembrar de quais podem ser as necessidades de seu parceiro.

É errado ser egoísta?

Sim, quando o nível de egoísmo é tão profundo que você negligencia o bem-estar do seu parceiro.

Se você está se perguntando: “Por que sou tão egoísta?” Agora pode ser a hora de fazer uma lista de verificação pessoal com um terapeuta para investigar as causas do egoísmo nos relacionamentos.

Os efeitos prejudiciais de ser egoísta em um relacionamento

O que é amor egoísta? Como isso é diferente de respeitar suas próprias necessidades?

Ser um pouco egoísta no amor não é necessariamente uma coisa ruim. Você nem sempre quer desrespeitar suas necessidades, suas crenças, suas crenças.

Mas não é o tipo de amor egoísta que vemos aqui. Quando uma pessoa se vê refletida em qualquer um dos vinte sinais de egoísmo acima, isso pode prejudicar seu relacionamento.

  • Ser egoísta em um relacionamento pode levar aos seguintes resultados:
  1. Seu parceiro pode parar de se importar com você e se tornar indiferente aos seus sonhos e ambições.
  2. Seu parceiro pode estar relutante em pensar em seu bem-estar.
  3. Mostrar seu egoísmo uma e outra vez pode afetar seriamente sua vida amorosa.
  4. Não apenas a intimidade física, mas a intimidade emocional também é perdida.
  5. O egoísmo em um relacionamento pode forçar seu parceiro a buscar o amor fora do relacionamento.
  6. O relacionamento pode começar a quebrar além do reparo.
  7. Se o relacionamento é importante para você, se você realmente ama seu parceiro, se você é egoísta no relacionamento, você precisa mudar.

Como parar de ser egoísta em um relacionamento

Se você sente que suas ações são egoístas o suficiente para machucar seu parceiro e arruinar seu relacionamento, talvez seja hora de fazer algumas correções sérias.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a deixar de ser egoísta e restaurar seu relacionamento.

Aprenda a ouvir

Você pode ouvir ativamente com um terapeuta ou ler algumas dicas na internet.

O objetivo é ouvir seu parceiro enquanto ele fala, realmente ouvir e identificar o que ele está compartilhando com você.

Compartilhe

No amor, não há competição. Mergulhe seu parceiro na glória de sua recente promoção ou prêmio.

Diga-lhes como você está feliz por eles. Celebre as conquistas deles como se fossem suas!

Seja um voluntário

Embora esse comportamento não esteja diretamente relacionado ao seu relacionamento, o altruísmo que você demonstra enquanto se voluntaria em sua comunidade se espalha em sua vida amorosa, tornando-o uma pessoa melhor e mais generosa, tornando seu parceiro mais feliz.

Pratique a empatia 24 horas por dia, 7 dias por semana

Do egoísmo ao cuidado, aprenda a praticar a empatia.

Se o seu parceiro estiver descrevendo uma situação difícil pela qual está passando, coloque-se no lugar dele e veja da perspectiva dele. Imagine como eles se sentem!

Superar o egoísmo

Superar o egoísmo nos relacionamentos requer a mudança de alguns hábitos, alguns dos quais podem ficar arraigados. Claro, não existe uma bala mágica para acelerar o processo.

No entanto, foi repetidamente reiterado que, se você colocar seu relacionamento com seu parceiro em primeiro lugar, se você realmente o ama, deve fazer tudo ao seu alcance para manter esse relacionamento.

Relacionamentos são trabalho duro. Você não pode esperar todo o amor, atenção e preocupação do seu parceiro porque você não retribui. Se você achar difícil se livrar de certas características, procure a ajuda de um conselheiro.

Tudo isso pode parecer um pouco trabalhoso, mas no final você se beneficiará de um relacionamento feliz e gratificante.

Artigo anteriorA empatia é amiga ou inimiga?
Próximo artigoComo fazer qualquer homem se comprometer
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui