Quando ouvimos a palavra “força de caráter”, imediatamente pensamos em qualidades como bravura, liderança, resiliência e calma.

Você pode se surpreender ao saber que os psicólogos cada vez mais veem a humildade como uma característica essencial de quem quer viver uma vida equilibrada, além de saúde física e mental.

Aqui estão três razões pelas quais a humildade pode ser sua superpotência mais subestimada.

A Humildade Intelectual - O PODER DE UMA PESSOA HUMILDE (foto reprodução/imagem/google)
A Humildade Intelectual – O PODER DE UMA PESSOA HUMILDE (foto reprodução/imagem/google)

Tudo sobre humildade

Everett Worthington, psicólogo clínico e professor de psicologia na Virginia Commonwealth University, descreve a abstinência como “a moderação de ações, pensamentos ou sentimentos”. Segundo Worthington, a humildade combinada com o perdão e a paciência podem ajudar a construir essa moderação.

“No clima social polarizado de hoje, muitas vezes falta essa moderação. Sua falta pode nos levar a reagir fortemente às diferenças de posições políticas, raças, religiões e até opiniões”, explicou.

A humildade pode ajudar as pessoas a moderar suas reações e evitar comportamentos que perturbem a sociedade.

Um fator-chave para promover mais moderação na sociedade e em nossos relacionamentos, diz Worthington, é a capacidade de ouvir com empatia e cortesia, que é melhor alcançada cultivando e praticando a humildade.

Ele disse que a humildade tem quatro partes:

  • Estar ciente e agir em uma autoavaliação precisa de nossos pontos fortes e fracos
  • ensinado a corrigir nossas fraquezas
  • Mostre-se humildemente, não arrogantemente
  • Seja orientado para elevar os outros, não menosprezar os outros

“Pesquisas sobre humildade mostram que quando as pessoas são humildes, isso age como um óleo social, lubrificando a maneira como os relacionamentos funcionam”, disse ele. “Além disso, a humildade é um amortecedor contra danos aos relacionamentos. Ela traz benefícios para a saúde mental daqueles que são humildes e daqueles que estão em um relacionamento com essa pessoa.”

Ajuda você a atrair as pessoas certas

Um estudo publicado no Journal of Personality Research explica que os parceiros que se consideram honestos e humildes são mais propensos a serem compatíveis, relatam mais satisfação no relacionamento e têm relacionamentos mais duradouros.

O psicólogo Liu Jie acredita que a dimensão honestidade-humildade da personalidade inclui traços como honestidade, confiabilidade, bondade, justiça e modéstia, que refletem os valores fundamentais das pessoas.

“Os valores são uma parte importante das relações sociais das pessoas: as pessoas tendem a assumir que seus valores são compartilhados com aqueles com quem têm um relacionamento próximo e tendem a desenvolver relacionamentos com aqueles cujos valores são semelhantes aos seus. próprio”, disse Liu.

Em outras palavras, a humildade pode ajudá-lo a desenvolver conexões profundas com pessoas que valorizam o que você faz.

Facilita conversas profundas e significativas

A humildade também está associada a uma melhor escuta, que todos sabemos ser um dos componentes centrais de uma boa conversa. Em um estudo publicado no Journal of Positive Psychology, o psicólogo Michal Lehmann cita a humildade – entender que você não é o centro do mundo e que existe algo maior que o ego – como uma qualidade decisiva do bom ouvinte.

“Descobrimos que ouvir aumenta a humildade em ambos os lados da conversa: o ouvinte e o orador, especialmente o ouvinte”, disse Lyman.

Isso significa que a humildade não apenas leva a conversas melhores e mais sutis por meio de uma melhor audição, mas também aumenta o nível geral de humildade. Isso cria um ciclo de feedback positivo que leva a melhores conversas ao longo do tempo.

De acordo com Lehmann, a escuta orientada pela humildade também pode ajudar as pessoas:

  • Pode melhorar a qualidade de seus relacionamentos. Ouvir bem pode aprofundar seus relacionamentos mais próximos e construir uma base sólida para novos.
  • Pode melhorar o desempenho no trabalho. Os vendedores que ouviam bem vendiam mais, os médicos que ouviam eram menos propensos a serem processados ​​por negligência e os gerentes que ouviam eram mais propensos a ter subordinados dispostos a seguir suas instruções.

Conclusão sobre Humildade

Existem muitos tipos de força e integridade, e é sábio possuir qualidades como coragem, bravura e humildade. Só então se pode experimentar tudo o que a vida tem a oferecer.

Artigo anteriorDepressão ou Tristeza? – Confira dicas para entender e diferenciar
Próximo artigoComo Alcançar a Paz Interior – Dicas e Maneiras
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui