Os famosos alongamentos das unhas não são mais segredo para ninguém. Desde produtos mais inferiores como unhas feitas de plástico ABS, até a famosa unha de gel ou de fibra de vidro. Elas estão em alta no mercado já a alguns anos e são vários gostos e estilos.
Entretanto ainda tem muitas perguntas que envolve este tipo de aplicação, principalmente às unhas de gel e fibra. Vamos responder perguntas para tirar algumas dúvidas. Vem com a gente!

Quais as desvantagens de colocar unhas de fibra?
Alguns possíveis desvantagens das unhas de fibra incluem a necessidade de manutenção regular para prevenir o levantamento ou quebra. O custo mais elevado em comparação com outras opções de unhas artificiais. E a possibilidade de danos nas unhas naturais durante a remoção se o processo não for feito corretamente.
Pode lavar louça e roupa com unhas de fibra ou gel?
Geralmente, é seguro lavar louça e fazer tarefas domésticas com unhas de fibra ou gel, os materiais são duráveis e resistentes. No entanto, é sempre recomendável usar luvas de proteção ao lidar com produtos químicos agressivos. E também, para realizar tarefas que possam causar atrito excessivo, a fim de evitar danos às unhas.
Quanto tempo pode ficar com a unha de gel ou fibra?

O tempo que você pode ficar com as unhas de gel ou fibra pode variar dependendo do crescimento das suas unhas naturais. E da sua conservação ou da manutenção adequada. Geralmente, a manutenção acontece entre duas a três semanas para preencher danos ou crescimento.
Qual valor da unha de gel?
O valor da aplicação de unhas de gel pode variar dependendo da região, do salão de beleza, do profissional e dos serviços adicionais oferecidos. Os preços podem variar desde valores mais acessíveis até valores mais altos em locais mais especializados.
Como fica a unha após a retirada da fibra de vidro?
Após a retirada da fibra de vidro, é possível que suas unhas naturais fiquem mais finas, frágeis ou com aspecto enfraquecido. Isso ocorre porque o processo de aplicação e remoção dos materiais pode envolver o desgaste da superfície da unha. No entanto, com os devidos cuidados e tratamentos elas tendem a se recuperar ao longo do tempo.

Quando é recomendável usar fibra ou gel?
A escolha entre fibra ou gel depende das preferências pessoais, do resultado desejado e da condição das unhas naturais. As unhas de fibra são frequentemente usadas para estender o comprimento das unhas curtas ou frágeis. Enquanto as unhas de gel são usadas tanto para alongamento quanto para fortalecimento das unhas naturais.
Recomenda-se consultar um profissional de unhas para avaliar suas necessidades e decidir qual técnica é mais adequada para você.
Por que o alongamento enfraquece as unhas?
O alongamento das unhas, seja com fibra ou gel, pode enfraquecer as unhas naturais devido ao processo de preparação e remoção dos produtos. Esses processos podem envolver o desgaste da superfície da unha natural e o uso de produtos químicos que podem ser abrasivos.
Além disso, se as unhas artificiais não forem aplicadas ou removidas corretamente, podem ocorrer danos adicionais às unhas naturais. A falta de descanso periódico para as unhas naturais também pode contribuir para o enfraquecimento ao longo do tempo.

É importante seguir as instruções do profissional, realizar a manutenção adequada e permitir intervalos de descanso entre as aplicações para ajudar a minimizar os efeitos negativos e manter a saúde das unhas.
Em quanto tempo precisa tirar o alongamento para a unha respirar?
Recomenda-se deixar um intervalo de descanso para as unhas naturais após a remoção do alongamento. A fim de, permitir que elas “respirem” e se recuperem. Esse período de descanso varia de pessoa para pessoa, mas geralmente é recomendado deixar as unhas sem alongamento por pelo menos duas semanas.
Como é colocada a unha de gel?
A unha de gel é colocada seguindo esses passos básicos:
- Preparação da unha natural: A unha natural é preparada, removendo o esmalte, cortando e lixando, empurrando as cutículas e desengordurando a superfície.
- Aplicação do primer: Um primer é aplicado para melhorar a aderência do gel.
- Construção da extensão: O gel é aplicado em camadas sobre a unha natural ou sobre tips/moldes para criar a extensão desejada.
- Secagem do gel: Cada camada de gel é curada sob uma lâmpada UV ou LED para endurecer o material.
- Modelagem e acabamento: A unha de gel é modelada, limada e polida para obter a forma e o acabamento desejados.
- Finalização: É aplicado um gel finalizador ou um selante para proteger a unha e dar brilho.

Como é colocada a unha de fibra?
A unha de fibra é colocada seguindo um processo semelhante ao da unha de gel, com algumas diferenças:
- Preparação da unha natural: O processo de preparação é semelhante ao da unha de gel.
- Aplicação de base: Uma camada de base é aplicada nas unhas naturais.
- Aplicação das fibras: Fibras de seda, fibra de vidro ou outro material semelhante são cortadas e colocadas sobre a unha natural, sendo fixadas com resina acrílica.
- Camadas adicionais: São aplicadas camadas de resina acrílica sobre as fibras, construindo a extensão da unha.
- Secagem e modelagem: Cada camada de resina acrílica é deixada para secar e, em seguida, a unha é modelada e limada para obter o formato desejado.
- Acabamento: A unha de fibra é polida para suavizar a superfície e, em seguida, é aplicado um selante ou finalizador.

A unha de gel ou fibra estragam menos as unhas?
Tanto a unha de fibra quanto a unha de gel, quando aplicadas e removidas corretamente. E não devem causar danos significativos às unhas naturais. No entanto, é importante enfatizar que a remoção inadequada. Ou o uso constante de técnicas de alongamento sem intervalos de descanso podem levar ao enfraquecimento das unhas naturais.
Quanto tempo demora pra fazer a unha de gel ou fibra?
O tempo necessário para fazer uma unha de gel ou fibra pode variar dependendo da habilidade e velocidade do profissional. Bem como da complexidade do design ou do comprimento desejado. Em média, a aplicação de unhas de gel ou fibra pode levar cerca de 1 a 2 horas.
Esse tempo inclui o processo de preparação da unha natural, a aplicação dos materiais, a cura sob a lâmpada UV ou LED, a modelagem e o acabamento. É importante lembrar que cada profissional pode ter seu próprio ritmo de trabalho, então o tempo exato pode variar.
Colar a unha postiça com super Bonder ou similar, faz mal?
Colar uma unha postiça com super Bonder ou adesivos similares não é recomendado. Eles podem sim, ser prejudiciais à saúde e causar danos à unha natural. Esses adesivos extremamente fortes, são projetado para unir materiais como metal, plástico e cerâmica. E os próprios fabricantes informam que não devem ter contato com parte do corpo humano ou animal.

Existem adesivos específicos para unhas postiças disponíveis no mercado, que são projetados para serem seguros e eficazes. Esses adesivos são formulados de maneira apropriada para a aplicação em unhas. E geralmente são mais suaves e menos agressivos para a pele e para as unhas naturais.
Ao utilizar adesivos inadequados, como o super Bonder, você corre o risco de causar danos às unhas. Como enfraquecimento, quebra, descolamento ou irritação da pele ao redor das unhas. Além disso, o processo de remoção pode ser muito difícil e doloroso.
É sempre recomendado seguir as instruções dos produtos específicos para unhas postiças e adesivos indicados para esse fim. Caso tenha dúvidas sobre qual produto utilizar, é aconselhável consultar um profissional de beleza ou especialista em unhas para obter orientação adequada.
Fique por dentro de tudo que rola no mundo, falamos tudo de tudo.
E todos os dias trazemos artigos novo com conteúdos diversificados. Leia também: Unhas: conheça as novas coleções e tendências de esmaltes para o outono
Livro sugerido: Unhas maravilhosas: Dicas para ter unhas perfeitas – por Amber-Elizabeth Stores
[…] E todos os dias trazemos artigos novo com conteúdos diversificados. Leia também: Acabando com as dúvidas sobre unha de gel ou fibra. […]