Começar a praticar exercícios é um desejo de muita gente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não sofrer com nenhuma lesão. Aliás, essa alta procura por academia e atividades físicas, se deu muito devido à pandemia.

Antes de mais nada, ter ficado muito tempo em casa e de forma ociosa, despertou nas pessoas a vontade de se mexer. Além da saúde, foi uma maneira de aliviar o estresse, a tensão e manter o bem-estar. 

Primeiramente, frequentar uma academia pode ser uma tarefa desafiadora para aqueles que são sedentários. Embora desejem incorporar atividades físicas em sua rotina, muitas pessoas têm dificuldade em dar o primeiro passo.

É importante não ignorar alguns pontos cruciais se o objetivo é obter resultados visíveis com o exercício físico.

Antes de frequentar academia, o que preciso saber? 

Não importa qual seja o seu objetivo ao ingressar na academia, emagrecer, melhorar a disposição física, aumentar a força ou a resistência. É fundamental buscar uma avaliação física inicial com um médico antes de se matricular. 

É importante conversar com o seu médico sobre seus objetivos e solicitar exames para avaliar seu nível de aptidão física e possíveis limitações para determinados exercícios. O médico também pode indicar a necessidade de acompanhamento com um nutricionista, fisioterapeuta ou outro profissional, se necessário. 

Com base nos resultados dos exames, o seu professor poderá elaborar um programa de exercícios adequado às suas necessidades.

Academia: 5 Truques para quem vai começar a treinar
Academia: 5 Truques para quem vai começar a treinar

Dicas ao iniciar a academia

Veja o que você precisa levar:

Na academia, um item crucial é o tênis, que deve ser escolhido com cuidado para garantir a eficiência dos exercícios e evitar lesões. É essencial selecionar um modelo adequado para os exercícios a serem realizados, levando em conta o tipo de pisada e o conforto proporcionado. 

Além disso, é importante optar por roupas leves e confortáveis, confeccionadas com tecidos que permitam a transpiração. Para se manter hidratado durante os exercícios, é indispensável ter sempre uma garrafa de água ao lado. 

É recomendável também levar uma toalha e itens de higiene pessoal, como hidratante, desodorante e protetor solar, na bolsa da academia. Contudo, é importante não exagerar e levar apenas o essencial, de acordo com a rotina do dia e considerando os locais e compromissos após a saída da academia.

Tenha um profissional para te orientar na academia

Antes de mais nada, todo iniciante na academia deve receber auxílio de um profissional registrado no CREF. Mesmo que não tenha acesso ou condições de contratar um personal trainer, todas as academias são obrigadas a contar com um profissional capacitado para auxiliar os alunos. 

Portanto, é importante que o iniciante forneça todas as informações relevantes para o professor de sala, a fim de que seja prescrito um treinamento adequado desde o início. O aluno deve esclarecer todas as dúvidas sobre cada exercício e pedir ajuda ao professor, em vez de executar incorretamente. 

Além disso, é válido que o aluno se interesse em pesquisar, pois o conhecimento nunca é demais.

Aposte em aulas em grupo

As academias oferecem diversas opções de aulas, como bike indoor, jump, glúteo, entre outras. Além disso, existem vários programas disponíveis na internet e até mesmo o aluguel de bikes para realizar aulas em casa.

No entanto, eu não recomendo que você comece com aulas logo de cara, já que o corpo precisa de tempo para se adaptar antes de atividades mais intensas. Porém, se a aula for específica para iniciantes ou for uma atividade mais leve, como alongamento, pode ser uma boa forma de começar. 

É importante aguardar um ou dois meses antes de ingressar em aulas em grupo e sempre informar ao professor sobre o seu nível de treinamento.

Como evitar dores depois do treino

  1. É comum se sentir perdido nos primeiros dias e não saber quais equipamentos utilizar ou como usá-los. Os instrutores da academia estão lá para montar seu treino, ensinar como realizar os exercícios e corrigir quaisquer erros.
  2. Não se compare com as pessoas ao seu redor e evite ser impaciente. Se sentir desconforto ou dor, troque o exercício. Não force o seu corpo para evitar lesões.
  3. Os resultados só aparecem com o tempo e a perseverança nos exercícios. Siga as orientações do seu instrutor e converse com ele sobre qualquer dúvida que possa surgir.
  4. Comece com exercícios de baixa intensidade e aumente gradualmente a intensidade ao longo do tempo.
  5. Intercale exercícios de alta e baixa intensidade. Por exemplo, após a musculação, faça uma caminhada.
  6. Não se preocupe se sentir dores após uma série de exercícios. Permita que o seu corpo descanse.

Não desista e mantenha a disciplina

Cada indivíduo tem uma meta específica, como perda de peso, definição muscular, aumento de massa muscular ou resistência muscular, entre outras. Portanto, é fundamental elaborar um treinamento adequado para cada objetivo, a fim de alcançá-lo de maneira mais eficiente.

É crucial compreender que não há um treino “perfeito” para hipertrofia, emagrecimento ou definição. Em outras palavras, não existe uma fórmula pronta. Se a sua academia ou treinador lhe der um plano de treino pronto e não fizer ajustes, é recomendável procurar outro lugar, pois isso não dará resultados satisfatórios. 

Todos os planos de treinamento devem ser adaptados para atender às necessidades específicas de cada indivíduo, incluindo seu biotipo físico e objetivos, e é fundamental variar os estímulos para obter melhores resultados.

Por fim, iniciar atividades físicas é fundamental para a promoção da saúde e qualidade de vida. A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios, como a prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e obesidade, e redução do risco de desenvolvimento de câncer. 

Além disso, a atividade física melhora a saúde mental, reduzindo a ansiedade e depressão, aumenta a disposição, fortalece o sistema imunológico e promove o bem-estar geral. 

Por isso, é importante que todos, independentemente da idade ou condição física, adotem um estilo de vida ativo e saudável, com a prática regular de atividades físicas e academia.

Por último, veja como se vestir bem para treinar: 10 looks de academia para você ficar linda e confortável

Artigo anteriorTatuagem no pulso: modelos para se inspirar
Próximo artigoSonhos: atitudes que te impedem de realizar os seus sonhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui