Você sabia que uma ação judicial pode sujar o nome, e também pegar uma pessoa completamente desurpresa e deixa-la extremamente desconfortável e até assustada com a situação. Sendo que algumas podem até criar pendências no nome de uma pessoa se não forem regularizadas no prazo deferido, principalmente em casos de cobranças judiciais.
Para esclarecer estas dúvidas, a gente te auxilia respondendo quais questões estão envolvidas em uma ação de cobrança, e como ainda regularizar todo o processo sem dores de cabeça ou prejuízos:

Veja Se Ação Judicial Pode Sujar o Nome
Entenda casos pelo qual uma ação judicial de cobrança de fato pode sujar seu nome. Além de saber como fazer a consulta para ver pendências, entre outras dicas importantes:
Cobrança via telefone
Geralmente quando há pendências de débitos atrasados perante alguma empresa, o devedor é avisado por uma ligação bastante explicativa e solicita.
O telefonema tem como objetivo acordar o melhor meio de pagamento desta dívida.
O diálogo ainda tende a prestar devidos esclarecimentos importantes, todos os dados do devedor ainda podem ser disponibilizados na solicitação, referente aos valores, multas de atraso aplicadas, e a disponibilidade quanto a um possível acordo que seja vigente as partes envolvidas.
Cobrança via carta
Depois de um telefonema explicativo, geralmente uma carta pode ser enviada caso o acordo não seja fechado e o débito esteja em aberto ainda.
Nesta carta é emitido aviso de que a dívida precisa ser quitada, ou a pessoa pode correr risco de entrar no “spc”. Ainda nesta carta a empresa pode avisar que caso a pendência não seja resolvida ela irá encaminhar para a justiça esta dívida, se tornando assim uma cobrança de via judicial, tudo isso em casos onde não seja realizado acordo e quitação da pendência.
O que é a ação judicial de cobrança?
A ação judicial consiste em pedir um direito pelo qual um indivíduo julga merecer mediante alguma situação, e quem julga tudo isso é um juiz.
Ela é a última instância, ou seja, quando cobranças via telefone entre empresa e devedor, ou carta via empresa e devedor também são funcionou, aí é onde uma ação por cobrança entra em vigor.
A exemplo temos quando uma das pessoas processa a outra e pede a interferência do Estado.
Para um entendimento amplo e mais simples, um caso de pensão, onde a filha recebe 1.500 reais do pai, mas nos últimos três meses não recebeu, então o responsável em casos de menores de idade (mãe da criança) entra com uma ação judicial cobrando estes 3 meses de pensão atrasada.
O Poder Judiciário, que é nossa autoridade legal, é chamado para decidir quem merece ganhar aquela causa, e dependendo se o juiz der a causa ganha a filha, este pai terá que pagar todo este valor ou um bem dele vai ser retirado para fazer a quitação desta pendência.
Como funciona esta ação de cobrança?
Uma ação contra algum indivíduo de maneira geral, uma pessoa responsável chamado oficial de Justiça entra em contato com o intimado. O intimado irá receber um ofício para fins de para comparecer ao fórum com data e hora especificada – em dia exato que será resolvida a pendência e demais esclarecimentos sobre o caso da cobrança.
Em alguns casos se a pessoa devedora não quitar, pode ser retirados bens de seu nome para resolver esta pendência fiscal.
Como consultar uma ação de cobrança no seu CPF?
Para ter acesso a um relatório bem completo que mostra as de pendências em seu nome, você pode ir até o site do Serasa, lá pode ter acesso as possíveis ações de ordem judiciais em seu nome e cobranças. Para consultar siga este simples passo a passo:
- Acesse aqui serasa consumidor;
- Selecione “consultar dívidas”;
- Faça preenchimento correto dos dados de CPF e coloque sua senha;
- Para pessoas sem cadastro, via de regra, realize primeiramente seu cadastro e depois volte a repetir este passo a passo;
Lá dentro ainda você vai poder consultar o número de pendências em seu nome, verificar se está devendo algo. Em situações onde você possua alguma, você pode ver detalhes dela clicando na aba detalhes.
Ainda é possível resolver esta a situação com a empresa, entrando em acordo bem antes sem envolver a justiça no assunto. Este método é ótimo a fim de evitar complicações com a justiça e desenrolar mais complicado.
E evite sempre pendências fiscais e cobranças pagando suas dívidas em dia, ficando atento as contas e boletos, evitando multas e juros, afinal uma ação judicial pode sujar o nome.
Para ver ainda mais notícias desta semana, leia mais:
Aprenda como Ganhar Dinheiro com Facebook