Água é a substância primordial para manter o corpo humano vivo. Afinal, a maior parte da composição do organismo humano é dela. Desse modo não se pode passar um dia longe de uma boa quantidade da sua ingestão.
Porém, muito se ouve que o ideal é tomar dois litros de água por dia. Nos acostumamos a isso e muitos tem esse compromisso. Mas a conta não é exatamente essa. Pois é preciso seguir alguns critérios.
Como saber a quantidade de água que devo tomar?
A necessidade de água é comum a todos, mas a quantidade varia de acordo com:
- idade,
- gênero,
- profissão (atividade física),
- condições climáticas.
Esses são alguns exemplos de como pode variar a necessidade de água para cada pessoa.
A sede é um sinal de que o corpo precisa de hidratação. É como um aviso, para que outros problemas não ocorram em decorrência da falta de líquido.
Métodos para calcular quanto de água a pessoa deve tomar
Existem algumas recomendações sobre a quantidade de água que cada pessoa deve ingerir por dia.
Vamos mostrar dois, porém lembre-se que se trata de dicas para se adaptar melhor ao seu estilo de vida. Mas em caso de dúvidas procure sempre orientação do profissional da saúde.

Regra dos 8 copos
Baseada na fórmula do 8×8. Recomenda-se que a pessoa deve tomar 8 copos de 250 ml diariamente. Isso chegaria aos 2 litros, porém é uma conta genérica. Mas que para muitos funciona.
Pois se a pessoa faz uso dessa quantidade e está com o organismo em ordem. Ou seja, não tem alteração nos exames e vive bem, deve seguir assim.
A multiplicação por 0,033
Essa dica exige fazer uma conta simples. Ou seja, multiplique seu peso por 0,033. Assim, o resultado da conta será a quantidade de água que deve-se ingerir por dia.
Por exemplo: se a pessoa pesa 90 quilos, deverá tomar em torno de 2,97 litros de água diariamente.
Lembrando também que essa é mais uma possibilidade. Pois cada um deve desenvolver sua rotina de acordo com suas condições. Além disso, fazer de acordo com o ambiente em que está.
Hábitos alimentares
Muitos vão pensar que a água está somente lá na garrafa ou na talha. Pois saiba que os hábitos alimentares influenciam na quantidade de ingestão de água. Ora, há outras formas de ingerir líquidos, como através de frutas, sucos, chás e vegetais.
Assim, é importante adaptar-se ao seu estilo de vida e verificar suas reais necessidades. E em caso de sentir alguma coisa diferente, é melhor consultar o médico e desenvolver sua rotina a partir da recomendação dele.
A água é essência da vida
Manter o corpo hidratado é necessário. Não tomamos água porque é refrescante somente. Claro que isso é maravilhoso. Um copo bem cheio em meio ao calor é um prazer imensurável.
Porém, a desidratação pode fazer com que muitos problemas de saúde ocorram. Tanto na corrente sanguínea, quanto em órgãos vitais como os rins. Os relatos de dor em relação ao cálculo renal são desesperadores.
Assim, não se pode deixar de hidratar-se adequadamente. Tanto os atletas quanto os sedentários. Afinal é a maneira mais simples e barata de manter a boa saúde. Não se pode ter preguiça para essa ação fundamental para vida.
Saiba o que é água potável
A falta de água no organismo causa várias doenças
objetivamente o corpo hidratado pode portar diversas doenças ou situações adversas como: Fadiga, choque, perda de consciência, dor de cabeça, pele ressecada, tonturas, vertigens, queda da pressão, cálculo e infecção renal.
Por isso não se deve negligenciar a hidratação do corpo. Isso evita muita dor de cabeça, literalmente. Pois é um dos primeiros sintomas que a desidratação causa na pessoa.
Água e o princípio da vida
A água está ligada ao sentido da vida desde o início das civilizações. Tales de Mileto, o pai da filosofia entendeu que a vida tem origem nas águas. Pois ela compõe toda existência. Desde os seres mais simples aos mais complexos.
Estudiosos de outras áreas como a biologia também defendem que as primeiras formas de vida estavam nos mares e rios. Isso corrobora a importância dessa substância e como ela tem relação com a vida desde os primórdios.
Portanto, sem água não tem vida. Sem vida não tem história. Aprendemos na escola que a verdadeira é incolor, inodora e invisível. Além de tudo ela é discreta. Não faz questão de chamar a atenção, é nela que tudo começou.
Espiritualidade
A água é um símbolo muito importante para as religiões. Portanto, ela é sinal de vida na terra e no plano espiritual. São Francisco dizia que a água é casta, humilde e boa. Os orientais contemplam o movimento das águas como ressignificação da vida.
Para os indígenas brasileiros, os rios são modelos de perseverança a serem seguidos. Porque eles buscam o mar, seu objetivo sem olhar para trás e enfrentando todas as dificuldades existentes.
Na tradição judaio-cristã a água é que purifica o ser de todos os males e pecados. Ou seja, a transformação da pessoa passa pelas águas do batismo. Isso tem um significado profundo de transformação e busca do melhor.
Portanto é significativo todo o simbolismo que ela carrega e traz para toda a humanidade. Não há como negar a integração que se faz do líquido sagrado em todas as regiões com tudo o que é ser vivente e inanimado.
Água em risco
Precisamos estar atentos ao respeito com as fontes de água. Neste tempo em que a humanidade se encontra, preservar é fundamental. Inclusive para garantir que todos tenham acesso gratuito a esse bem natural.
É necessário pensar no futuro a longo prazo. Entender que as próximas gerações correm o risco de não terem mais essa fonte de vida. Por isso é importante celebrar o dia da água e conscientizar as novas gerações.
Aqui entendemos a importância da hidratação para a vida individual e como a comunidade está integrada em torno desse mineral tão precioso. Lembre-se da importância de se hidratar, encontre o melhor método. Se for o caso consulte o médico.
Agora que chegou até aqui, vá tomar seu copo de água.
Quer aprender mais, então leia: