Saiba como diagnosticar e prevenir os sintomas do Câncer de Pele. Estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostra que a doença corresponde a 30 % de todos os tumores registrados no Brasil.

Com a aproximação do verão, aumenta também a incidência dos raios solares e juntamente com os cuidados para se prevenir contra o câncer de pele. Imagem de Dirk (Beeki®) Schumacher por Pixabay

De acordo com o Ministério da Saúde é um tipo de câncer que é bastante frequente no Brasil e no mundo. Ele atinge pessoas com mais de 40 anos e costuma atingir pessoas que tiveram exposição excessiva ao sol. Existem dois tipos de câncer mais comum: O Melanoma e o não melanoma.

O que é o Melanoma?

Tem origem nas células produtoras de melanina, responsável por produzir a substância responsável por definir a cor da pele e possui maior incidência em adultos brancos.

Câncer do tipo não melanoma

É o tipo mais comum diagnosticado no Brasil. Representa a maior parte dos diagnósticos de tumores no Brasil, porque é bastante agressivo e pode provocar metástases em casos mais graves. Segundo a última edição do Atlas da Mortalidade do Câncer do ano de 2019, mostrou que naquele ano 2616 pessoas morreram com a doença no país.

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas de câncer de pele são:

  • Manchas que causam sangramento
  • Pintas ou sinais que mudam de tamanho
  • Feridas que não se cicatrizam por 4 semanas

Quais os fatores de risco para a doença?

  • Pessoas com pele clara
  • Pessoas com histórico de caso na família
  • Pessoas com doença de pele hereditária

Exposição prolongada ao sol

Como funciona o tratamento e prevenção?

Primeiramente a cirurgia é a forma mais indicada para se começar a tratar a doença, onde é feita a retirada da lesão. Porém, em casos no qual a doença se encontra em estágio inicial, pode ser feito o tratamento ambulatorial, isto é sem a necessidade de internação. Por outro lado, em casos mais complexos é recomendado além da cirurgia, o uso de tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

Ainda assim uma forma de se prevenir a doença é evitando exposição ao sol entre ás 10 da manhã ás 16 horas da tarde. Que são os horários que apresentam a maior incidência de raios ultravioleta. Caso não seja possível busque utilizar o protetor solar, ou ainda o uso de chapéus e guarda sóis.

Artigo anteriorTendências para Sobrancelhas; Confira as Principais para cada Período 
Próximo artigoConheça mais sobre o Sarcoma Ósseo, um tipo raro de cânce nos ossos
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui