A alimentação saudável sempre é um tema repleto de verdades e mitos. No entanto todas pessoas sabem o quanto ela fundamental para o bom funcionamento do organismo e suas funções (principalmente a longo prazo), afinal uma alimentação saudável pode ser capaz de evitar doenças e ainda auxiliar no melhor funcionamento dos órgãos e qualidade de vida das pessoas que seguem uma alimentação balanceada e equilibrada.

E a (OMS) Organização Mundial da Saúde, dita fatores que para que seja considerada uma dieta saudável. É fundamental a ingestão de frutas, verduras cereais, legumes, fibras e uma grande parte de ingredientes mais verdes e naturais.

Porém nem sempre uma alimentação saudável é aquela que você somente consome os alimentos mais ricos em vitaminas e mineiras, e para desvendar mitos e verdades. Acompanhe está matéria a seguir, e tire todas suas principais dúvidas a respeito de uma alimentação saudável, e oque especialistas dizem sobre o assunto!

Alimentação saudável. Imagem reprodução: Google

Alimentação saudável, entenda mitos e verdades

Alimentos que fazem mal, alimentos que fazem bem, entre o assunto de alimentação saudável sempre existem algumas ideias que são propagadas a respeito de alimentos “bons e os vilões”.

Para te esclarecer estas questões, criamos tópicos abaixo, explicando oque exatamente os especialistas dizem sobre alimentos polêmicos e mitos e verdades sobre alimentação. Entenda!

Mito: Cortar Glúten é benéfico para saúde

O glúten é uma proteína presente em farinhas, massas, bolos, no entanto é proibido estritamente aos portadores de intolerância ao glúten. De qualquer forma demais pessoas saudáveis podem consumir glúten sem prejuízos a saúde geral, garantem especialistas e nutrólogos, afinal se pode garantir uma alimentação saudável mesmo ingerindo doses diárias de alimentos que contém glúten.

Mas via de regra o conselho mais adequado é evitar consumos exagerados da proteína, que em casos isolados pode causar problemas como desconforto e inchaço abdominal.

Verdade: Cozinhar demais alimentos faz perder nutrientes

Uma das verdades sobre alimentação saudável é que os alimentos quando cozidos por um longo tempo perdem sim seus nutrientes, vitaminas e minerais mais importantes (principalmente se ficarem moles demais, e forem cozidos acima de 100 graus).

Portanto a dica fundamental é sempre utilizar a água que cozinhou os alimentos para fazer arroz por exemplo, assim é possível consumir o caldo dos vegetais e também os nutrientes presentes nos alimentos que foram cozidos.

Mito: Ovo faz mal à saúde

Milhares de vezes os ovos já foram “vilões” e até mocinhos da alimentação, antigamente se acreditava que eles aumentavam o colesterol, no entanto não passa de um grande mito, afinal os ovos fazem sim, muito bem a saúde e ajudam em uma alimentação saudável e equilibrada.

Afinal dentro de uma gema de ovo se encontra basicamente uma fonte completa de vitaminas importantes, minerais, proteínas e até biotina, elementos fundamentais para manutenção de uma boa saúde, ainda é recomendado consumir cerca de 3 a 4 ovos diariamente.

Verdade: Chocolate causa espinhas

DE maneira geral uma das verdades que mais parece um grande mio, é que infelizmente o chocolate pode sim causar espinhas em algumas pessoas, e nós vamos explicar o por que.

O chocolate é um alimento rico em gorduras e açúcar, e quando consumido “demais” ou até mesmo todos os dias, ele pode acabar inflamando o organismo contribuindo com o aparecimento de espinhas, cravos. Ele ainda pode aumentar a oleosidade da pele devido a inflamação que pode causar no organismo de algumas pessoas.

No entanto a dica principal é escolher alguns chocolates mais “saudáveis” 100% cacau ou meio-amargo.

Mito: Comer a cada 3 horas auxilia na perda de peso

Um grande mito confirmado por especialistas é que comer a cada 3 horas pode fazer perder peso ou até mesmo queimar calorias devido a aceleração do metabolismo, e isso não é verdade. No entanto comer de 3 em 3 horas pode ser benéfico para quem busca uma digestão melhor, assim como pessoas com problemas intestinais, assim como indivíduos que possuem doenças no estômago e não devem passar muitas horas em jejum, ou entre refeições.

Verdade: Leite faz mal à saúde

Sim o leite faz mal a saúde já que contém uma série de conservantes importantes, além de sua produção muitas vezes conter hormônios provenientes das próprias vacas, que dão origem ao próprio. Além do leite ser um alimento na qual muitas pessoas podem desenvolver intolerâncias, e adquirir inflamações posteriores ao consumo alto do alimento. Portanto a melhor opção é sempre optar por leites vegetais como de amêndoas, coco, aveia e outros tipos mais saudáveis.

Mito: Limão em jejum ajuda a emagrecer

Na verdade o limão em jejum pode ser ótimo aliado para ajudar a alcalinizar o sangue, no  entanto ele não é um potencial milagroso capaz de ajudar na perda de peso, quando é usado sozinho, aliás o limão em jejum pode ser auxiliar na perda de peso, somente se vier seguido de uma alimentação saudável e uma boa dieta para queima calórica.

Verdade: Existe uma quantidade segura de açúcar ideal para consumo diário

O açúcar já foi constatado como um vilão capaz de fazer bem mal ao organismo como um todo, afinal inflama o corpo.

Sendo que a Organização Mundial da Saúde, recomenda uma ingestão segura de açúcar diária, que deve ser de no máximo 10% das calorias diárias equivalente a 50 gramas. Sendo que ainda é indicado optar pelo açucares mais saudáveis como de coco ou demerara.

Em relação aos adoçantes, o uso das versões naturais como stevia estão indicados em casos de dietas de baixo teor calórico.

 Mito: Todas as gorduras fazem mal a saúde geral

Muita gente acredita que toda gordura é maléfica, porém as chamadas gorduras insaturadas (poli e mono) presentes em sementes como linhaça por exemplo, frutas como abacate e no azeite de oliva, óleo de coco, são ótimas fontes de vitaminas e perfeitas para trazer o equilíbrio e regulação dos processos do organismo, auxiliam ainda na digestão e são um macronutriente importante para a saúde humana e devem fazer parte de uma alimentação saudável.

Apenas tipos de gorduras saturadas e trans, presentes em carnes vermelhas, produtos processados que devem exigir cuidado no consumo, já que podem trazer prejuízos à saúde, no longo prazo.

Veja outros artigos relativos à saúde, e alimentação saudável:

7 sucos para combater a anemia: Receitas Caseira

Saúde: Veja como diminuir o apetite naturalmente

Benefícios da Vitamina B12 para a Saúde

Saúde: Dicas essenciais, fáceis e infalíveis para emagrecer

Artigo anteriorComo Consultar seu Score de Crédito no SERASA
Próximo artigoProdutividade no Trabalho: Massagem, meditação e saúde
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui