Alimentos sempre estão na pauta de todas as mídias todos os dias, Assim, muitos anúncios oferecem sempre a melhor alimentação, as dicas corretas  e o que há de moderno na nutrição. Mas, muitos dos alimentos que aparecem como saudáveis não são.

É preciso conversar e aprender sobre os alimentos porque é a partir deles que o corpo recebe o que precisa. Portanto, alimentar-se corretamente faz parte de uma rotina saudável. Já diziam os gregos antigos: a pessoa é o que come. 

Pensando nessa perspectiva, vamos conversar nesse artigo sobre alimentos que se disfarçam. E também falar sobre a melhor alimentação. Lembrando que este não é uma orientação profissional. Consulte sempre o médico e o nutricionista.

Alimentos para comprar

Alimentos supostamentes saudáveis

São muitos os alimentos no mercado que se vendem como naturais e saudáveis mas não são. Ou seja, qualquer produto industrializado ou processado tem alguma coisa que pode prejudicar a saúde.

Bem como aqueles que não fazem diferença nutricional nenhuma. Mesmo assim as pessoas pensam que estão comprando um bom produto. E muitos são bons, porém não para entregar o que prometem.

Saladas com molhos gordurosos faz parte desse grupo de alimentos

Salada é sempre um alimento de boa qualidade e saudável. Mas não pode ser acompanhada de gordura. Um molho pode ser até muito gostoso, Porém vai adicionar muita gordura ao seu prato.

Assim, não batize a sua salada com o que não é necessário. Um pouco de sal, talvez limão, já ajuda a melhorar o sabor. Caso use o molho, saiba que haverá um grande acréscimo em calorias e lipídios. 

Iogurtes adoçados

O Iogurte é um alimento processado que tem uma grande adição de açúcar. Portanto, ao escolher uma bebida láctea, pesquise bem antes e leia todas as indicações. Lembre-se que o excesso de glicose é prejudicial.

Faça sempre a opção pelo produto natural. Isso contribui muito mais para o equilíbrio da saúde. No caso de optar pelo adoçado, tenha em mente a quantidade de açúcar a mais que estará ingerindo.

Entenda o que é inseguraça alimentar

Barras de cereais

As barrinhas de cereais estão nas mochilas de muitas pessoas. Especialmente de quem está em dieta. Mas, apesar de ser uma opção com uma porção justa, eles têm gordura e açúcar.

Pessoas com diabetes devem passar longe. Porque tem o risco de elevar o nível de glicose ao pico. Caso esteja em regime, faça opção por uma alimentação balanceada e no horário necessário.

Smoothies de frutas

Smoothies de frutas são bebidas refrescantes e que são muito bem vindas no calor. Porém não significa que ela faz parte de uma dieta saudável. Ora, devido a quantidade de açúcar adicionada a torna imprópria para quem quer emagrecer.

Lembre-se de que as frutas já têm a sua carga de açúcar. Ao adicionar mais no suco, isso tornará dele uma bomba de glicose.  Portanto opte por sucos bem naturais ou mesmo por consumir diretamente a fruta.

Alimentos sem glúten

Muitas pessoas têm alergia a glúten e precisam optar por alimentos sem a sua presença. Outras pessoas já o eliminam por conta própria. Mas tome cuidado ao fazer a sua compra.

Pois pode acertar em uma coisa é errar em outra,

Entenda que o produto sem glúten não está livre de gorduras e açúcar. Portanto verifique essas quantidades. Porque muitas empresas exageram nessas substâncias para melhorar o gosto do alimento. Mas pode fazer mal.

Conheça os alimentos 

Ao comprar alimentos, vá além das letras grandes, ou seja leia atentamente cada detalhe do rótulo. Hoje as empresas têm por obrigação colocar tudo o que compõe o produto que ela vende.

Por isso, para saber o que está levando, veja todos os ingredientes. Bem como a quantidade por porção. Caso tenha dúvidas, mostre para o endocrinologista ou nutricionista para saber se você pode consumir aquele produto. Considerando seu estado de saúde.

Alimentos bons

Como fazer para consumir alimentos saudáveis?

Procure sempre alimentos mais frescos como verduras e frutas. Valorize os grãos, as farinhas integrais e as castanhas. Quanto a carne leve sempre as mais magras. De preferência peixes e frangos.

Passe longe dos alimentos processados. Todos eles tem alguma adição de conservantes. Além de muita gordura trans, sem contar o açúcar que já falamos muito neste texto. Evite ao máximo os que levam substâncias químicas.

Faça uma programação semanal para suas refeições, de acordo com seu ritmo de vida. Procure adequar os melhores horários.E jamais fique sem se alimentar. A primeira coisa para ter saúde é estar com o organismo abastecido.

Beba água na medida certa para seu corpo, Não deixe o seu organismo desidratado. Isso evita muitas doenças e promove o bom funcionamento dos órgãos. Além disso, não coma depressa. Deguste os alimentos e saboreie inclusive o momento da mesa.

Faça exames anuais para saber se precisa alterar alguma coisa na alimentação. Se necessário consulte um nutricionista. Ou o especialista que poderá melhor ajudar no controle da saúde.

Alimentos na medida certa

Cada pessoa tem reações diferentes aos alimentos. Por isso uma dieta que dá certo para alguém, não funciona para outro. Isso significa que cada um tem que aprender como funciona seu organismo e buscar a alimentação adequada,

Alimentar bem não exige muita coisa, e nem fica muito caro como se imagina. Pois muitas vezes, os melhores alimentos são os que ficam mais em conta. E tratar as doenças fica muito mais caro.

O equilíbrio é essencial, portanto não precisa ficar sem comer comidas gostosas, que tenham açúcar ou gordura. Mas, é necessário fazer isso na quantidade certa. Outra coisa é não acreditar em alimentos que prometem milagres. 

A mesa além dos alimentos

Vimos a importância de conhecer os alimentos e de como é fundamental manter uma alimentação equilibrada. Mas, outra coisa que passa despercebido é o momento da mesa. Aproveite este tempo de encontro,

É hora de trocar ideias, falar amenidades, saber mais do outro. É um momento importante para exercer a comensalidade. Seja onde for, tanto se o almoço for em casa ou no trabalho, sempre há uma oportunidade.

Alimente-se bem e tenha uma vida feliz. Pois saiba o que você come para saber quem você é. 

Leia sobre  como aprimorar sua vida financeira em:

Investimento: Aproveite o aumento da Selic

Artigo anterior10 Dicas para você lavar o seu carro e ainda economizar uma graninha
Próximo artigoFalta de segurança nas escolas: o que fazer para evitar atentados?
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui