Devemos comer alimentos ricos em proteínas para nos mantermos saudáveis. A proteína é uma parte importante de qualquer dieta equilibrada, repara o tecido desgastado e fortalece o corpo, mantendo o bom funcionamento dos sistemas do corpo.

Mas o que acontece quando os alimentos ricos em proteínas ao nosso redor também têm muito mais gordura e calorias do que precisamos? Isso significa que temos que fazer escolhas.

Aqui estão alguns alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gordura para uma dieta saudável.

Alimentos ricos em proteínas (foto reprodução/imagem/google)
Alimentos ricos em proteínas (foto reprodução/imagem/google)

Iogurte Simples (iogurte grego)

Ao contrário do iogurte natural, o iogurte natural ou grego é feito removendo o soro líquido durante o processamento. Isso produz iogurte que é muito mais rico em proteínas, tem menos gordura e é mais cremoso. Se você estiver procurando por produtos com alto teor de proteína e baixo teor de gordura, esta é uma boa escolha.

É justo dizer que 170 gramas de iogurte grego contém cerca de 20 gramas de proteína. Você pode beber uma bebida de iogurte grego junto com um lanche de baixa caloria, como queijo ou ovos. A boa notícia é que você pode até considerá-lo um lanche para a noite devido ao triptofano contido nele, pois o triptofano ajuda a melhorar a qualidade do seu sono.

Aves de Carne Branca

A carne branca não é apenas saborosa, mas também contém uma quantidade notável de proteínas essenciais. Em média, 100 gramas de peru cozido ou assado contém aproximadamente 30 gramas de proteína – isso mesmo![2]

A maior parte do teor de proteína na carne branca está concentrada em torno dos peitos e asas. Isso significa que os peitos de frango ou peru contêm menos gordura do que as outras partes, como as pernas, coxas, etc.

Até a pele das aves contém mais gordura do que os peitos! Para um alimento com alto teor de proteína e baixo teor de gordura, você pode comer carne de aves sem pele.

Claras de Ovos

Mais da metade do teor de proteína dos ovos regulares está presente nesses ovos, assim como a clara do ovo. Concordo, a gema tem uma lista de outros ótimos nutrientes como o colesterol, mas também é rica em gordura e calorias.

Se você quiser fazer uma refeição com baixo teor de gordura, mas rica em proteínas, recomendamos que você coma apenas claras de ovo. A clara de ovo contém mais proteína e menos gordura do que a gema.

Como o iogurte, eles também podem ser uma ótima opção de lanche noturno, pois seu teor de proteína pode melhorar a qualidade do sono.

Leite

O leite contém uma variedade de nutrientes na proporção certa e é uma ótima escolha se você estiver procurando alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gordura. Alguns dos nutrientes do leite são cálcio, fósforo e vitamina B12.

O leite com baixo teor de gordura pode ser obtido como leite desnatado ou seco. Tem um gosto bom e é bom para você. O cálcio é ótimo para os ossos, assim como os outros nutrientes que o leite contém.

Observe, no entanto, que o leite pode não ser uma escolha tão boa para você se você sofre de intolerância à lactose, pois pode desencadear diarréia e gases.

Atum

O atum é uma refeição proteica saudável, a qualquer hora, em qualquer dia. É um peixe encontrado em água salgada. Sua carne produz alta proteína e pouca gordura e calorias. Também produz vitaminas e alguns outros ótimos nutrientes, como ácidos graxos ômega-3, que atuam como antioxidantes.

O atum pode ser cozido e comido quente ou combinado com uma variedade de vegetais e – para algumas pessoas – até queijo. Tem um gosto bom e é ótimo para você, mesmo como um lanche tarde da noite. No entanto, comer atum frito não é tão bom porque o óleo contém muitas calorias.

Camarão

Os camarões são ótimos frutos do mar. Parecem lagostins, mas são um pouco maiores. Uma ótima escolha para uma dieta com baixo teor de gordura e alta proteína, os camarões contêm alto teor de outros nutrientes, como selênio e riboflavina. Como a maioria dos ácidos graxos, contém ácidos graxos ômega-3.

As calorias do camarão são tão baixas que cerca de 3 onças de camarão contém cerca de 20 gramas de proteína, mas apenas 84 calorias.

Algumas pessoas apresentam reações alérgicas depois de ingerir frutos do mar. Isso se deve a alergias subjacentes, uma situação em que o corpo considera alguns compostos em frutos do mar como antígenos e tenta combatê-los. Se você apresentar reações alérgicas depois de comer frutos do mar, convém abster-se de tomá-los.

Búfalo

Bison, conhecido por alguns como Buffalo, é considerado mais saudável e relativamente livre de gordura em comparação com a carne bovina. Acredita-se que a carne bovina tenha quase o dobro de gordura por onça do que o bisão.

Bison contém muitos outros nutrientes e mais do que carne bovina. Ele também contém ácidos graxos ômega-3 e ALA.

Sim, bisão não é carne vermelha e carne vermelha não é recomendada. Mas em comparação com a carne bovina, é considerada uma carne mais magra e um alimento rico em proteínas e com baixo teor de gordura.

Queijo cottage com baixo teor de gordura

O queijo cottage é um alimento rico em proteínas. Melhor ainda, é pobre em gordura e calorias. É delicioso e as crianças adoram.

O queijo contém cálcio, que é bom para desenvolver ossos e dentes fortes. A maioria dos fabricantes até adiciona vitamina D, que ajuda seu corpo a absorver e usar seu cálcio e é ótimo para suas glândulas paratireoides.

O queijo cottage pode ser temperado a gosto. Emparelhado com outras bebidas com baixo teor de gordura, é um ótimo lanche tarde da noite. Queijo e iogurte grego são ótimos para dormir!

Peixe de carne branca

Peixes de carne branca são refeições com alto teor de proteínas e contêm muito pouca gordura. 100 gramas de peixe de carne branca simplesmente cozido devem conter cerca de 25 gramas de proteína e cerca de 120 calorias.[6]

O peixe de carne branca contém ácidos graxos anti-inflamatórios, como ALA e ácidos graxos ômega-3. Eles incluem peixe tilápia, Pollock, linguado, arinca, etc.

Se você mora em uma área ribeirinha, pode ser fácil obter peixes de carne branca, pois eles provavelmente são vendidos em mercados de praia. Mas se você não fizer isso, você pode comprar peixe de carne branca em mercados e lojas. Você os pegaria como comida congelada.

Legumes

As leguminosas são um grupo de plantas da família Fabaceae. Um subgrupo de leguminosas chamado leguminosas é uma ótima fonte de proteína e fibra, mas contém baixo teor de gordura e calorias. As leguminosas incluem feijões, ervilhas e lentilhas. Acredita-se que 100 gramas de leguminosas tenham em média 8 gramas de proteína e uma baixa porcentagem de calorias em comparação com outros alimentos.

As fibras contidas nas leguminosas e uma variedade de outros alimentos são conhecidas por terem um efeito na redução da pressão arterial e podem ajudar a desmaiar melhor. As fibras também ajudam nas funções digestivas e na defecação. As leguminosas também podem ser consideradas uma refeição saudável à noite.

Tofu

O tofu é feito de soja e é um constituinte da maioria das refeições vegetarianas. Produz um alto teor de proteína, e a proteína à base de plantas é rica em aminoácidos essenciais.

O tofu também contém isoflavonas. Esses antioxidantes, isoflavonas, são ótimos para ajudar contra doenças cardíacas, diabetes, câncer e distúrbios do sistema imunológico.

Os vegetarianos podem substituir a carne por tofu. Tem até aquela textura fibrosa que a carne dá. Então sim, é um ótimo substituto! O tofu também é uma ótima fonte de vitaminas, assim como outros produtos vegetais.

Fígado

O fígado é um dos alimentos mais nutritivos que existe. A variedade de nutrientes que contém é vasta. Contém folato, que é uma vitamina B e é necessária para produzir glóbulos vermelhos e brancos no corpo.

O fígado contém vitamina B, também conhecida como riboflavina, que é essencial para promover as funções normais do corpo, bem como ferro, que é um dos principais constituintes da hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Ele também contém cobre, que é essencial para a função da tireóide.

Embora o fígado contenha alguma quantidade de colesterol e altas calorias, seu alto teor de proteínas e nutrientes compensa isso.

Goiaba

A goiaba produz muita proteína e fibras. Ainda assim, tem poucas calorias e, portanto, seria uma ótima escolha para uma dieta com baixo teor de gordura e alta proteína. Ele também contém quase três vezes o número de vitaminas contidas em cinco laranjas médias.

A goiaba tem um gosto bom e pode servir a uma variedade de funções. Pode ser misturado em um smoothie e tomado junto com queijo, ou você pode simplesmente comê-lo do jeito que está.

Resumo

Refeições com baixo teor de gordura e alta proteína são ótimas terapias para perda de peso. A gordura é conhecida por causar problemas de saúde quando ingerida em excesso. Pode causar gordura na barriga, ganho de peso e até problemas cardíacos. É por isso que somos aconselhados a manter as refeições com baixo teor de gordura.

Os alimentos proteicos, na maioria das vezes, são ótimas refeições com baixo teor de gordura, fornecendo um alto teor de proteínas e ao mesmo tempo um baixo teor de ácidos graxos e colesterol.

Ao escolher alimentos de baixa caloria e alta proteína, peixes, aves brancas, etc, são uma ótima escolha. Lembre-se de comer sempre de forma saudável.

Artigo anteriorSinais de que seu ex é realmente mais feliz sem você
Próximo artigoMindset: Como Ter uma Mentalidade de Crescimento
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui