Apneia do sono: O que acontece com quem tem essa síndrome?

O que é apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio que causa a interrupção da respiração enquanto estamos dormindo. A partir desse acontecimento, ocorre o colabamento das paredes da faringe.

É comum quem sofre de apneia roncar de maneira intensa, porém em momentos de crises isso não acontece. A pessoa para de roncar em virtude do bloqueio da passagem de ar pela faringe.

Esse distúrbio trata-se de uma doença crônica e requer tratamento .Caso o tratamento seja negligenciado pode acarretar grandes problemas.

Uma vez que o indivíduo não tem qualidade de sono, quando acorda a sensação é como se não tivesse dormido.

Tipos de apneia do sono?

Existem três tipos de apneia do sono: a apneia obstrutiva do sono, a apneia do sono central e a apneia mista. Veja cada uma delas:

Obstrutiva do Sono: Neste tipo de apneia a pessoa sente dificuldade de respirar em virtude de obstruções e bloqueios em suas vias aéreas.

Isso pode acontecer devido à posição de dormir ou pelo fato das vias aéreas serem estreitas. Pessoas com excesso de peso sentem mais essa dificuldade para respirar durante o sono e da posição que está dormindo.

Central: Essa apneia é causada por mudanças no cérebro que afetam o sistema nervoso central. Consequentemente afeta a respiração, uma vez que o sistema nervoso é responsável por essa função.

Pessoas que tiveram AVCs ou tumores cerebrais, em decorrência disso podem ter perdido o controle de fazer a regulação da respiração durante o sono.

 Mista: É caracterizada pela mistura da apneia obstrutiva do sono e apneia central. Também pode ocorrer devido a intercorrências no sistema nervoso central.

Quais são as causas da apneia do sono?

Ela é causada pela obstrução das vias aéreas uma vez que acontece uma mudança no sistema nervoso central. Decorrente disso, afeta a qualidade da respiração.

Vale destacar que a apneia do sono tem outras causas como:

  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Idade
  • Alcoolismo
  • Sedentarismo

Sintomas

Os sintomas ajudam a identificar que algo está errado. A partir da identificação dos sintomas, se faz necessário a busca de um profissional. 

Somente assim é possível ter um diagnóstico e verificar se tem ou não a apneia do sono. 

Esse diagnóstico é muito importante pois muitas vezes a apneia é decorrente de outras doenças ou até mesmo por hábitos que não são saudáveis.

Quem tem apneia do sono muitas vezes não percebe, entretanto o corpo dá sinais que são importantes serem levados em conta como:

  • Roncar intensamente durante a noite
  • Acordar com a boca seca
  • Após acordar se sentir ofegante ou com sensação de engasgo
  • Após acordar, ter a sensação de não ter descansado o suficiente
  • Sonolência excessiva durante o dia
  • Dor de cabeça matinal
  • Irritabilidade
  • Dificuldade de concentração

Tratamento

Antes de iniciar o tratamento, o profissional irá identificar qual é o tipo de apneia e a gravidade de cada caso.

Normalmente o profissional que conduz o tratamento é o pneumologista. A partir do diagnóstico ele irá acompanhar o paciente e irá avaliar a qualidade do sono.

É muito comum o tratamento ser iniciado com o uso de um CAP. 

CAP é um aparelho que é ligado durante a noite e que auxilia na respiração do paciente enquanto ele dorme.

No caso de diagnóstico de apneia obstrutiva, pode haver necessidade de intervenção cirúrgica. 

Essas intervenções ajudam o paciente a manter as vias aéreas abertas para que consiga respirar melhor e assim voltar a ter a qualidade de sono.

Por isso, se faz necessário além do tratamento a conscientização do paciente e a mudança no estilo de vida. Perder peso, parar de fumar ou beber bebidas alcoólicas antes de dormir já ajudará a evitar as crises de apneia.

Consequências da apneia do sono?

São várias as consequências da apneia do sono e conforme a gravidade da doença ela impacta ainda mais na vida não só do portador, mas da família toda.

É um desafio para quem convive com pessoas que sofrem de apneia. Durante a noite o ronco que o portador reproduz é alto e intenso.

Sendo assim, dificultando uma noite de descanso onde todos possam repousar. Uma das consequências da privação do sono é a irritabilidade.

Quando as pessoas sofrem com a irritabilidade isso tende a impactar de maneira negativa as relações. Entretanto é necessário a empatia com quem está sofrendo com a apneia do sono.

Uma vez que ninguém deseja estar doente, quando todos se colocam no lugar do outro tudo flui melhor. Pois, diante disso todos se ajudam e isso é importantíssimo para a fase de tratamento.

Mudança de hábito

Apneia do sono: O que acontece com quem tem essa síndrome?

Toda a mudança que contribui para o melhor vale a pena. Uma vez que a mudança de hábitos alimentares e comportamentais ajudam na prevenção não só da apneia mas de várias doenças, é válido repensar sobre algumas coisas.

Nem sempre os prazeres imediatos decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, do cigarro, dentre outros, compensa o malefício à saúde e ao bem-estar.

Reveja a sua vida e cuide de sua saúde. Viver uma vida plena e feliz requer muitas vezes o esforço de abrirmos mão de algumas coisas que na maioria das vezes gostamos.

Artigo anteriorGranola: um alimento completo e cheio de benefícios para a saúde
Próximo artigoConheça produtos e dicas para fazer o skincare da pele oleosa
Redatora Web e pós graduada em Coaching pela USCS. Suas criações provém da intuição e da ousadia de alguém que quer mudar o seu redor e conseguinte o mundo através das palavras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui