Arquétipo é uma forma de denominar certos comportamentos humanos. Ou seja, a Psicologia usa dessa métrica para compreender a diversidade comportamental das pessoas. Desse modo aprimorar o estudo do lugar social dos indivíduos.

São diferentes tipos de pessoas que são identificadas neste estudo. Pois tratam de personagens com características específicas. Porém todas elas são parte da composição da personalidade do ser humano.

Mesmo tendo ganhado destaque nos últimos tempos. Este conceito já existe desde o século passado. Inclusive foi desenvolvido por um dos maiores psicanalistas da história. Isto é, o discípulo de Freud, Carl Jung.

Arquétipo por Carl Jung

Para ele, o arquétipo faz parte de um conjunto de heranças psicológicas. Inclusive reúne características que passam por diversas gerações. Elas se afloram de acordo com a necessidade de lidar com problemas do dia-a-dia.

Para desenvolver seu estudo, Jung usou situações reveladas na mitologia, literatura clássica e principalmente relatos de sonhos. Complementando as imagens, ele associou os comportamentos a determinados animais.

Arquétipo da personalidade

Conheça o arquétipo a partir das suas 12  categorias

Para melhor classificar o arquétipo, Jung os separou em 12 categorias. Cada uma delas se baseia na origem do comportamento individual. Ou seja, emoções que motivam as ações de cada um.   

É preciso entender que uma pessoa pode se manifestar em diferentes arquétipos. Portanto, não significa que existe somente um para cada indivíduo. O mais importante no estudo é a possibilidade de identificar o melhor em cada ser humano.

Os 12 tipos de arquétipo são os seguintes:

Sábio

Identifica a pessoa voltada para a reflexão, o estudo. Além disso, a busca da introspecção. Esse indivíduo consegue avaliar bem as coisas antes de agir. Suas atitudes não estão no impulso. Tende a ser equilibrado.

Mago

É aquele que sempre está a procura de coisas que mudem o mundo.  Ele não se contenta com a estagnação. Além disso, mantém sempre acesa a crença na transformação das coisas. É um ser sempre em renovação.

Explorador

É um ser para a liberdade. Quer sempre novas experiências em sua vida. Pode dizer que é uma pessoa inquieta. Jamais admita rotina em seu cotidiano. Este nome está relacionado ao sentido bom da palavra. Ou seja, ele explora coisas diferentes todos os dias.

Criador

É o artista,  ou seja, trata-se do arquétipo que inventa, cria> Portanto muda os padrões. Sempre em busca de facilitar a vida das pessoas. Ele interage constantemente com a  imaginação, por isso dá vida ao que está nela.

Herói

É uma imagem feita a partir da mitologia. Bem como das histórias representadas nos livros, quadrinhos e filmes. É uma pessoa destemida, não mede esforços para defender os que estão próximos. Está sempre em busca do bem.

Rebelde

A ele não cabe regras. Ou seja, ele tem as suas próprias. Sua personalidade não se prende a padrões pré-estabelecidos. Seu lema em relação às normas é que elas existem para serem burladas.

Amante

Valoriza a profundidade das relações. É um tipo de pessoa que busca a reciprocidade, isto é, exercitar a capacidade de transmitir amor, porém tem muita necessidade de ser amado.  

Tolo

Não significa que se trata de um arquétipo bobo. Na verdade, é um indivíduo sempre disposto à felicidade. Sua preocupação é se divertir sempre. Ao mesmo tempo gosta de fazer a alegria das pessoas.

Cuidador

Destaca-se pelo instinto protetor. Ele tem por prioridade cuidar dos outros. É o arquétipo do indivíduo que está bem, somente se quem está ao seu lado também está. Sempre presente e disposto a fazer algo por quem está perto.

Homem comum

É o arquétipo padrão. Está sempre de acordo com as regras da sociedade. Nunca vai infringir algo que esteja fora da lei. Sua prioridade é sempre a comunidade, deixando sua individualidade em segundo plano.

Inocente

É o tipo de pessoa que consegue ver o lado bom das coisas. Mesmo quando existe um problema ele busca a positividade. Muitas vezes revela um comportamento que beira a ingenuidade. Além disso, é muito espontâneo.

Governante

Sabe ser o líder. É muito capaz de se colocar à frente diante de situações que exijam uma liderança positiva. Porém, pode passar do limite às vezes. Desse modo torna-se um sujeito autoritário e perde as pessoas.

Entenda como dominar o arquétipo 

Destrinchando o conceito de arquétipo

Os arquétipos compreendem a elaboração de um conjunto de vivências.  Para Jung, eles são muito mais que aspectos da personalidade. Inclusive que vem de experiências dos próprios antepassados.  

Isso significa que, assim como a aparência física. Os traços da personalidade são transmitidos pelos parentes. Isso pode ter fundamento genético ou mesmo por parte da convivência.

O exemplo que o psicanalista mais usa é o da referência materna. Ou seja, toda mãe exerce influência sobre a personalidade do filho. Desse modo, a conveniência e os ensinamentos traçam o arquétipo daquele indivíduo.

Qual é o seu arquétipo?

Você já parou para pensar no motivo de agir dessa ou daquela forma diante de determinadas situações? Já foi capaz de perceber alguma característica em sua personalidade que possa fazer entender qual é seu arquétipo?

Ao entender a origem e os principais aspectos da personalidade a pessoa toma maior consciência de si. Dessa forma se impõe melhor diante de decisões que devem ser tomadas.

Outro fator é que ao conhecer os arquétipos que conduz sua personalidade. É possível, ir ao encontro com as próprias origens. Assim, pode-se conhecer como foram os antepassados e isso reflete em sua história hoje. 

Em busca do domínio de si

Ao compreender a força do arquétipo a pessoa desponta para o sucesso e realização de seus sonhos. Ou seja, ninguém vai pilotar um avião antes de fazer um curso. Da mesma forma, é preciso aprender mais sobre a personalidade.

Ao conhecer sobre o seu arquétipo, o potencial aumenta para crescer. Isso significa que, por exemplo, se for criador, invista em coisas fora do padrão. Faça coisas novas. Não perca tempo. 

Bem como os demais, passe a agir de acordo com o direcionamento de sua personalidade. Isso deixou o indicador confortável para acontecer no mundo. Portanto, seja o melhor de si mesmo!

Leia e aprenda sobre:

Água: Você sabe quantos litros se deve tomar por dia?

Artigo anteriorVocê sabe o que é seguro para pet? Descubra o que é e como funciona
Próximo artigoConheça os estilos de barbas que estão em alta
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui