Verificações de contas, demonstrações contábeis, averiguação de notas e documentos, análises de objetivos e fundamentos da instituição estão sendo cumpridos no longo prazo são algumas das importantes funções de uma auditoria externa.

Para entender ainda mais sobre quando sua empresa deve fazer essa averiguação aprofundada e criteriosa, selecionados dicas de mestres no assunto. Veja!

O que é uma Auditoria Externa

A auditoria externa nada mais é do que uma atividade que realiza um check-up nas contas e demonstrativos contábeis de uma instituição ou empresa, e seu objetivo é identificar falhas e problemas.

Todos os países possuem normas contáveis e esses procedimentos de auditoria externa são técnicos e visam as análises segundo esses termos impostos por cada país. A seguir veja em detalhes tudo sobre auditoria externa:

Oque faz uma auditoria externa

A auditoria externa tem como principal objetivo e finalidade avaliar a integridade das contas e tributos desta companhia.

Com uma auditoria é possível avaliar erros mais precisamente, problemas de ordem contábil, fraudes e todos problemas de ordem financeira de uma empresa que possam trazer dores de cabeça se não forem corrigidos a tempo.

Quais objetivos e vantagens

Como se trata de uma empresa, os dados de uma auditoria são de extrema importância já que são referentes a integridade desta instituição, indicando que as práticas do setor contábil seguem boas práticas, por exemplo.

Comprovando ainda os registros de contabilidade da empresa e sua veracidade, oque passa a credibilidade desta instituição para outras. Veja ainda mais vantagens das auditorias externas:

  • Comprova exatidão de registros de contabilidade;
  • Colaboração com a governança coorporativa;
  • Eleva confiança de público;

A qualificação dessas informações feitas por uma auditoria externa ainda é de extrema importância para controles internos também, já que as informações qualificadas podem estimular ainda o desenvolvimento mais estratégico dos negócios desta instituição.

A validação de investidores e pessoas interessadas em seu negócio aumentam já que as informações da auditoria externa são claras e trazem solidez ao projeto no longo prazo.

Quem executa esse trabalho

Este trabalho é executado por um auditor independente que não tem vínculos com a instituição, e geralmente esses profissionais trazem números de ordem muito reais a respeito da situação da empresa, já que auditores independentes costumam ser desvinculados das instituições que realizam as auditorias.

Quando uma empresa deve utilizar este tipo de auditoria

Ela deve ser feita de forma regular, ou seja, a cada 6 meses pois visam garantir a “saúde de seu negócio no médio e longo prazo”.

Afinal cuidar das contas e de todos trâmites de uma empresa são estratégias essenciais para avaliar pontos importantes, corrigir falhas e problemas nas contas, a fim de evitar problemas futuros que passem despercebidos.

Portanto mesmo que sua empresa esteja em perfeitas condições hoje, não dispense realizar auditorias externas em curtos intervalos de tempo.

Como é feita uma auditoria externa

O processo começa quando um auditor independente é contratado para analisar a empresa, tendo acesso ao controle interno dessa instituição e analisando criteriosamente, o tipo de negócio e as atividades ali exercidas.

Na prática o auditor usa os conhecimentos contábeis que devem ser aplicados para essa situação e empresa específica, fazendo ainda analise de vários pontos importantes, localizando riscos, falhas e as correções que devem ser executadas.

A amostra das operações da empresa, também se tornam fundamentais para o auditor externo, afinal só ele poderá identificar erros e aplicar as estratégias de correção. No fim é repassado o relatório de toda essa auditoria e lá entra em cheque todas operações realizadas e se elas estão dentro das normas contábeis vigentes no país.

Considerações finais:

Agora que você já sabe todos os passos para contratar uma auditoria para a sua empresa, ficou mais fácil entender a importância de realiza-la de tempos em tempos para detectar possíveis problemas no seu negócio.

Portanto fique atento a essas dicas e tenha um cuidado redobrado com as contas e demais tramites e não esqueça de contratar um profissional confiável, desvinculado de sua instituição para realizar o procedimento no seu negócio!

Artigo anteriorAposentado que Trabalha: Quais são os meus Direitos → AQUI
Próximo artigoQuais as Vantagens Exclusivas do Cartão de Crédito Atacadão → AQUI
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui