Aumentar a imunidade: saiba como isso é possível!
Imagem: Pexels

Como aumentar a imunidade?

Aumentar a imunidade é uma excelente forma de potencializar sua saúde mental e física. Além disso, ela está diretamente ligada à prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida.

A princípio, a chegada das estações mais frias podem ser sinônimo de sofrimento para algumas pessoas. Isso porque, nesse período, é onde surgem os casos de gripes e crises alérgicas, como a rinite.

Portanto, é de extrema importância que a gente fortaleça nosso sistema imunológico. Entretanto, como fazer para aumentar a imunidade? Acredite, com hábitos simples e o consumo de determinados alimentos, é possível atingir essa meta.

Ok, mas o que vem a ser o sistema imunológico? A princípio, ele é um conjunto de células, proteínas, tecidos e órgãos que defendem nosso corpo de agentes externos. Por exemplo, vírus e bactérias.

Contudo, se ele não for bem cuidado, a nossa imunidade baixa e até um simples banho de chuva é capaz de nos derrubar. Então, para prevenir essas situações, podemos fazer uso de alguns alimentos e também mudar algumas práticas em nossa rotina.

Por isso, nosso conteúdo de hoje vai ensinar a como aumentar a imunidade e como o consumo de alguns alimentos pode te ajudar nessa tarefa! Acompanhe:

Aumentar a imunidade: saiba como isso é possível!
Imagem: Pexels

Como saber se minha imunidade está baixa?

A princípio, nosso corpo envia diversos sinais quando está com a imunidade baixa. Desse modo, para saber se estamos, ou não, precisando aumentar a imunidade, basta prestar atenção ao seu corpo.

Por exemplo, se começarem a surgir infecções, febres e calafrios, cansaço frequente, náuseas, diarréia e vômito, dores de cabeça, dores pelo corpo… Tudo isso é fruto de um sistema imunológico fraco.

Portanto, é importante se atentar aos sinais e procurar o médico caso os sintomas se agravem muito.

Por que é importante aumentar a imunidade

Antes de mais nada, é válido destacar por que é tão importante aumentar a imunidade. Há três anos, o mundo testemunhava a chegada de uma pandemia que, infelizmente, trouxe muitas consequências.

Contudo, ela também nos trouxe alguns ensinamentos. Por exemplo, sobre como é importante aumentar a imunidade!

De acordo com estudos feitos pela Organização Pan-Americana de Saúde, indivíduos com maiores índices de imunidade quase não apresentaram sintomas da covid-19.

Ou seja, fortalecer nosso organismo pode ajudar a combater e prevenir diversas doenças. Além disso, também fortalece nossa saúde mental.

Portanto, é imprescindível que a gente tenha um cuidado maior com o que comemos e fazemos. Já que determinados hábitos geram impactos diretos no sistema imunológico.

Porém, como fazer isso? Pensando nisso, separamos algumas dicas de hábitos que você precisa adotar hoje para aumentar a imunidade. Confira a seguir:

1. Consuma mais vitaminas naturais

A princípio, as vitaminas exercem um papel muito importante em nosso organismo. Por isso, dê preferência para consumir elas in natura. Ou seja, através de frutas!

Por exemplo, abacaxi, kiwi, limão e acerola são ótimas fontes de vitamina C. Em relação aos vegetais, os verdes escuros são ricos em vitamina E. Por fim, o Ômega 3 é encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão. 

2. Aumentar a imunidade com especiarias naturais

De antemão, existem diversos temperos naturais que são excelentes para aumentar a imunidade. Por exemplo, a cúrcuma ou açafrão da terra possui ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana.

Enquanto isso, o gengibre pode ser usado para eliminar bactérias nocivas ao organismo, além de aumentar as defesas do corpo.

Aumentar a imunidade: saiba como isso é possível!
Imagem: Pexels

3. Tome banhos de sol diários

Você já deve estar cansado de saber que o sol é uma grande fonte de vitamina D. Portanto, é indicado tomar um pouco de sol todos os dias, sem protetor solar.

Entretanto, evite se expor ao sol após as 10h da manhã e antes das 16h da tarde. Isso porque, nesse período, a incidência dos raios solares pode ser prejudicial para nossa pele.

4. Beba mais água para aumentar a imunidade

Atualmente, muitos dos problemas diários, como dores de cabeça e desconcentração, podem ser facilmente prevenidos com a dose correta de água no corpo.

A princípio, é indicado ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia para o bom funcionamento do organismo. E, consequentemente, aumentar a imunidade.

5. Faça exercícios físicos regularmente

Primeiramente, movimentar o corpo é uma ótima forma de proteger o sistema imunológico. Além disso, também contribui para aliviar o estresse e reduzir os níveis de colesterol.

Nesse sentido, tarefas domésticas podem ser um excelente aliado. Apesar de não substituírem a academia, elas nos mantêm em movimento.

Além disso, caso não goste da academia, você pode fazer caminhadas diárias, andar de bicicleta, dançar, entre outras atividades.

Aumentar a imunidade: saiba como isso é possível!
Imagem: Pexels

6. Cuide do seu sono

De acordo com especialistas, o indicado é dormir entre 8 a 10 horas por dia. Nesse sentido, boas noites de sono são fundamentais para aumentar a imunidade dos seres humanos.

Além disso, evite o uso de telas na cama. De preferência, se afaste da televisão e celular 30 minutos antes de dormir.

7. Evite o consumo de industrializados para aumentar a imunidade

Infelizmente, muitas pessoas comem diariamente altas doses de alimentos industrializados. Porém, se você deseja aumentar a imunidade, é importante evitar ou reduzir esses alimentos em sua rotina.

Nesse sentido, seu consumo diário pode provocar infecções no organismo e baixar a imunidade do corpo.

8. Evite álcool e cigarro

Apesar de óbvio, é importante frisar que o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco são extremamente prejudiciais à nossa saúde.

Então, se você deseja mais qualidade de vida e saúde, fique bem longe desses dois produtos.

Agora que você já sabe algumas dicas poderosas para aumentar a imunidade, vamos falar sobre alguns alimentos que podem te auxiliar neste processo! Como dito, determinados alimentos têm o poder de melhorar o funcionamento do nosso organismo.

8 alimentos para aumentar a imunidade

Se você deseja aumentar a imunidade do seu corpo, além de bons hábitos, é importante incluir alguns alimentos em seu cardápio.

Por isso, hoje selecionamos 8 ótimos alimentos para aumentar a imunidade e transformar seu corpo e saúde.

Confira a seguir:

1 – Fontes de Vitamina C

  • – Laranja
  • – Limão
  • – Tangerina
  • – Abacaxi
  • – Acerola.
Aumentar a imunidade: saiba como isso é possível!
Imagem: Pexels

2 – Vegetais verdes-escuros

  • – Brócolis
  • – Couve
  • – Rúcula
  • – Nabo
  • – Espinafre

3 – Fontes de Vitamina A

  • – Óleos vegetais
  • – Peixes
  • – Leite integral
  • – Vegetais
  • – Frutas de cor laranja

4 – Fontes de zinco

  • – Carnes magras
  • – Cereais integrais
  • – Castanhas
  • – Leguminosas em geral (feijão, lentilha, ervilha etc.)

5 – Fontes de Vitamina E

  • – Óleo de girassol, canola e oliva
  • – Granola
  • – Linhaça
  • – Amêndoas
  • – Nozes
  • – Gema do ovo 
Aumentar a imunidade: saiba como isso é possível!
Imagem: Pexels

6 – Alho

A princípio, o alho é uma poderosa fonte de alicina, um antioxidante e anti-inflamatório que atua como bactericida natural. Por isso, seu consumo é excelente para aumentar a imunidade.

7 – Própolis

Antes de mais nada, o própolis é uma espécie de bactericida natural, com forte poder anti-inflamatório. Nesse sentido, existem opções alcoólicas ou não alcoólicas.

O primeiro é mais potente, Porém não é indicado para gestantes, crianças e pessoas com restrições ao álcool. 

8 – Fontes de Vitamina D

  • – Salmão;
  • – Sardinha;
  • – Gema de ovo

Como você viu, aumentar a imunidade é simples, basta adotar hábitos diários em sua rotina. Além disso, você pode contar com os 8 alimentos que listamos acima para potencializar esses resultados.

Por fim, aproveite para deixar um comentário, caso este conteúdo tenha sido útil para você!

Artigo anteriorCronograma Capilar: Conheça a Importância da Nutrição
Próximo artigoOutono 2023: Confira as cores da estação
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui