Pensava-se que os banhos frios eram benéficos já em 1600 aC No entanto, graças em parte ao Goop Lab de Gwyneth Paltrow na Netflix, o método Wim Hof ​​trouxe à grande mídia americana os benefícios de um banho frio.

Wim Hof, também conhecido como Homem de Gelo, é conhecido por sua capacidade de resistir a temperaturas extremas. Ele atribui essa capacidade a uma série de exercícios de respiração, meditação e exposição a temperaturas frias. Um estudo mostrou que o método Wim Hof ​​causa a liberação de substâncias químicas cerebrais que levam à diminuição da sensibilidade ao frio e ao aumento da euforia.

No entanto, enquanto os benefícios da atenção plena e dos exercícios respiratórios são bem conhecidos, os benefícios da exposição ao frio são menos conhecidos. Então, há alguma vantagem nesse aspecto específico do método Wim Hof?

Este artigo se concentrará na exposição ao frio – histórico, benefícios e como tomar um banho frio para maximizar seus benefícios.

Banho frio e seus benefícios para a saúde (foto divulgação/google)
Banho frio e seus benefícios para a saúde (foto divulgação/google)

Práticas culturais relacionadas à exposição ao frio

Na Roma antiga, os indivíduos caminhavam por várias salas aquecidas que culminavam em um mergulho em uma piscina fria. Essa prática é chamada de “frigidarium”. Ainda hoje é praticado em spas e saunas.

Na Finlândia e na Noruega, também é uma prática comum que os indivíduos se exponham intermitentemente a temperaturas frias durante o banho de sauna. As pessoas podem fazê-lo saindo durante o tempo frio, sentando-se na neve ou tomando um banho frio. Em climas mais quentes, os indivíduos podem entrar na água gelada entre os banhos de sol. Por exemplo, durante cinco a quinze minutos de banho de sol, eles podem entrar na água gelada três a cinco vezes por cinco segundos ou mais.

Na Rússia, os indivíduos celebram um evento chamado “Epifania” nadando no frio. No calendário ortodoxo, Jesus foi batizado em 19 de janeiro. Portanto, para reconhecer o significado desta data, os indivíduos mergulharão três vezes em buracos de gelo. Para se preparar para isso, eles tomam banhos frios todos os dias durante uma semana que antecede o evento.

Além disso, a natação de inverno é comumente praticada em países como Lituânia, Finlândia, Polônia, Dinamarca, Rússia, Noruega, Suécia, Estônia, República Tcheca e Letônia. Como é isso para um esporte radical?

A história sombria dos chuveiros frios

Por outro lado, no início de 1700, banhos frios eram reservados para indivíduos com transtornos mentais. Naquela época, acreditava-se que a mania era uma condição que poderia ferver o sangue e o cérebro, e um banho frio parecia ser a cura natural.

Por volta de 1800, acreditava-se que a doença mental era causada por inflamação, mas os banhos frios continuavam sendo um tratamento de escolha em manicômios. Infelizmente, isso resultou em tratamentos projetados para chocar indivíduos com pressão intensa da água e exposição prolongada ao frio.

Felizmente, por volta de 1900, essas práticas foram abandonadas, mas a crescente preocupação com a higiene levou ao desenvolvimento dos chuveiros utilizados hoje. Quase 150 anos depois de terem sido desenvolvidos para uso em asilos, os chuveiros se tornaram a base das práticas modernas de higiene.

Os benefícios da exposição ao frio

Aqui estão três principais benefícios da exposição ao frio ou de banhos frios para sua saúde geral.

Menos dias de doença

Um estudo descobriu que indivíduos que tomam banhos frios levam 29% menos dias de doença do que aqueles que não o fazem. Essa estatística chocante pode ser alcançada em apenas 30 segundos de exposição à água fria por 30 dias. No entanto, os indivíduos não estavam menos doentes, apenas toleravam melhor.

Melhor aparência da pele e do cabelo
Banhos frios também podem ajudar a melhorar a aparência da pele e do cabelo. Como funciona? A exposição ao frio restringe o fluxo sanguíneo, levando a um brilho. Além disso, a água fria ajuda a manter a pele hidratada, dando-lhe uma aparência melhor.

Aumento do Bem-Estar

A exposição à água fria também pode ter um impacto na sua saúde mental. Em um estudo de caso sobre natação fria, uma mulher conseguiu diminuir o uso de antidepressivos e, eventualmente, substituí-los inteiramente por natação fria. No entanto, este é apenas um exemplo. Mais pesquisas são necessárias para apoiar o uso da terapia fria para o tratamento da depressão.

A natação regular no inverno está associada à diminuição da fadiga, tensão e estados de humor negativos. Também tem sido associada à diminuição da dor em indivíduos diagnosticados com reumatismo, fibromialgia ou asma. Na população em geral, a natação no inverno está associada ao aumento do bem-estar.

Como tomar um banho frio para os melhores benefícios para a saúde

Os banhos frios existem há séculos, tanto como prática cultural quanto médica. No entanto, há pesquisas limitadas que sugerem a maneira certa de tomar banho para obter o máximo de benefícios à saúde. Portanto, esta não é uma abordagem prescrita. Esta é simplesmente uma sugestão à medida que você começa a experimentar banhos frios, e os efeitos podem variar de indivíduo para indivíduo.

Embora as evidências sejam limitadas, existem muitas práticas culturais para indivíduos curiosos sobre banhos frios, banhos e natação. Muitos spas podem oferecer terapias de água quente e fria como forma de relaxamento. Além disso, muitas pessoas ao redor do mundo gostam de sentar em fontes quentes e frias.

No entanto, não é preciso viajar para experimentar isso por si mesmo. Experimente você mesmo: simplesmente abaixe o botão durante o próximo banho e veja como você reage à exposição ao frio.

Tomar um banho frio para menos dias de doença

Aqui está um guia muito simples de três etapas para tomar um banho frio.

  • Tome um banho na sua temperatura habitual.
  • Ao final do banho, gire a torneira para fria e permaneça sob a água fria por pelo menos 30 segundos.
  • Repita esta prática diariamente por pelo menos 30 dias.
  • É isso. Este método pode ajudar a diminuir seus dias de doença em 29%. Para aumentar ainda mais as chances para 54%, você também pode tentar adicionar exercícios regulares à sua rotina.

Contra-indicações

Banhos frios não são um substituto adequado para a saúde mental ou tratamento médico. Além disso, indivíduos com condições médicas ou de saúde mental subjacentes devem consultar seus profissionais médicos antes de tomar banho frio.

Conclusão

Em última análise, não existe um método prescrito empiricamente para os benefícios dos banhos frios. A pesquisa ainda é inconclusiva quando se trata da maioria dos principais benefícios dos banhos frios. No entanto, muitos indivíduos que praticam esta técnica juram pelos benefícios.

O Método Wim Hof é apenas um exemplo de exposição ao frio ganhando força no setor de saúde e bem-estar. Na verdade, essa prática existe há séculos e claramente veio para ficar.

Embora a pesquisa ainda precise de tempo para se atualizar, há apenas uma maneira de descobrir o que funciona melhor para você. Experimente, abaixe o botão e transforme seu banho em um dia no spa. Você tem apenas 30 segundos a perder e potencialmente muito mais a ganhar!

Artigo anteriorComo aprender mais rápido de forma inteligente
Próximo artigoMeditação do sono: 10 passos para um descanso tranquilo
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui