Existe um tratamento correto para a queda de cabelo?
É importante lembrar que o tratamento ideal para a queda de cabelo vai depender da causa da queda. No entanto, nem sempre é fácil descobrir a causa, pois podem ser várias desde estresse, uso excessivo de química, uso demasiado de escovas, chapinhas e secador muito intenso, malcuidado, má alimentação.
De fato, a má alimentação é um dos outros fatores que mais influenciam na queda dos fios. Se anda fazendo refeições pouco ou nada saudáveis pode começar a reparar que seus cabelos vão cair com mais frequência.
Lembre-se de que uma certa quantidade de fios é normal cair, todos os dias. Mas quando essa quantidade se torna excessiva e frequente você deve procurar um especialista – dermatologista ou endocrinologista – que irá lhe auxiliar a descobrir a causa da queda.
A queda de cabelos em homens é a que os médicos chamam de androgenética, pois é originada de uma substância do hormônio testosterona. Conhecida como DHT, essa substância faz com que os fios fiquem cada vez mais finos e fracos, como uma penugem, até que se tornem imperceptíveis a olho nu. Outras causas menos comuns são emocionais. Nas mulheres, até alterações hormonais podem mexer com a saúde dos cabelos.

A seguir, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar na questão da queda de cabelos, mas lembramos que é sempre importante consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento.
Tudo sobre quedas de cabelo
Chapéus e acessórios. Evite o uso de bonés e chapéus se puder. Eles abafam a respiração do couro cabeludo e podem enfraquecer o cabelo, além de aumentar a produção de caspa. Evite o uso excessivo de escovas e secadores de salão que já foi mencionado como uma das possíveis causa da queda de cabelo. Apesar de ser mais comum entre as mulheres, o uso de chapinhas e escovas quentes com frequência pode fazer com que o cabelo fique enfraquecido e caia. Embora algumas escovas modernas como a escova alisadora 230c usem potencias menores, ainda não é recomendado fazer toda semana.
Evite produtos químicos. Se você faz uso de produtos químicos para o cabelo, como alisadores, tinturas, usa chapinhas e secador de cabelo, experimente ficar um bom tempo sem usar e então irá ver a melhora na queda dos fios. A química enfraquece os fios que acabam caindo com mais frequência que um cabelo livre de intervenções externas.
Atenção ao uso do condicionador. O uso diário de condicionador não é uma boa indicação para os homens, por conta de que o cabelo masculino costuma ser bem curto e fica difícil aplicar o condicionador somente nas pontas e, se for aplicado em todo o cabelo, vai aumentar a oleosidade o que acaba provocando o acúmulo de caspas na região.
Evite o cigarro. O cigarro contém várias substâncias prejudiciais para os seus cabelos e para o corpo
.
Controle sua alimentação. Homens quanto mulheres devem evitar alimentos gordurosos e com excesso de cafeína (mate, café, coca cola). Isso pode ajudar bastante a deixar o cabelo fique mais saudável. Coma mais maçã e derivados do leite e também alimentos com omega3 como salmão e outros peixes, também contribuem para a saúde capilar.
Cuidados na lavagem. Não lave os cabelos com água muito quente, e use um shampoo que respeito seu tipo de cabelo, seja seco oleoso, etc. Um bom condicionador também ajuda bastante. E evite lavar os cabelos antes de dormir, pois isso ajuda a deixar os fios mais quebradiços. Se você dormir com o cabelo molhado pode ser que ele amanheça mais oleoso e já mencionamos que a oleosidade contribui para a queda dos fios.
Abaixo, listamos 65 causas que podem estar ocasionando a queda de seu cabelo. O site Chega de Queda separou as causas em várias categorias, confira:
Causas hereditárias
1- Calvície masculina
2- Calvície feminina
Problemas nutricionais
3- Dietas rígidas
9- Excesso de vitamina C
4- Perda de peso
10- Excesso de vitamina E
5- Falta de proteínas
11- Falta ou excesso de iodo
6- Falta de ferro
12- Falta ou excesso de selênio
7- Falta de vitaminas do complexo B
13- Falta ou excesso de zinco
8- Excesso de vitamina A
Danos ao cabelo
14- Alisamento e modelagem térmicos
17- Penteados apertados
15- Banho muito quente
18- Química muito agressiva
16- Excesso de força no manuseio dos fios
Queda de cabelo feminino
19- Período menstrual
22- Gravidez
20- Síndrome do ovário policístico
23- Pós parto
21- Anticoncepcionais
24- Menopausa
Remédios e tratamentos
25- Anabolizantes
33- Corticóides
26- Antibióticos
34- Lítio
27- Anticoagulantes
35- Quimioterapia e radioterapia
28- Anticonvulsivantes
36- Remédios para colesterol
29- Antidepressivos
37- Remédios para diabetes
30- Anti-hipertensivos
38- Remédios para gota
31- Antiinflamatórios não esteróides
39- Remédios para tireóide
32- Beta-bloqueadores
40- Retinóides
Doenças e problemas de saúde
41- Acidente
52- Lúpus
42- Alopecia areata
53- Micose
43- Alopecia cicatricial
54- Psoríase
44- Cirurgia
55- Problemas na hipófise
45- Dermatite seborreica (caspa)
56- Problemas nas supra-renais
46- Diabetes
57- Queimadura
47- Doenças agudas
58- Sífilis
48- Febre alta
59- Síndrome de Cushing
49- Hipertensão
60- Síndrome de má absorção
50- Hipertireoidismo
61- Tabagismo
51- Hipotireoidismo
Distúrbios psicológicos
62- Stress emocional
64- Tricotilomania
63- Transtornos alimentares
Causas naturais
65- Envelhecimento