A diferença entre a joia, bijuteria e semijoia não é somente o preço. Veja quais são as características de cada uma e aprenda a diferenciá-las.

Joia, bijuteria ou semijoia? Você conhece a diferença?

Joia

As joias são feitas de metais nobres, ou seja, não tem a presença de nenhuma composição além disso. Os metais que são transformados em joias são: ouro, prata, titânio, platina entre outros.

Portanto a durabilidade da joia é inquestionável, sendo assim, são passadas de geração em geração. Outra característica muito comum das joias é o designer, normalmente as peças feitas são únicas e exclusivas.

As joias possuem uma beleza incomparável. Mesmo com a possibilidade de serem confundidas com uma semijoia a olho nu, especialistas em joias conseguem diferenciar de imediato.

O valor da joia é superior ao da semijóia e da bijuteria em virtude de suas particularidades.

Semijoias

A semijoia não tem metais nobres em sua composição, entretanto, possui uma cobertura que é chamada de “banho”, ou seja, a peça é folheada de ouro, prata, titânio, platina entre outros.

Por receber esses metais preciosos em sua cobertura é chamada de semijóia, entretanto, não é propriamente uma joia.

Quanto maior a espessura do “banho” maior é a sua qualidade e em função disso sua durabilidade. Em virtude disso, o valor das semijoias são mais altos em comparação às bijuterias.

Bijuterias

As matérias primas para fabricação da bijuteria podem ser encontradas em diversos lugares. Portanto o custo é muito baixo tanto para produção quanto para compra do acessório.

Ao contrário da joia e da semijoia, a bijuteria tem pouca durabilidade. Entretanto algumas bijuterias passam por um processo chamado “banho flash”. Nesse processo a bijuteria recebe uma pequena camada de ouro.

Diante do “banho flash” a bijuteria tende a durar por mais tempo do que as que não passam por esse processo. Pois as bijuterias brutas oxidam mais facilmente.

Bijuteria: Acessório popular entre as brasileiras 

A bijuteria é o acessório mais popular entre as brasileiras. Além de ter o valor mais acessível se compararmos com a joia e a semijoia, é um acessório muito fácil de ser encontrado.

As pessoas que fazem o uso de bijuterias conseguem ter a possibilidade de ter um acervo com diversas peças. Em razão disso podem fazer diversas combinações com roupa, sapato e bolsa.

Grande parte da população faz uso de algum acessório, seja brinco, anel pulseira, gargantilha, tornozeleira, dentre tantos outros.

Algumas pessoas se consideram incompletas se não estiverem usando algum acessório. Por causa disso as empresas de acessórios estão entre as maiores do mercado.

Cuidado com as bijuterias

O público feminino é quem mais movimenta o mercado de “biju”. A bijuteria foi apelidada carinhosamente por “biju” e seu consumo cresce a cada dia.

Diversas lojas fazem a venda de bijuterias, entretanto não são todas que devem ser consumidas.

Infelizmente alguns metais proibidos pela ANVISA são colocados na fabricação de algumas bijuterias e diante disso quem passa a usar o acessório corre muitos riscos.

Quando nossa pele passa a ter contato com metais tóxicos como: arsênio, cádmio, chumbo e mercúrio podemos desenvolver várias doenças gravíssimas.

Por isso, antes de comprar uma “biju” veja a procedência da fabricação para que diante disso você evite danos à sua saúde.

A Capital Nacional da Bijuteria

Joia, bijuteria ou semijoia? Você conhece a diferença?

O Brasil possui uma cidade que passou a ser conhecida internacionalmente como a Capital Nacional da Bijuteria. 

Limeira é um município brasileiro que está no Centro-Leste do estado de São Paulo, sua população é de aproximadamente 310.000 habitantes. A cidade fica aproximadamente 150 km da capital.

Considerada uma das melhores cidades do estado para morar, não tem esse nome por acaso. Em 1781 uma caravana que se dirigia para Araraquara/SP acampou às margens do Ribeirão Tatu.

Um franciscano que fazia parte da caravana, frei João das Mercês, que estava em missão, trazia em sua bolsa algumas laranjas limas. Uma vez foi dito que o suco da laranja era preventivo para febres malignas ele sempre as tinham com ele.

Em uma determinada noite ele sentiu-se mal e com muitas dores dizia que as limas que ele havia comido estavam envenenadas. Portanto, faleceu durante a madrugada e ali mesmo foi sepultado.

Foi colocado uma cruz ao lado de seu túmulo e a sacola com as laranjas limas que sobraram foram enterradas juntas com ele. Na medida que o tempo passou, começou a brotar uma linda limeira. 

Limeira

Diante desse ocorrido, a cidade ficou conhecida carinhosamente como Limeira. Por muitos anos foi referência na plantação de laranja, sendo assim uma das maiores produtoras do Brasil

Hoje ainda é uma forte produtora de laranja, entretanto deixou de ser a capital da laranja para se tornar a capital da joia.

Limeira concentra muitas indústrias e comércios de bijuterias, diante disso, se tiver a oportunidade, vá até Limeira e aproveite para fazer algumas compras.

A Avenida Costa e Silva é destinada apenas para o comércio de semijóias e bijuterias, isso mesmo, uma avenida toda para você! Uma vez que a cidade tem diversas opções de lojas e produtos, o público alvo são revendedores. As vendas para esse público normalmente são feitas no atacado.  Porém, diversas lojas vendem no varejo, vale muito a pena ir até lá para conferir.

Portal Joia Limeira

No Portal Joia Limeira você consegue ter acesso a algumas lojas. Esse site te ajuda a identificar o que você procura, por exemplo: Joias, Semijoias, Bijuterias, Folheados. Ele te direciona para algumas lojas que estão cadastradas no site.

Além desse site, é possível encontrar outras referências de buscas para localizar lojas na Avenida Costa e Silva. Na região da avenida você consegue encontrar outras opções de comércio. 

O poder de um acessório, mesmo sendo uma bijuteria

Independente do tipo de acessório que você irá adquirir, seja joia, semijoia ou bijuteria, o importante é que você se sinta bem com aquilo que está usando.

O acessório tem o poder não apenas de completar o nosso “look”, mas em conjunto com nossa roupa nos ajudar a ter autoestima. Em virtude disso, o mais importante não é o preço pago pelo acessório. 

Artigo anteriorCabelos cacheados: 3 Penteados fáceis e práticos
Próximo artigoMaquiagem à prova d’água: dicas para você tirá-la
Redatora Web e pós graduada em Coaching pela USCS. Suas criações provém da intuição e da ousadia de alguém que quer mudar o seu redor e conseguinte o mundo através das palavras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui