Quando ela tinha 22 anos, meu amor de um ano e meio me pediu em casamento. Eu tinha acabado de terminar a faculdade e estava pronto para começar a jornada para a vida adulta. Mal sabia eu que a próxima década me apresentaria mais altos e baixos do que eu poderia imaginar, e a mulher que se casaria aos 24 anos se tornaria uma pessoa diferente aos 30.
Comecei a ter dúvidas sobre meu casamento aos 27 anos, mas disse a mim mesma que era apenas um efeito colateral comum de ser casado. Aos 28, comecei a pensar que algo estava errado comigo porque estava me sentindo frio e fechado, e que meu relacionamento não era próximo.
O universo então me deu coragem para recomeçar aos 29 anos, junto com um vislumbre de como a vida poderia ser e aumentou a confiança. A coisa mais difícil que já fiz foi dizer as palavras “Eu quero o divórcio. ” Apesar de estar preocupado com o que as outras pessoas possam pensar, e os rumores que se espalharam sobre mim, juntamente com a culpa que senti por ter machucado a pessoa que eu mais amava no mundo, eu me coloquei lá para fazer essa coisa difícil.

Passar por uma separação, ter brigas, decidir quais pertences cada pessoa recebe, ter ele-disse-ela-disse e dizer adeus não é nada comparado a aprender a viver sozinho, ganhar dinheiro suficiente para os dois, perder amigos íntimos, e imaginando quando você será feliz novamente. Mesmo que a separação possa causar caos e bagunça, a grama sempre parece mais verde no gramado em que você acaba. Aqui estão algumas coisas que aprendi que podem ajudá-lo se você está passando por um rompimento ou está apoiando alguém que está.
O relacionamento mais importante que você tem é consigo mesmo
Colocar as necessidades dos outros antes das nossas é o que nos torna seres compassivos, mas para realmente cuidar do outro, às vezes temos que nos priorizar. Honrar nossa intuição e ouvir nosso instinto é como cuidamos de nós mesmos, e admitir quando não estamos mais apaixonados por um relacionamento vai contra isso. Se escondermos nossas dúvidas e fingirmos que está tudo bem, estamos desrespeitando a nós mesmos e à nossa intuição.
Para começar a priorizar seu relacionamento consigo mesmo, você precisa ter muito claro o que deseja. Se você tiver dificuldade em ouvir seu instinto sem a influência de outras pessoas, faça um diário. Não se censure – escreva exatamente o que você sente e o que você quer (sem explicação ou justificativa) e leia de volta no dia seguinte. Se parece que você está sendo honesto sobre seus desejos, você precisa começar a fazer movimentos para honrá-los.
Desistir de um casamento em que não se está feliz é o primeiro passo para honrar os próprios sentimentos e necessidades, diz o autor. Uma vez que alguém admite que quer o divórcio, não pode voltar a esconder seus sentimentos. A aceitação é o começo de fazer mudanças positivas e só fará de alguém um parceiro, amigo e pessoa melhor no futuro.
Priorizar suas próprias necessidades é muito mais importante do que as opiniões dos outros
A lição mais importante a aprender é que a fofoca vai acontecer, apesar de todos os esforços para evitá-la.
Eu estava preocupado com o que as pessoas pensariam de mim como a pessoa que terminou o relacionamento, então tentei encontrar maneiras de explicar o que aconteceu. Eu me importava com minha reputação e não queria ser visto como o cara mau. No entanto, percebi que o que as outras pessoas pensavam de mim não estava sob meu controle e que eu tinha que contar meu lado da história. Depois de 9 anos juntos, me separei do meu parceiro.
Fofocas e rumores sobre uma pessoa podem ser prejudiciais enquanto estão acontecendo, mas a coisa maravilhosa sobre eles é que, como as pessoas que falam sobre você não estão envolvidas com sua situação, o interesse delas por você não pode ser sustentado por muito tempo. Eventualmente, a conversa muda para outros tópicos, e os rumores e fofocas sobre você desaparecem.
Meses depois do meu rompimento, eu queria continuar gritando que não fiz nada de errado e que estava tentando tomar a melhor decisão para nós dois. Que a versão do Instagram do nosso relacionamento não era real e que eu tentei fazer o que era certo. No final, percebi que ninguém se importava com o nosso rompimento, ou o que levou a isso, quem era o responsável, ou mesmo muitos dos detalhes que costumavam interessar às pessoas. A única pessoa que ainda pensava na nossa situação era eu.
As pessoas vão falar, e nunca é agradável ser o centro das fofocas quando você não pode se defender bem. O mundo continuará girando e sempre haverá notícias mais escandalosas para cobrir. Mas se você deixar que as opiniões de outras pessoas influenciem suas emoções, você nunca será capaz de viver a vida que deseja. O mundo teria que ter todos os jornais na primeira página antes que eu deixasse as opiniões de outra pessoa dominarem meus sentimentos.
Independência é uma virtude
Tendo me casado muito jovem, nunca tive a chance de ser verdadeiramente independente. Tenho 30 anos agora, e estou morando sozinho pela primeira vez. Com um único salário, estou pagando todas as minhas contas sozinho. Estou matando os animais, tomando todas as decisões, carregando as sacolas pesadas, tirando o lixo e cuidando bem de mim. Toda vez que lido com uma situação sem outra pessoa me ajudando, penso em como isso me ajudará a ser um parceiro melhor no futuro.
Viver sozinho e ficar sozinho o tempo todo está me ajudando a aprender mais sobre o que gosto e o que não gosto, quais são minhas rotinas, quais hábitos tenho e o que desejo. Estar sozinho está me ajudando a me tornar mais consciente de mim mesmo e me conhecer melhor, o que me ajudará a escolher um parceiro que seja mais adequado para mim no futuro.
Dar a si mesmo liberdade para fazer escolhas, como o que você quer para o jantar, ou morar sozinho, mostra sua independência. Deixar que outra pessoa influencie suas decisões pode mostrar mais sobre você.
Segundas chances são possíveis
Quando percebi que minha vida não estava indo do jeito que eu esperava, tive que acreditar plenamente que uma segunda chance estava disponível para mim. Com o ditado Nada é permanente e tudo pode ser descoberto, fui capaz de seguir cada passo para colocar minha vida de volta nos trilhos, apesar de algumas coisas terem parecido difíceis. Você pode mudar alguma coisa. Como? Você encontrará uma maneira que funciona para você. Como você equilibra seu orçamento? Há algumas coisas que podem ser cortadas, e beliscar centavos pode ser feito quando necessário. Quando for a hora certa, tudo acontecerá perfeitamente. Você pode conhecer seu novo parceiro quando for a hora certa.
Dar a si mesmo outra chance é mágico quando acontece raramente. Pare de pegar o caminho errado e volte para o cruzamento onde você tomou o caminho errado.
Assumir as coisas uma de cada vez é fundamental. Não se preocupe em ter tudo planejado antes do tempo; tudo vai se encaixar, e descobrir como lidar com os problemas é o que você precisa focar. Cuide de um problema de cada vez, trabalhe um dia de cada vez e resolva um momento de cada vez.
Algumas coisas são sagradas
Compartilhar tudo comigo mesmo sobre meu relacionamento foi muito estressante para mim, porque eu estava preocupado com o que as outras pessoas pensariam. Minha reação instintiva foi: Como eles se atrevem a ter uma opinião sobre algo que está entre mim e meu parceiro? Mas, na verdade, eles tiveram muito acesso ao meu relacionamento pelo Instagram e acharam que mereciam saber por que eu terminei. Algumas coisas, como o amor, são sagradas. Se eu quisesse ter um relacionamento privado, teria que tornar meu relacionamento privado. Não posso ficar bravo com as pessoas por sentirem que podem acessar algo que eu lhes dei acesso o tempo todo.
Ganhei minha vida privada de volta sendo honesto comigo mesmo, tornando-me mais independente e me dando uma segunda chance. Agora estou mais feliz do que nunca, mais saudável e mais seguro em mim e na minha vida. Apenas aqueles que merecem acesso à minha vida pessoal têm permissão para tê-la, e eu a mantenho privada.
Se seu estilo de vida, sonhos ou objetivos não estão refletindo em sua situação atual, você pode se dar outra chance. Nunca é tarde para tentar novamente.