Colágeno no cabelo? Veja quais são os benefícios.

Saiba o que é o colágeno e quais seus benefícios para o cabelo

0
187
Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo?
Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo? – Imagem: Pexels

Mas afinal, o que é o colágeno

A princípio, a presença do colágeno no cabelo pode surpreender muitas pessoas. Isso porque estamos acostumados a falar dos benefícios do composto na pele e unhas. Porém, saiba que nosso organismo como um todo produz esse ativo.

Contudo, o colágeno produzido pelo nosso corpo pode não ser suficiente para deixar o aspecto uniforme e hidratado que tanto buscamos. Por isso, muitas pessoas procuram repor a proteína das mais variadas formas.

Desse modo, é possível fazer uso de alguns produtos e até ingerir alguns alimentos para aumentar a carga de colágeno no organismo. Provavelmente você já viu alguém falar que comer gelatina ajuda o colágeno da pele.

Entretanto, hoje vamos falar especificamente sobre a função desta proteína em nossos fios! A seguir, te contamos tudo sobre o colágeno para cabelo:

Por que usar colágeno no cabelo

A princípio, a proteína do colágeno é responsável por garantir a elasticidade dos nossos fios. ?Contudo, essa não é a única função da substância; isso porque o colágeno também tem a função de deixar seus cabelos com aspecto mais jovem.

Além disso, ele mantém a hidratação por mais tempo, o brilho e, claro, acelera o crescimento natural. Mas como isso é possível?

Inicialmente, nosso corpo produz alguns radicais livres de forma natural. Entretanto, eles acabam provocando lesões nos folículos capilares com o passar dos anos.

Logo, esse processo começa a prejudicar o crescimento do nosso cabelo, fazendo com que ele nasça mais fraco e em menor quantidade. Em contrapartida, o colágeno possui ação antioxidante, capaz de combater esses radicais livres em nosso organismo.

Imagem: Pexels

Ou seja, um dos benefícios dessa proteína é ajudar o nosso cabelo a crescer forte e saudável! A seguir, confira mais detalhes:

 As pomadas para cabelo voltaram! Confira detalhes.

Como o colágeno no cabelo pode contribuir para o crescimento?

Como dito, o colágeno tem um papel importantíssimo na saúde do nosso corpo, especialmente nos fios. Porém, como essa proteína consegue auxiliar no crescimento do cabelo?

A princípio, a proteína está diretamente ligada ao crescimento saudável dos nossos fios. Além disso, ele também é importante para combater a queda de cabelo.

Então, quando o ativo é combinado com outras propriedades (produtos específicos), ele atua no crescimento do cabelo, e também em sua regeneração.

Assim, o colágeno tem papel importante na blindagem dos radicais livres. Como resultado, temos cabelos mais firmes, brilhantes e volumosos!

Agora fica a pergunta: o ativo seria capaz de acelerar o crescimento dos fios? A resposta é sim! Nesse sentido, um dos benefícios do colágeno é atuar como estimulante para os fios.

Com isso, seu cabelo vai crescer de forma mais rápida. Ou seja, quanto mais dessa proteína seu corpo absorver, maior será a circulação sanguínea, especialmente no couro cabeludo.

Então, mantendo os folículos dos fios úmidos com a proteína, eles são capazes de absorver doses extras de nutrientes. Ou seja, faz com que mais fios nasçam no couro cabeludo.

É possível hidratar o cabelo com colágeno?

Atualmente, um dos principais cuidados que temos com nosso cabelo é em relação a hidratação e nutrição. Por isso, muitas pessoas que procuram produtos com colágeno querem saber se ele atua nesse processo.

Desse modo, saiba que é possível extrair doses de hidratação desta proteína! Conforme os anos vão passando, nossos fios vão ficando mais porosos e opacos. Então, é importante usar produtos/ativos que retenham a hidratação deles.

Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo?
Imagem: Pexels

Nesse sentido, saiba que o colágeno pode ser um excelente auxiliar para que seus cabelos mantenham o aspecto de jovens e hidratados! Mas como isso é possível?

Sobretudo, as propriedades contidas no colágeno são responsáveis por aumentar a hidratação e também reparar as pontas duplas. Como resultado, a proteína ajuda a retardar o aparecimento de cabelos brancos e enfraquecidos.

Quais os tipos de colágeno no cabelo?

Agora que já entendemos um pouco do que o colágeno pode fazer por nossos fios, vamos entender quais os tipos dessa proteína. A princípio, existem dois tipos de colágeno: o tipo 1 e o tipo 2.

Nesse sentido, o colágeno do tipo 1 é hidrolisado. Ou seja, suas moléculas são rompidas como forma de facilitar sua absorção. Esse tipo de proteína é a responsável pela nossa pele, unhas, dentes e, claro, nosso cabelo.

Enquanto isso, o ativo do tipo 2 está presente em grande quantidade e, nossas articulações. Além disso, ele é de extrema importância para pessoas com problemas nessas áreas. Isso porque o ativo é responsável pela tração, resistência e firmeza.

✓  Confira: dicas de como prevenir a queda de cabelo 

Como a proteína age

Como você pode perceber, o colágeno possui diversos benefícios nos cuidados do cabelo. Porém, como ele atua em nossos fios? A princípio, dentro do ativo podemos encontrar prolina, arginina, glicina, hidroxiprolina e aminoácidos. A seguir, confira como eles atuam em nossos fios:

  • Prolina: este nutriente é responsável por trazer firmeza aos fios;
  • Arginina: em contrapartida, a arginina faz a reconstrução do cabelo, conservando as fibras;
  • Glicina: enquanto isso, a glicina aumenta a resistência do cabelo. Ou seja, reduz a queda;
  • Hidroxiprolina: atua na saúde do couro cabeludo;
  • Aminoácidos: por fim, nosso cabelo absorve os aminoácidos. Estes são capazes de melhorar a hidrofobicidade, trazendo brilho e maciez
Imagem: Pexels

Como aplicar o colágeno no cabelo?

Atualmente, você pode usar o colágeno de duas formas:  com produtos específicos ou com receitas caseiras.

Primeiramente, a aplicação com produtos é bem simples, sendo feita de forma similar a outros produtos capilares. Confira abaixo um passo a passo:

  1. A princípio, lave os cabelos com seu shampoo para remover todas as impurezas. Remova o excesso de água antes de aplicar o colágenos;
  2. Em seguida, aplique a máscara ou produto que contenha a proteína de mecha em mecha;
  3. Então, deixe agir conforme orientações do fabricante. Por fim, enxágue seu cabelo e use um condicionador. Finalize como de costume.

Agora, se você é fã de receitas caseiras (e baratas), vai adorar essa opção. Primeiramente, basta pegar um pouco de sua máscara de hidratação, colocar em um pote e adicionar um envelope de gelatina incolor.

Então, você vai:

  1. Lavar o cabelo como de costume e aplicar a mistura;
  2. Em seguida, vai deixar o produto agindo conforme instruções da embalagem da máscara;
  3. Por fim, vai enxaguar, aplicar condicionar e finalizar da forma que preferir!
Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo?
Imagem: Pexels

Produtos indicados

Por fim, confira algumas sugestões de produtos que contém colágeno e podem te auxiliar nos cuidados com os fios:

  • Combo Siàge Cica-Therapy: Shampoo + Condicionador + Máscara Capilar Eudora;
  • – Linha Pantene Colágeno Hidrata e Resgata;
  • – Linha Elseve de L’òreal Paris Hidra Hialurônico;
  • Kit CicatriFios Plástica Capilar Inoar.

Como você viu, o colágeno traz diversos benefícios para nosso cabelo. Nesse sentido, é possível manter a saúde dos fios, ao mesmo tempo que o deixa com brilho e volume.

Se você gostou das nossas dicas, aproveite para conferir outros assuntos sobre cuidados com cabelo aqui no portal!

Artigo anteriorFalta de segurança nas escolas: o que fazer para evitar atentados?
Próximo artigoConheça a dieta de Jojo Todynho
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui