Colesterol é umas das grandes preocupações das pessoas em relação à saúde Na verdade a preocupação é com os índices altos. Situação que se não for controlada pode levar a pessoa a ter sérias doenças cardiovasculares.

É importante conhecer sobre esse assunto para cuidar melhor da saúde. Ao mesmo tempo, orientar as pessoas mais próximas. Porém é importante ressaltar que este artigo não se trata de uma pesquisa científica. São dicas importantes, mas não substituem o profissional.

Portanto nunca faça uso de medicações alopáticas por conta própria. procure sempre seu médico.

O que é colesterol?

O colesterol é uma substância que compõe-se nas células do ser humano. Sim, é um componente necessário. Sua função é produzir vitamina D, além de fabricar hormônios importantes. 

Mas, quando se tem colesterol em excesso no organismo, a pessoa pode ter até uma morte súbita. Por isso, deve-se cuidar para manter sempre as taxas em equilíbrio. Assim elas realizam sua função com a máxima perfeição e sem prejudicar a saúde.

São duas formas em que o colesterol se encontra no organismo. Muitos dizem colesterol bom e colesterol ruim. Na verdade os dois são importantes, só não podem ultrapassar os limites.

Portanto no organismo humano existe:

  • o colesterol HDL: que tem o trabalho de controlar para eliminar o excesso da substância.
  • o colesterol LDL: que tem a função de produzir vitamina, mas pode se fixar nas paredes das artérias.

Entenda o que a medicina ensina sobre os cuidados com o colesterol alto

Colesterol e saúde alimentar

Alimentos que podem ajudar a controlar o colesterol

Quando a pessoa está com a taxa de colesterol alto, existem remédios que controlam. Porém o mais importante é não chegar a esse ponto. Por isso, uma alimentação saudável é o ideal. 

Além disso, existem alimentos que atuam diretamente no equilíbrio dos níveis de colesterol. Os gregos no passado diziam que a pessoa é o que  come. Portanto, cuidar da alimentação é desenvolver o autocuidado.

Aveia

A aveia tem por principal característica o fato de seu grande potencial de fibras. Inclusive ela tem fibras que são capazes de eliminar o colesterol do intestino, Os médicos e nutricionistas indicam o consumo de aveia diário.  

Peixes

Peixes, principalmente os com maior índice de lipídios. Pois eles tem ômega-3 e ácidos graxos. Por exemplo, o salmão e o atum são alimentos que reduzem bastante o colesterol LDL.

Feijão

O feijão já é um velho conhecido da alimentação brasileira. Pois  ele é fonte de ferro e proteínas vegetais. Assim como a aveia ele atua na quebra do colesterol em excesso, Isso de acordo com a fala de médicos especialistas no assunto.   

Abacate

O abacate é conhecido por ser um alimento cheio de gordura boa. Ou seja, ele oferece energia sem prejudicar a saúde. Além de ser um produto acessível e versátil. Ou seja, é barato e pode-se fazer vários pratos com ele, doces ou salgados.É saúde sem perder o sabor.

Nozes

Nozes não são só bem vindas no natal. Porque devem ser consumidas sempre que possível. Em seu combo de benefícios estão as proteínas e muitas fibras. Alguns especialistas afirmam que se consumi-las com regularidade, pode diminuir o colesterol LDL.

Azeite 

O azeite também  é um bom alimento para  ajudar a combater o colesterol O mais comum é o de oliva Também já se encontra o azeite de abacate. Por possuir gorduras monoinsaturadas, ele combate o excesso de colesterol.

Laranja

A laranja possui uma fibra chamada pectina. Que por sua vez tem substâncias que combatem o colesterol LDL. Além disso, é fonte de vitamina C. Portento é um alimento que deve estar presente na rotina da pessoa.

Colesterol se combate com transpiração

A mudança na rotina da alimentação é muito importante Porém existem outros hábitos que devem ser colocados no cotidiano para ter uma vida mais longa e saudável. Um deles é a prática de atividade física.

Ao movimentar o corpo o organismo entende que a energia está sendo gasta. Desse modo o metabolismo acelera e a pessoa desenvolve maior capacidade de absorção dos alimentos. 

Em termos práticos, a alimentação deve estar em sintonia com as atividades. Ou seja, o que se consome deve ser gasto. No organismo não existe investimento a longo prazo. Portanto, integrar a alimentação com atividades físicas é urgente.

Abacate para combater o colesterol

Exercícios indicados

Exercícios aeróbicos, por exemplo: caminhada, corrida, bicicleta, são muito indicados. Principalmente por colocar todo organismo para trabalhar. Esses movimentos ajudam diretamente na diminuição do colesterol. Bem como tudo que está em excesso.

Existem opções alternativas como a natação e até mesmo a dança. O mais importante é movimentar o corpo com regularidade. O sedentarismo cobra uma conta muito cara a longo prazo.

Outros tipos de treinos também podem ajudar a seu modo como exercícios de resistência. Bem como de equilíbrio. A prática da yoga pode ser muito útil nesse sentido também. Pois ela proporciona o equilíbrio do corpo e da mente.

Está com o colesterol alto, e agora?

Tudo o que indicamos acima ajuda na prevenção e para evitar danos ao organismo por conta do excesso de colesterol. Mas caso tenha feito exame e constatado que já está com LDL fora do normal é preciso buscar o tratamento adequado.

Inclusive não é muito difícil o acompanhamento, mesmo pelo sistema público. E vale dizer que os postos de bairro fazem levantamento e pesquisa para acompanhar os moradores. Nos planos de saúde há programas de cuidado e prevenção também.

Não é preciso entrar em pânico, mas é necessário buscar o tratamento o quanto antes. Pois as consequências podem ser o entupimento de alguma artéria que causa o infarto. Desse modo, ao seguir as orientações corretas tudo volta ao normal.

Sempre alerta

A saúde é coisa muito séria, e as pessoas devem aprender a praticar o cuidado. Ou seja, a prevenção. Assim, criar um ritmo de vida dentro de um padrão saudável é o melhor investimento da vida.

Isso não quer dizer que a pessoa vai deixar de curtir, comer coisas gostosas ou beber com os amigos. Tudo isso faz parte de uma vida de equilíbrio. Sempre lembrando o velho Aristóteles que dizia: a medida certa leva a felicidade. 

Viajar também é bom para a saúde, portanto leia o texto sobre:

Europa: Conheça o Velho Continente em 2023

Artigo anteriorPerigo: elevador despenca em Alagoas e deixa feridos
Próximo artigoDemência: conheça a doença que afetou Bruce Willis
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui