Anos de observação de pessoas na faculdade e no trabalho nos levaram a descobrir três razões específicas pelas quais muitas pessoas não conseguem aprender de forma rápida e eficiente. Veja se você consegue identificar alguma ou todas essas deficiências de aprendizagem:
Luta para começar a aprender algo do zero
Como você provavelmente já experimentou, às vezes, quando você quer aprender algo novo, não sabe por onde começar.
Por exemplo, você pode querer aprender a jogar xadrez, mas não sabe a melhor maneira. E como você não sabe a melhor maneira, ou está com preguiça de tentar aprender o clássico jogo de estratégia para 2 jogadores, ou está tentando aprender de várias fontes ao mesmo tempo: livros, vídeos, amigos e familiares.

O problema com essa abordagem de distração é que você achará difícil se concentrar e inevitavelmente receberá conselhos conflitantes – o que não é útil quando você está apenas começando.
Outro problema é que, quando você procura livros e pede ajuda a amigos, pode descobrir que não está recebendo as informações mais recentes. Por exemplo, seus amigos podem não estar cientes de alguns dos incríveis programas de aprendizado de xadrez por computador disponíveis online.
Lutar para lembrar o que você aprendeu
Pense no seu tempo na escola. Tenho certeza de que inúmeras vezes você foi ensinado por um professor e esqueceu a informação em semanas, dias ou até minutos!
E, claro, a questão se estende desde a educação até o local de trabalho. Quantas vezes você disse algo importante em uma reunião e apenas metade dos participantes esqueceu os detalhes logo após a reunião.
Com essas experiências de vida negativas, não é de admirar que, à medida que as pessoas envelhecem, elas fiquem menos inclinadas a tentar aprender coisas novas.
Lute para colocar em prática o que aprendeu
Esta é certamente uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas não aprendem coisas novas. Passam o tempo todo aprendendo teoria, mas nunca colocando nada em prática.
Por exemplo, considere como as pessoas aprendem a andar de bicicleta.
Na maioria dos casos, um pai ou irmão mais velho lhe dirá os passos necessários para começar a pedalar com sucesso. No entanto, o verdadeiro aprendizado começa apenas quando você tenta andar de bicicleta pela primeira vez!
A maioria das coisas são iguais. Não importa quantos vídeos tutoriais você assista sobre um tópico, é difícil fazer algum progresso real até começar a fazer o que deseja aprender.
Ficar sobrecarregado ao aprender muitas coisas difíceis
O professor ou curso errado pode reduzir rapidamente seu entusiasmo por aprender coisas novas. Este é especialmente o caso se o que eles estão fazendo em primeiro lugar é excessivamente complicado.
Por exemplo, aprender um novo idioma.
Se tudo o que um professor faz é forçá-lo a estudar regras gramaticais por semanas a fio, sem dúvida você interromperá seu aprendizado. Mas se eles tornarem o aprendizado de um novo idioma divertido e imersivo, você não apenas desejará continuar aprendendo, mas também aumentará sua confiança. Claro, você ainda pode aprender a gramática e o vocabulário necessários passo a passo.
Não consigo aprender, não importa o quanto você trabalhe
Às vezes você pode pensar: “Não importa o quanto eu pratique ou revise, ainda não estou indo bem”.
Este é um problema muito comum.
Infelizmente, muitas pessoas pioram o problema colocando cada vez mais esforço e prática no que estão tentando aprender. Realmente sai pela culatra – sem uma maneira eficaz de aprender – tempo e esforço por si só não o tornarão bem-sucedido.
A boa notícia é que existem algumas maneiras testadas e verdadeiras de aprender de forma rápida e eficiente. Eu chamo essa abordagem de “aprendizagem inteligente”. Agora vamos ver do que se trata e como começar a usá-lo em sua vida hoje.
Entenda os Diferentes Estilos de Aprendizagem
Pessoas diferentes aprendem de forma diferente. Algumas pessoas gostam de ver como fazer algo, enquanto outras aprendem melhor lendo um tópico de sua escolha.
Embora a Vanderbilt University reconheça mais de 70 estilos de aprendizado diferentes, existem apenas 4 estilos de aprendizado principais que você precisa conhecer:
Estilo de aprendizagem visual (espacial)
O estilo de aprendizado visual é melhor para pessoas que gostam de assistir a vídeos e ver apresentações com fotos, tabelas e diagramas incorporados.
Esses alunos aprendem melhor assistindo, como por meio de fotos, vídeos ou apresentações em PowerPoint.
Estilo de Aprendizagem Auditivo (Aural)
O aprendizado auditivo é melhor para quem gosta de ouvir palestras e audiolivros. Esses alunos acham fácil aprender o que ouvem.
Esses alunos aprendem melhor ouvindo (por exemplo, por meio de podcasts e audiolivros).
Estilo de Aprendizagem de Leitura/Escrita
Como você pode esperar, o estilo de aprender a ler e escrever é mais adequado para quem gosta de ler e escrever. Isso ocorre porque as palavras que lêem e escrevem são facilmente lembradas por eles.
Esses alunos aprendem melhor por meio da leitura e da escrita (por exemplo, por meio de livros, revistas e sites).
Estilo de Aprendizagem Cinestésico (Físico)
A aprendizagem cinestésica é melhor para pessoas que gostam de sujar as mãos.
Eles são os alunos que aprendem melhor movendo-se e fazendo coisas (por exemplo, aprender a dirigir dirigindo).
Entenda os estágios de aprendizagem
Desde o momento em que nascemos, estamos aprendendo coisas novas todos os dias. E sem pensar conscientemente, usamos pelo menos um dos três estágios de aprendizagem para adquirir conhecimentos e habilidades. As três fases do aprendizado são:
Estágio 1: Aprendizagem Cognitiva
Esse estilo de aprendizagem incentiva os alunos a usarem seus cérebros de forma mais eficaz, participando plenamente do processo de aprendizagem. Por exemplo, um aluno aprendendo a dançar precisará de apoio constante de seu tutor para mostrar e dizer o que ele precisa fazer.
Estágio 2: Aprendizagem Associativa
Esse estilo de aprendizado acontece quando dois elementos não relacionados (por exemplo, ideias, comportamentos, imagens e sons) se conectam em nossos cérebros por meio de um processo mental conhecido como condicionamento.
O aluno dançarino agora começou a entender as habilidades de que precisa e está começando a ver alguma consistência em seu desempenho.
Estágio 3: Aprendizagem Autônoma
Este estilo de aprendizagem permite que os alunos adquiram conhecimento através de um esforço independente e desenvolve a capacidade de investigação e avaliação sem a necessidade de professores e tutores.
O aluno é agora um dançarino proficiente que pode executar a técnica com precisão e consistência. Eles também são capazes de se concentrar em tarefas complexas e ajustar seu desempenho quando necessário.
Este livro irá ajudá-lo a entender os estágios de aprendizado e seu estágio atual de aprendizado, permitindo que você melhore a maneira como aprende e domine as habilidades que deseja.
Aprendizado ativo
Depois de decidir o que deseja aprender, descobrir seu estilo de aprendizado e entender as diferentes etapas de aprendizado, você estará pronto para entrar no aprendizado ativo.
É aqui que você se envolve em aprendizado prático e teórico, colocando-o na melhor posição possível para aprender com rapidez e sucesso.
Deixe-me dar um exemplo para ilustrar esse processo em ação:
Você quer aprender a tocar bateria, talvez por diversão, talvez como uma carreira em potencial – ou talvez ambos!
Se você optar por trabalhar com um professor de bateria pessoal ou aprender com livros e vídeos, o elemento-chave será ter acesso a um kit de bateria para que você possa praticar e desenvolver regularmente suas habilidades de bateria. Este kit pode estar em sua casa ou em um espaço de ensaio que você tenha acesso uma ou duas vezes por semana.
A teoria mais a aplicação prática é uma combinação poderosa que o ajudará a desenvolver suas habilidades e conhecimentos no tempo mais rápido possível, seja bateria, codificação ou natação, etc.
É claro que, com o advento do YouTube e dos cursos online, muitas pessoas agora estão optando por ensinar por conta própria. Isso tem a vantagem de ser mais barato e sob demanda. Em outras palavras, você pode estudar a qualquer hora, em qualquer lugar sem precisar ir a um local específico em um horário específico.
Isso lhe dá a liberdade de aprender coisas novas sem interromper seu trabalho atual e sua agenda social.
Se você optar por aprender sozinho, pelo menos tente fazer amizade com um amigo experiente para ter certeza de que está no caminho certo. Por exemplo, se você está pensando em fazer cursos de espanhol online, tente usar um amigo que fale espanhol para testar suas habilidades de conversação.