O que é e-commerce?
O e-commerce é basicamente uma forma de comércio, porém, que funciona online. O nome em português quer dizer comércio eletrônico. A pessoa que opta por esse tipo de comércio, vai comercializar seus produtos da mesma forma que um comércio comum, no entanto, através do meio dispositivos e plataformas eletrônicas.
Os dispositivos podem ser os famigerados computadores, mas também os celulares. As lojas virtuais são o maior exemplo de e-commerce. Inicialmente, o e-commerce era voltados para produtos simples como cds e livros, todavia, hoje em dia qualquer pessoa é capaz de montar sua loja e comercializar até mesmo produtos de luxo como carros e casas.

Essa modalidade de comércio tem crescido muito, portanto, é importante estar atento a fatos como a fraude que pode acontecer na hora de montar ou manter seu e-commerce.
O que preciso para ter minha loja online, ou e-commerce?
Antes de mais nada é importante ter em mente qual produto você irá vender. É sempre bom levar em conta aqueles produtos mais fáceis de vender e mais procurados pelos clientes.
Em seguida, você tem duas opções: montar sua loja do zero, ou seja, comprar um domínio, depois de escolher uma plataforma e então ir montando seu site. Segunda opção: adaptar um site que já existe de modo que ele seja um site e-commerce.
Outra coisa a ser considerada é o tempo que levará para entregar seus produtos, alguns produtos levam mais tempo para chegar até você e consequentemente ao cliente, outros já não demoram tanto. A seguir, você deve instalar e ativar as modalidades de pagamento que seu site irá oferecer. No momento, a ferramenta que as pessoas mais tem utilizado é o paypal.
E por fim, você deve ter uma estratégia de webmarketing, ou estratégia de vendas online, de modo que seus produtos e seu site sejam vistos pelas pessoas e então que essas queiram comprar seus produtos.
Fraudes no e-commecer, como lidar?
Agora que já temos uma noção maior acerca do que de fato é o e-commerce, bem como iniciar nesse modo de comércio é importante considerar que as fraudes também podem ocorrer nesse tipo de venda.
Não importa se você é um empreendedor que está começando com o e-commerce ou se é alguém que já trabalha com isso há mais tempo. Evitar fraudes é fundamental para seu sucesso, pois as podem invalidar todo o trabalho da sua loja virtual e causar muitos transtornos para seus clientes.
O que é uma fraude no e-commerce?
A fraude no e-commerce pode acontecer de três modos:
- Roubo de dados: quando os dados utilizados pelos clientes na compra são roubados para utilizações ilegais
- Uso de dados ilegais de terceiros: quando uma pessoa utiliza ilegalmente os dados de outra pessoa para comprar o produto.
- Chargeback: quando é realizada a compra em um e-commerce, aprovada pela operadora de cartão e, após o envio ou entrega, o titular do cartão solicita o cancelamento de compra diretamente com o cartão.
Esses três tipos de fraude que podem acontecer no e-commerce devem fazer parte de seu conhecimento para que assim evite-os de acontecer. E para isso você pode tomar algumas medidas, veja abaixo.
Certificado de segurança contra fraudes
Colocar um certificado de segurança em seu e-commerce é bom para sua loja – que não irá correr o risco de ter os dados roubados – e seus clientes se sentirão mais confiantes na hora de comprar em seu site, além é claro, de evitar que possíveis fraudadores tentem algo na sua loja.
Trabalhar com sistema próprio de análise de fraude
Muitas vezes, surgem compras gigantes e fora do padrão que seus clientes estão acostumados a comprar. Esse é o primeiro indicador de que alguém está tentando fazer uma compra errada, ou fraudulenta no seu site.
Se você escolher utilizar meios próprios para receber o pagamento dos clientes, então você deve escolher também um sistema de análise de risco próprio para seu e-commerce.
Utilizar intermediadores de pagamento
Intermediadores de pagamentos são ótimos, em especial, se a sua operação é de tamanho menor e você não possui muito conhecimento acerca de como fazer uma análise de fraude.
Ainda, intermediadores de pagamento são bons para você que quer ser mais práticos e não quer correr riscos de chargeback. Os intermediadores de pagamento ficarão responsáveis por receber os pagamentos, analisar o risco e liberar — ou não — a transação, através de uma cobrança percentual sobre o valor da transação.
Uma das maiores vantagens de se utilizar intermediadores de pagamento é que você não vai precisar contratar uma ferramenta de análise de fraude, você também pode excluir a tarefa de análise pontual e garantir de recebimento.
O intermediador te repassa o valor mesmo em caso de chargeback — desde que o e-commerce tenha a devida comprovação de envio e entrega do pedido.
Capacitar as pessoas
Quando você capacita os seus funcionários a analisar e evitar as fraudes no seu e-commerce, as chances de seu negócio ter sucesso são muito maiores, de fato. Quando o funcionário fala com os clientes e com aos responsáveis pela administração e partes burocráticas do processo, mas fazem isso dominando e entendo a importância de cada parte ou tarefa realizada para evitar as fraudes a sua loja, com certeza, estará muito mais segura.
[…] fraude acontece em duas situações: quando o empreendedor quer se formalizar e quando já está […]