O comprimido contra hiv, pode proteger contra infecção HIV, é oferecido de graça através do SUS (sistema único de saúde) e também é o tratamento mais eficaz para pessoas que possuem relacionamento com soropositivo, ou estão expostas ao vírus.

Para entender mais sobre o comprimido diário PrEP que protege contra o aumento dos casos, e também sobre como ele funciona em detalhes. Acompanhe a matéria a seguir:

Imagem ilustrativa PrEP, previne o HIV. Foto, Ilustração: Google

Saiba Como Funciona o Comprimido Diário que Protege contra HIV

O comprimido que faz esta prevenção contra o vírus HIV, tem como função bloquear que o vírus entre em contato direto com organismo. Explicamos mais nos tópicos a seguir:

PrEP entenda oque é, este comprimido eficaz contra HIV

O PrEP se trata de um medicamento que agrega em sua composição dois agentes antirretrovirais (tenofovir e a entricitabina).

Já no organismo estes agentes fazem um trabalho de bloqueio no percurso do HIV dentro do organismo do indivíduo.

Nestes casos ainda o organismo é capaz de “evitar” o vírus e enfrenta-lo, até mesmo em relações desprotegidas.

  • No mesmo ano de 2017,  o comprimido PrEP foi utilizado como medicamento preventivo em cerca de 325 pessoas, cerca de 11 estados diferentes;
  • No ano de 2021, já faziam uso cerca de 30 mil pessoas em mais de 26 estados, como tratamento eficaz;

Qual pessoa pode utilizar PrEP?

Pessoas saudáveis e não portadoras do HIV, mas que em questão possuem um parceiro com o vírus, ou até mesmo um rico aumentado de contato com a doença, além de muitos parceiros sexuais (pode utilizar o PrEP).

Veja as indicações de uso a seguir, de quem pode fazer uso do medicamento:

  • homens gays;
  • transexuais;
  • trabalhadores do sexo;
  • Usuários repetidos da PEP;

A PrEP pode ser usada diariamente, incluindo quem não tem acesso ao preservativo comum, além de pessoas que possuem tem quadros graves de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou quando você está vivendo um relacionamento sorodiferente, que é aquele que uma pessoa possui o HIV e a outra não”. Segundo informam especialistas no tema.

Como fazer uso diário da PrEP?

Existem duas maneiras de utilizar o medicamento, e para melhor eficácia sempre consulte um médico para lhe auxiliar.

No entanto ao retirar o medicamento no SUS, a PrEP quando receitada deve ser ingerida uma vez por dia – para retirar o medicamento não há cobrança ou taxa. E a proteção efetiva ative seu ápice no sétimo dia após tomar um comprimido diário.

Assim também a cada 4 meses deve ser realizado exames a fim de garantir eficácia e também verificar a saúde do paciente.

O Ministério da saúde também faz uma ressalva importante, tendo em vista que a PrEP não obrigatoriamente deve ser utilizada até o final da vida, sem uma abreviação a interrupção do medicamento. Considerando que o indivíduo pode suspender seu uso caso mude seu cotidiano, assim como fazer retomada de preservativos e métodos de prevenção.

Dados ainda mostraram que 29,9 mil pessoas que utilizam a PrEP no Brasil em dezembro de 2021, 41% suspenderam o uso do remédio e algum tempo após fizeram a retomada.

PrEP sob demanda entenda oque é

O Sistema único de saúde ainda fez por último uma nova liberação do medicamento PrEP (receitada apenas por médicos particulares), chamada como PrEP sob demanda: consiste como o mesmo medicamento e a mudança é na forma de consumo do medicamento que é feito de maneira a tomar quatro comprimidos, em uma tática de “2+1+1”, que explicamos abaixo.

Entenda como funciona: Baseia -se em comprimidos, 4 comprimidos , dois deles devem ser ingeridos em 24 horas antes do sexo, e um comprimido 24 horas depois dessa primeira dose de 2 comprimidos, logo após isso, 1 comprimido depois de 48 horas, finalizando o tratamento de maneira completa e eficaz.

Este método ainda é diretamente indicado a bissexuais cisgênero, homens gays, relativos a um protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) protocolado como método preventivo contra HIV.

Este esquema, segundo especialistas, deve e pode ser utilizado por quem tem menos exposições sexuais semanais, já que é um esquema mais detalhado e com planejamentos de dia e horário mais criteriosos e que nem todos conseguem seguir a risca.

Qual a eficácia do PrEP?

Segundo infectologistas, PrEP quando utilizado corretamente e de forma diária como prescrita pode oferecer a proteção equivalente a 99% contra o HIV para sexo anal.

Quanto ao sexo vaginal, este medicamento possui uma taxa preventiva em cerca de 90%. Já no esquema citado anteriormente sob demanda, esta eficácia pode aumentar em 97%.

Considerando-se, portanto, um método bem seguro com taxa de infecção bem baixa, e extremamente preventivo.

Dados importantes sobre os casos de HIV no país:

  • Atualmente o número total dos casos relacionados a infecção do HIV teve uma queda abrupta em 11,1% considerando os anos de 2019 até 2021.
  • Com apenas um comprimido diário que pode ser conseguido através do SUS, é eficaz o suficiente para evitar que o organismo se infecte com o vírus.
  • Entre os anos referentes a 2018 a 2021 cerca de 52,5 mil indivíduos puderam ter acesso ao PrEP, ao menos um vez, estes dados são validados pelo Ministério da Saúde;

Existe métodos (sem ser medicamentoso) para evitar o HIV

Sim, o método mais eficaz que previne doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV é a camisinha (preservativo), que é super simples de utilizar, não é tratamento medicamentoso com efeitos colaterais e ainda pode ser conseguido de maneira gratuita em unidades de saúde, como no posto do bairro da sua cidade.

Incluindo que os preservativos segundo especialistas, ainda podem ser mais seguros do que medicamentos, portanto sempre importante ressaltar.

Para conferir mais notícias importante aqui do I9, veja as últimas da semana:

PEC da Transição: O que é 

Aprenda como Ganhar Dinheiro com Facebook

Memes da Copa do Mundo do Qatar 

Artigo anteriorNovas Regras para se aposentar em 2023 
Próximo artigoCuidado para Não Cair Nesses Golpes Com Criptomoedas
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui