A meditação pode auxiliar em diversos problemas da vida. No geral, seu objetivo é o de acalmar a mente, trazer paz interior, fazendo com que você consiga sentir mais calma, lidando melhor com as situações.
Quem aprende a meditar acaba tendo diversos benefícios em longo prazo, afinal, a meditação pode auxiliar em diversos processos de autoconhecimento e autodesenvolvimento, fazendo com que a vida fique cada vez mais leve.
Se você tem interesse em meditar, mas ainda não sabe como, separamos 12 dicas para que você faca sua meditação da forma correta e simplificada. Confira:

Separe um tempo para meditar
A meditação leva tempo e precisa ser praticada constantemente, por isso, separe um horário na sua agenda para que você possa realmente sentar e tentar relaxar, para que seja possível atingir os objetivos da meditação.
O tempo da sua meditação depende de você. O recomendado é de 15 a 30 minutos, podendo chegar até uma hora. Portanto, separe esse tempo na sua agenda. Tente realizar a meditação no mesmo horário, todos os dias.
Separe um local adequado
A meditação leva tempo e precisa de um lugar diferenciado para que possa ocorrer de uma maneira mais significativa. Por isso, encontre um lugar calmo e isolado, livre de muito barulho, para que você possa começar a praticar a sua meditação.
O local é fundamental, por isso, encontre um que realmente supra todas as suas necessidades, que você possa ir com frequência para meditar.
A postura
Agora que você já possui tempo e local, veja como deve ser a sua postura no momento da meditação. Você pode sentar em uma cadeira ou no chão, de pernas cruzadas (como uma borboleta), mantendo a coluna reta (na posição vertical com a cabeça para cima). É interessante que a pélvis esteja inclinada para frente (o suficiente para manter a sua coluna centrada).
As mãos devem ficar no seu colo, com as palmas voltadas para cima, com a mão direita em cima da sua esquerda. É possível também descansar as mãos sobre os joelhos. É muito importante que você encontre uma posição de relaxamento, que te deixe confortável.
Os pensamentos
Com a postura ideal, é importante focar nos seus pensamentos. Não tente direcionar o que você pensa, deixe os pensamentos fluírem, enquanto você foca em sua respiração. Não tente parar os pensamentos, apenas deixe que eles aconteçam, sem direcioná-los.
Vá identificando os pensamentos e deixando que eles aconteçam. Ao mesmo tempo em que você foca sua concentração na respiração.
A respiração
No momento da meditação, a respiração se torna fundamental. por isso, preste muito atenção nela. Uma técnica para iniciantes é a da respiração em que a pessoa escolhe um ponto acima do seu umbigo e se concentra naquele local em sua mente.
Fique ciente da ascensão e queda de seu abdômen enquanto respira e inspira, respirando calmamente, deixando o ar entrar e sair.
Para melhorar a concentração, você pode fazer algumas imagens mentais como: imaginar uma moeda em cima do seu umbigo, subindo e descendo conforme respira; imaginar uma boia flutuando no oceano, subindo e descendo com as ondas, ou uma flor de lótus sobre a sua barriga, que vai perdendo suas pétalas conforme respira.
O Foco
O seu foco no momento da meditação deve ser a sua respiração e, principalmente, a identificação dos seus pensamentos. Sem tentar controlá-los, apenas percebendo para aonde estão indo seus pensamentos.
Assim você terá uma atenção flutuante, percebendo tudo o que passa por sua mente..
Os olhos
No momento da meditação, os olhos podem ficar abertos ou fechados, isso varia de cada pessoa. No início, as pessoas acham mais fácil meditar de olho fechado. Com a prática, muitas pessoas meditam de olhos abertos, com um olhar suave e distante.
Portanto, no início, e possível tentar meditar com os olhos fechado, mas o ideal é fazer com os olhos abertos, pois você deverá se manter presente de mente e corpo.
O silêncio
Um local silencioso é fundamental, mas você também precisa começar a se acostumar com o silêncio interior. Para que isso te traga mais tranquilidade.
Em alguns momentos, não será possível ter um local realmente silencioso, por isso, é preciso aprender a lidar com os barulhos, ignorando-os, não deixando que eles atrapalhem a sua meditação.
Tente sentir prazer com isso
A meditação deve ser uma prática que te traz prazer, tranquilidade e equilíbrio. Por isso, não faça por obrigação. Tente fazer com que esse hábito te traga cada vez mais prazer e tranquilidade.
Assim, você irá sentir necessidade de realizar a próxima meditação, no lugar de simplesmente ficar evitando meditar.
Perceba também suas emoções
É comum que as pessoas sintam algumas emoções no momento da meditação, por isso, tente identificá-las, para compreender os motivos de elas terem emergido nesse momento.
Com o tempo você será capaz de identificar, com mais facilidade, as suas emoções do dia a dia.
Encerrando a meditação
Para encerrar a sua prática de meditação do dia, traga sua atenção consciente de volta, pense sobre o local que você está, sobre os móveis que estão ao seu lado, sobre o espaço e lembre em que local você começou a sua meditação.
Tente perceber o seu corpo, movimento algumas partes para ficar consciente da sua posição, de onde você está e do que está fazendo. Assim você estará pronto para encerrar.
Pratique constantemente
A meditação é uma prática, um hábito que deve ser adquirido, por isso é fundamental que você faça regularmente. No início, é interessante realizar a meditação todo dia. Para que você se acostumar com ela e para que isso se transforme em uma rotina na sua vida.
Com essas dicas simples, você pode iniciar sua prática de meditação e se beneficiar com isso. Com o tempo é interessante buscar novos conhecimentos a aprimorar as suas técnicas.