Considerar trabalhar em casa seja buscando qualidade de vida ou meios de sustendo do lar, são algumas das justificativas pelo aumento do trabalho em home office, ou remoto. Levar em consideração os interesses próprios e familiares, as habilidades e o mercado de trabalho alvo, são indispensáveis para escolher o que produzir, sejam serviços ou produtos.
Também é importante pesquisar sobre regulamentações, como licenças necessárias e normas de segurança, dependendo do tipo de produto que você pretende vender. Acompanhe as orientações a seguir:
Freelancer ou MEI
Primeiramente, é importante definir qual modalidade de prestação de serviço quer aderir. Se for necessário fornecer nota fiscal, será preciso ter MEI. Porém, se os serviços não precisarem de recibo fiscal, poderá atender apenas como freelancer. Vamos explicar melhor as duas opções:

Freelancer
Freelancer é um termo usado para descrever um profissional autônomo que trabalha de forma independente, geralmente em projetos temporários para diferentes clientes. Um freelancer não está vinculado a uma empresa específica e tem a liberdade de escolher os projetos nos quais deseja trabalhar.
O freelancer geralmente estabelece acordo de trabalho por projeto, estabelecendo prazos, preços e escopo com cada cliente individualmente. Eles podem trabalhar com vários clientes simultaneamente ou focar em um único projeto de longo prazo.
Para ser freelancer basta determinar quais serão as habilidades e em qual área deseja se especializar. Para construir a imagem profissional, segue algumas dicas:
- Concentrar-se em um nicho específico para atrair clientes interessados em suas habilidades específicas;
- Criar um portfólio que demonstre suas melhores habilidades e projetos anteriores. Isso ajudará a mostrar aos clientes em potencial o seu trabalho e a qualidade do que você oferece;
- Pesquisar o mercado para ter uma ideia dos preços praticados na sua área. Certificar-se de que seus preços sejam competitivos, mas também reflitam o valor que você está oferecendo aos clientes;
- Construir e manter um networking sólido. Participar de eventos, conferências e grupos online relacionados à área de atuação. Além disso, não deixar de utilizar plataformas online como o LinkedIn e Facebook;
- Utilizar estratégias de marketing para promover os serviços. Isso pode incluir a criação de um site profissional, o uso das redes sociais para compartilhar o trabalho;
- Estar sempre atualizado em relação às tendências e desenvolvimentos em sua área de atuação.

Microempreendedor Individual
MEI é uma categoria jurídica criada no Brasil para formalizar a atividade de pequenos empreendedores que atuam por conta própria. Ele é voltado principalmente para profissionais autônomos. Mas que faturam até um determinado limite anual estabelecido pela legislação. O Microempreendedor Individual possui algumas características e benefícios específicos:
- O processo de registro como MEI é simplificado e pode ser feito de forma rápida e gratuita. É possível se cadastrar como MEI pela internet ou em agências de formalização;
- Possui acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário maternidade, entre outros. O empreendedor contribui com uma alíquota fixa mensal, que engloba tanto o recolhimento do INSS como impostos;
- São isento de alguns impostos federais (IRPJ, CSLL, PIS e a COFINS). O pagamento dos impostos é feito por meio de uma única guia, chamada de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
- Atualmente, o limite de faturamento anual para se enquadrar como MEI é de R$ 81.000,00. Caso o faturamento ultrapasse esse valor, o empreendedor deverá se enquadrar em outra categoria jurídica;
- Tem menos obrigações burocráticas em relação a outras categorias jurídicas. Não é necessário, por exemplo, ter um contador e realizar escriturações contábeis complexas.
É importante ressaltar que nem todas as atividades podem ser enquadradas como MEI, sendo necessário verificar se a atividade desempenhada se enquadra nas categorias permitidas para essa modalidade.
Tipos de trabalhos que podem ser home office

Desenvolvedor de software
Se você tem habilidades de programação, pode trabalhar como desenvolvedor de software de casa. Existem muitas empresas que contratam desenvolvedores remotos para criar aplicativos, sites e software em geral.
Um desenvolvedor de software pode se beneficiar de uma variedade de ferramentas para tornar seu trabalho mais eficiente e produtivo. Aqui estão algumas das principais ferramentas utilizadas por desenvolvedores:
Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE); Controle de Versão; Gerenciador de Pacotes; Sistemas de Build e Automação; Ferramentas de Teste; Editores de Código; Ferramentas de Colaboração; Ferramentas de Gerenciamento de Projetos.
Essas são apenas algumas das ferramentas comumente utilizadas por desenvolvedores de software. A escolha das ferramentas depende da linguagem de programação, do ambiente de trabalho e das preferências pessoais de cada desenvolvedor.
Marketing digital

O marketing digital envolve várias atividades, como otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing de mídia social, criação de conteúdo, gerenciamento de campanhas de publicidade online e análise de dados. Muitas agências e empresas contratam profissionais de marketing digital para trabalhar remotamente.
Existem muitas ferramentas disponíveis para profissionais de marketing digital. É importante avaliar suas necessidades específicas e experimentar diferentes ferramentas para encontrar as que melhor se adequam ao seu trabalho e objetivos.
Escritor ou redator
Se você tem habilidades em escrita e está interessado em trabalhar como escritor ou redator, existem várias oportunidades disponíveis. Como escritor freelancer, redator publicitário, redator de conteúdo web, escritor técnico, roteirista, escritor de ficção ou não ficção, editor ou revisor. Essas são apenas algumas opções de carreira para escritores e redatores.
É importante destacar suas habilidades de escrita, desenvolver um portfólio sólido e estar disposto a buscar oportunidades tanto como freelancer quanto em empresas que necessitem de serviços de redação. O networking e a constante aprimoramento de suas habilidades também são importantes para se destacar nessa área.
Designer gráfico
Como designer gráfico, você pode criar logotipos, materiais de marketing, layouts de sites e outros elementos visuais. Muitas empresas contratam designers gráficos remotos para atender às suas necessidades de design.

Consultor
Se você possui experiência e conhecimento em uma determinada área, pode oferecer serviços de consultoria. Isso pode incluir consultoria em negócios, recursos humanos, finanças, marketing, tecnologia e muito mais.
Professor particular online
Se você possui habilidades em ensino ou é especialista em um determinado assunto, pode oferecer aulas particulares online. Existem plataformas dedicadas a conectar alunos e professores, como o Preply e o iTalki.
Trabalhar como professor particular online é uma excelente opção para compartilhar seu conhecimento e ajudar os alunos a aprenderem de forma individualizada. No entanto, é importante verificar a legislação e regulamentações locais para garantir que você esteja em conformidade ao oferecer serviços de tutoria online. Além disso, respeitar a privacidade e a segurança dos seus alunos durante as aulas online.

Assistente virtual
Como assistente virtual, você pode ajudar empresas ou indivíduos com tarefas administrativas, como responder e-mails, agendar compromissos, gerenciar mídias sociais e realizar pesquisas.
Fabricação em home office, com vendas internas ou externas
Existem várias coisas que podem ser feitas em casa e vendidas. Ou recebendo os clientes em casa, ou utilizando meios digitais como o Mercado Livre, OLX e marketplace, entre outros. Aqui estão algumas ideias:
- Você pode criar e vender produtos artesanais, como joias, acessórios, itens de decoração, quadros, sabonetes, velas, entre outros;
- Faça produtos como sabonetes, cremes, loções, produtos de aroma terapia, produtos naturais para cuidados com a pele, cabelo e barba, entre outros;
- Se você gosta de cozinhar, pode vender alimentos caseiros, como doces, bolos, biscoitos, geleias, pães, temperos, molhos e refeições congeladas;

- Se você tem habilidades de costura, pode criar e vender roupas, acessórios de moda, itens para bebês, almofadas, colchas, toalhas de mesa, entre outros produtos têxteis;
- Se você é talentoso em pintura, desenho, ilustração, design gráfico ou fotografia, pode criar e vender suas obras de arte, prints, cartões, posters, convites personalizados, logotipos, designs para camisetas e muito mais;
- Ofereça serviços de personalização, como gravar nomes em produtos, personalizar itens com monogramas, criar presentes personalizados para ocasiões especiais, entre outros;
- Cultive plantas, flores ou ervas em casa e venda-as. Você também pode criar arranjos florais, terrários, vasos decorativos e produtos relacionados à jardinagem.
Fique por dentro de tudo que rola no mundo, falamos tudo de tudo.
E todos os dias trazemos notícias, novidades e conteúdos diversificados. Leia também: Dê adeus ao sedentarismo sem sair de casa: Dicas práticas para se exercitar em casa | 5 Dicas para Aumentar a Produtividade no Trabalho Remoto
Livro sugerido: Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar – por Seth Godin