Confira um pouco mais sobre o que são os tumores ósseos, e ainda como a falta de um diagnóstico contribui para a dificuldade de tratar a doença

Você já ouviu falar o que são os Sarcomas Ósseos? Eles são tumores que se originam por meio do crescimento anormal das células de qualquer parte do nosso corpo. Por serem tumores de tipo raro eles representam 0,2% dos diagnósticos.
O que são sarcomas?
Primeiramente, os sarcomas são grupos diferentes de tumores que são encontrados em nosso corpos. Eles se dividem em três tipos: Partes moles, ossos e por fim o GIST( ou tumor do gastrointenstinal)
Quais as causas para o Sarcoma Ósseo?
Por ser ainda um tumor de tipo bastante raro, ainda existem poucas informações a cerca das origens do Sarcoma. Entretanto, um pequeno contingente de pacientes portadores da doença, apresentam como fatores dentre eles o aparecimento de síndromes raras tais como a Síndrome de Gardner e a Síndrome de Werner.
Vale lembrar que essas condições são adquiridas por meio do contato com a radiação e a exposição a agentes químicos.
Quais são os principais sintomas?
Os sintomas do Sarcoma Ósseo podem ser diversos dentre eles, destacam-se, o aparecimento de dores, aumento do volume na região fraturada, além da possibilidade de febre. Todavia, existem também a possibilidade desses tumores serem encontrados sem manifestar esses sintomas.
Como funciona o tratamento?
Como citado anteriormente, devido a falta de maiores informações científicas sobre as causas do Sarcoma Ósseo, o que pode dificultar a realização do tratamento conforme o estágio ao qual a doença é descoberta.
Por isso o tratamento é feito com base em uma equipe multidisciplinar que ficará responsável por tomar as decisões e ao mesmo tempo usar os métodos mais comuns de tratamento contra o câncer que vão desde a cirurgia até a Quimioterapia.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Acesse o portal I9 e conheça mais informações relacionadas ao universo da saúde