Realizar o controle de fluxo de caixa na empresa é uma tarefa fundamental, principalmente para os gestores que prezam para a boa saúde financeira de seus negócios. Dessa forma, um bom controle de fluxo de caixa pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento da empresa.

Um empreendedor de sucesso deve dominar vários aspectos da sua empresa, principalmente quando se trata de questões financeiras. Por isso, é preciso gerenciar a entrada e a saída do dinheiro de forma eficaz, pensando também no futuro.

Controle do Fluxo de Caixa (foto: Divulgação/Google)
Controle do Fluxo de Caixa (foto: Divulgação/Google)

Independente do tamanho do seu negócio, é fundamental realizar um bom fluxo de caixa na empresa, para ter maior controle sobre os gastos e ganhos, possibilitando que seja possível tomar decisões conscientes a respeito do futuro da empresa sem ter que fazer empréstimos ou passar o mês no vermelho.

Portanto, se você preza para o bom funcionamento financeira da empresa, é interessante que você saiba o que é o controle de fluxo de caixa e como você pode fazê-lo de uma forma mais eficaz.

Entenda o fluxo de caixa

O fluxo de caixa na empresa pode ser definido como uma ferramenta financeira que auxilia no gerenciando e na gestão da empresa. Ele poderá servir par auxiliar na organização das finanças, demonstrando toda a entrada e saída do dinheiro, de forma ordenada e cronológica.

Em temos gerais, é possível afirmar que o fluxo de caixa demonstra a disponibilidade da empresa em determinado período, deixando claro quais são os valores que estão à disposição. Dessa forma, será possível perceber o quanto pode ser gasto em determinadas operações financeiras.

Nesse sentido, o fluxo de caixa na empresa auxilia para que seja possível ter uma tomada de decisão mais consciente em relação aos gastos da empresa no mês, com informações completas e precisas. Com o tempo, isso trará muitos benefícios para a sua empresa.

Afinal, um bom controle de fluxo de caixa significa compreender os gastos e ganhos da empresa de forma correta, demonstrando onde está sendo gasto o dinheiro e quando é a hora certa de parar de gastar.

A elaboração do fluxo de caixa

Para elaborar um bom fluxo de caixa, é preciso focar na organização, pois ele será realizado com frequência, precisando ser verdadeiro, sem erros no momento de calcular ou colocar os números. Por isso, tenha muita atenção no momento de elaborar os eu fluxo de caixa.

É interessante que o fluxo de caixa seja realizado no início de cada mês. Essa data se chama data de corte, que é o dia em que são coletados todos os saldos inicias do caixa e seus equivalentes.

Com isso, a partir da data estabelecida, deve-se registrar TODAS as quantias relacionadas com a entrada e saída do dinheiro na empresa. É preciso que tudo seja registrado, até mesmo as operações pequenas.

Para que você tenha mais sucesso nesses registros, é interessante encontrar um sistema integrado, que você tenha acesso em qualquer lugar. Hoje em dia, já existem planilhas online que podem ser muito úteis para esse tipo de atividade.

Existem também algumas ferramentas online pagas que servem para realizar o fluxo de caixa. Nem sempre é necessário utilizar a versão paga, mas isso depende da necessidade de cada empreendedor.

É interessante que as entradas sejam contabilizadas, assim como as saídas. Além disso, se existirem entradas ou saídas futuras, elas também podem ser contabilizadas (como futuras).

Mas, no momento de realizar uma operação financeira, é preciso deixar de lado as “entradas futuras”, pois isso pode fazer com que você se complique financeiramente, principalmente se não houver essas entradas.

Cuidados que se deve ter na elaboração do fluxo de caixa

Existem alguns principais cuidados que você deve levar em consideração no momento de realizar o fluxo de caixa na empresa. Separamos os mais importantes para evitar erros e fazer com que você consiga realmente organizar as questões financeiras da empresa.

É preciso encontrar uma boa ferramenta que te auxilie na elaboração do fluxo de caixa, que seja preferencialmente integrada com outros sistemas, isso irá facilitar esse serviço. Além disso, o fluxo de caixa deve ser organizado constantemente, se transformando em uma tarefa diária.

No momento da elaboração do fluxo de caixa, é preciso ter muito cuidado com os erros de digitação, pois eles podem ser fatais em alguns casos. Portanto, revise tudo o que for realizado.

É interessante também que você faça backup de todos os dados do fluxo de caixa, ou seja, que tenha uma cópia de segurança atualizada, assim, você não perderá os dados importantes.

Além disso, você pode utilizar os extratos bancários para te auxiliar na hora de elaborar e conferir os valores, fazendo com que ocorram menos erros na elaboração do seu fluxo de caixa.

Dessa maneira, você irá realizar um bom fluxo de caixa na empresa, tendo maior controle sobre ele, além de fazer com que ele seja completamente confiável, se transformando em mais uma ferramenta para te auxiliar no gerenciamento da sua empresa. Por esses e outros motivos que o fluxo de caixa na empresa é tão fundamental, devendo se transformar em uma rotina do dia a dia de trabalho. Em pouco tempo será possível organizar a empresa e melhorar as suas finanças.

Vídeos fluxo de caixa

Fluxo de Caixa Simples (do ZERO)

Fluxo de Caixa e Orçamento

Como Fazer Fluxo de Caixa – A Estrutura Perfeita

Artigo anteriorVeja como ganhar inscritos no YouTube
Próximo artigoSegunda via fatura TIM‎
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui