
A princípio, o cronograma capilar é extremamente benéfico para nossos cabelos. Especialmente quando precisamos repor a hidratação dos fios. Mas você sabe o que ele é e como aplicá-lo em sua rotina?
Nesse sentido, preparamos um guia completo sobre o cronograma capilar para você aprender a cuidar dos fios. Além disso, vamos falar sobre a importância da hidratação nesse processo.
Então, vamos aprender mais?
Afinal, o que é o cronograma capilar
Antes de mais nada, o cronograma capilar é uma maneira de criar uma rotina de cuidados para o cabelo. Desse modo, ele possui etapas que intercalam a hidratação, a reconstrução e a nutrição.
Aqui, é válido frisar que o cronograma é montado conforme a necessidade capilar de cada pessoa. Ou seja, o que é bom para mim, não necessariamente será bom para você.
Além disso, ele é indicado para todos os tipos de cabelo: lisos, ondulados, crespos, cacheados, com químicas, etc. Então, ele precisa ser feito tanto nos cabelos saudáveis quanto nos fragilizados ou danificados.
Porém, como ele atua? A princípio, o cronograma é dividido nas etapas que mencionamos como forma de garantir que os fios permaneçam saudáveis.
Dessa forma, o cronograma capilar vai atender todas as necessidades do couro cabeludo na medida correta. Com isso, ele vai ficar mais forte, brilhoso e, claro, saudável.
Agora que você já entendeu um pouco sobre o que é o cronograma, vamos entender mais sobre cada uma das etapas.
Etapas do cronograma
Como dito, o cronograma capilar se divide em 3 etapas. São elas: hidratação, nutrição e reconstrução. A seguir, vamos falar sobre cada uma delas!

Hidratação
A princípio, a hidratação é uma das etapas principais da rotina capilar. Nesse sentido, o processo de hidratação é responsável por repor a água e permitir que o cabelo absorva todos os nutrientes das máscaras hidratantes.
Dessa forma, ela é fundamental para deixar os fios macios e sem ressecamento. Além disso, a hidratação prepara o cabelo para que ele consiga reter todo o tratamento feito nas outras etapas.
Nutrição
A segunda etapa do cronograma capilar é a nutrição. A princípio, esta é a fase responsável por devolver os óleos naturais do cabelo. Dessa forma, os fios ficarão blindados contra a perda de água e o ressecamento.
Como resultado, você terá cabelos alinhados, com um volume natural e, claro, muito saudáveis.
Além disso, uma dica é escolher máscaras que contenham óleos em sua composição. Por exemplo, coco e flores preciosas,manteigas de karité ou cacau.
Reconstrução
Por fim, a última etapa do cronograma capilar é a reconstrução. Nesta fase, o objetivo é fazer uma restauração profunda nos fios. Para isso, é necessário fazer uso de uma máscara reconstrutora.
De antemão, a reconstrução fará a reposição das proteínas e da massa capilar que perdemos por conta de químicas, pelo calor excessivo, poluição e até pelos raios solares.
Por fim, busque por máscaras que contenham arginina, queratina, ceramida ou creatina. Já que esses ativos são importantes e devem aparecer no rótulo da embalagem.
Agora, que tal aprender a como montar o seu próprio cronograma capilar? Para isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar. Confira:

Montando seu cronograma capilar
Depois de entender todo o contexto da rotina capilar, e sobre cada etapa, é o momento de aprender a organizar e incluir os tratamentos na sua rotina.
Desse modo, o primeiro passo é começar fazendo o teste de porosidade dos fios. Ou seja, para entender o que seu cabelo realmente precisa.
Funciona assim, você pega um fio de cabelo e coloca dentro de um copo transparente com água. Então, você deve observar o seguinte:
- Se o cabelo boiar, precisa de hidratação intensa
- Afundou? Então, precisa de uma reconstrução profunda
- Se não afundar, nem boiar, significa que ele precisa de uma nutrição
Entretanto, é válido ressaltar que existem outras formas de observar as necessidades do seu cabelo. Por exemplo, queda excessiva de cabelo, uso de muitas químicas e também maus hábitos.
Se você deseja saber como montar seu cronograma capilar com base nos sintomas que você tem, pode fazer este teste de L’óreal Paris clicando aqui!

Hidratação – como fazer corretamente
Como a gente falou, a hidratação é uma das etapas mais importantes do cronograma capilar. Nesse sentido, ela deve ser feita, pelo menos, a cada 10 dias. Inclusive se o seu cabelo estiver 100% saudável.
Por isso, vamos contar como deve ser feita uma hidratação correta para deixar os fios ainda mais encorpados e brilhosos.
A princípio, a etapa de hidratar os fios pode ser feita em todos os tipos de cabelo. Contudo, só é preciso se atentar às recomendações dos produtos. Por exemplo, se o seu cabelo é oleoso, compre uma máscara para cabelos oleosos.
Além disso, incluir a hidratação em seu cronograma capilar pode trazer diversos benefícios. Por exemplo:
- Prevenir as pontas duplas
- Combater o ressecamento
- Recuperar o cabelo danificado
- Eliminar o frizz
- Deixar o cabelo mais saudável
- Trazer brilho
- Deixar as madeixas mais maleáveis
Porém, se é preciso fazer uma hidratação para cada tipo de cabelo, como saber qual a mais adequada para os meus fios? Nós respondemos isso abaixo! Confira a seguir a forma correta de hidratar cada tipo de cabelo:
Cronograma capilar em fios oleosos
- Escolha uma máscara ou ampola de hidratação capilar leve e sem óleo
- Aplique o produto afastado da raiz do cabelo
- Lave com um shampoo esfoliante
- Faça o cronograma capilar a cada 15 dias.
Cabelos mistos
- A princípio, opte por máscaras para cabelos danificados ou ressecados
- Aplique o produto diretamente nas pontas duplas e ressecadas
- Lave o couro cabeludo com um shampoo antioleosidade
- Repita a rotina a cada duas semanas

Cronograma capilar em fios secos
- Escolha produtos com maior concentração de hidratação
- Aplique em todo o cabelo, mas evite o couro cabeludo
- Então, lave os fios com um shampoo livre de sulfato
- Repita este cronograma capilar toda semana
Danificados com química
- Primeiramente, aposte em máscaras ou ampolas de hidratação específicas para cabelos com química
- Não economize, aplique bastante produto nos fios
- Desse modo, deixe o produto agir com o auxílio de uma touca térmica
- Lave o cabelo com shampoos para cabelos quimicamente danificados
- Por fim, repita o cronograma toda semana.
Viu só como apostar no cronograma capilar é importante? A princípio, ele é capaz de recuperar a saúde do seu cabelo, além de devolver o brilho e a maciez.
Por fim, aproveite para avaliar esse conteúdo ou ainda deixe um comentário sobre como você cuida dos seus cabelos!