Em primeiro lugar, o comediante, Whindersson Nunes contou nas suas redes sociais, na última quinta-feira, que utilizou o serviço do CVV. Além disso, ele falou que conversou com uma das voluntárias e se emocionou. O número do Centro de Valorização da Vida é o 188.
Para quem está passando por momentos de crises de ansiedade, essa é uma maneira de aliviar a tensão e conversar com alguém. Além disso, o número está disponível para todas as pessoas e faz parte de uma associação civil formada por voluntários. Veja o que Whindersson contou:
“Liguei no cvv hoje, foi muito legal uma moça bacana com uma voz calma conversou comigo, chorei demais, mas a experiência de conversar sobre tudo com um anônimo é muito libertador, se você precisar de ajuda, ligue 188”
Sobretudo, para se ter ideia, a postagem do humorista já conta com mais de 2,7 milhões de visualizações. Aliás, Whindersson também fez questão de contar como sua cachorrinha o ajuda nesses momentos. Regina, como é chamada, já está com idade avançada, mas é a companheira do ator.

Depressão
De antemão, há alguns anos o humorista fala abertamente da sua doença. Além disso, ele tenta, através da sua experiência, mostrar que existem muitos altos e baixos. No entanto, sempre leva o assunto como forma de incentivo para outras pessoas buscarem ajuda.
Em 2022, Whindersson anunciou que estaria se afastando dos palcos, mas que não seria para sempre. No entanto, seu espetáculo está disponível em uma plataforma de streaming e se chama Isso não é um culto.
Além disso, em entrevista ao Programa da Maísa, Whindersson Nunes também falou sobre a importância desse tema:
“Acho que eu falar sobre isso de uma forma amigável, e todo mundo ficar sabendo que não tem problema em falar, é a melhor forma de ajudar. A pior coisa de tudo isso é a falta de informação”, contou.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil apresenta a maior prevalência de depressão na América Latina e a segunda maior nas Américas. A depressão é um transtorno multifatorial que pode ser influenciado por fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Além disso, a depressão é a principal causa de insuficiência em todo o mundo. Bem como, afeta mais de 300 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde. No entanto, a genética também pode ter um papel importante em algumas formas de depressão. Contudo, indivíduos sem histórico familiar também desenvolvem o transtorno.

Principais sintomas da depressão
Primeiramente, algumas das características comuns da depressão incluem humor abatido, irritabilidade, ansiedade e angústia. Além disso, as pessoas também podem ter desânimo ou cansaço, diminuição ou incapacidade de sentir alegria. Bem como, falta de prazer em atividades que antes consideravam agradáveis, desinteresse, falta de motivação e indiferença.
Ao mesmo tempo que podem ter sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desamparo e vazio. Aliás, pessoas com depressão também podem ter ideias frequentes e desproporcionais de culpa e sensação de falta de sentido na vida. Por fim, nesses casos a interpretação distorcida e negativa da realidade é comum.
Centro de valorização da Vida — O que é CVV?
Antes de mais nada, Whindersson fez questão de ressaltar o trabalho do CVV. Bom, essa entidade é formada por voluntários que se disponibilizam para ouvir pessoas em crises. Além disso, um dos fatores de risco desses pacientes é o suicídio. Conforme o Ministério da Saúde, a cada uma hora no Brasil, um cidadão tira a sua própria vida.
Sobretudo, Objetivo principal do CVV é oferecer atendimento voluntário e gratuito a todas as pessoas que desejam conversar, fornecendo suporte emocional e prevenção ao suicídio. Além disso, o Centro de Valorização da Vida ainda garante total sigilo, através de telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, todos os dias.
Fundada em São Paulo em 1962, o Centro de Valorização da Vida é uma associação que não possui fins lucrativos. Ainda assim, é reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973.
O CVV é afiliado ao Befrienders Worldwide, que une organizações similares em todo o mundo. Além disso, contribuiu para a elaboração da Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde. Desde 2015, mantém um acordo de cooperação com o Ministério para implementar uma linha gratuita de prevenção do suicídio em âmbito nacional.
A linha 188 foi inaugurada no Rio Grande do Sul e em setembro de 2017 começou a ser expandida para todo o Brasil. Além disso, os contatos com o CVV podem ser feitos através dos telefones 188, 24 horas e sem custo. Com esses canais, o CVV realiza mais de 3 milhões de atendimentos anualmente.
Por fim, leia mais sobre saúde mental: Veja 7 sinais que podem indicar se você está com depressão