Os anos 80 marcaram a cultura mundial em diversos aspectos. Pois foi um período de transição em relação a muitos aspectos da história. Assim, sempre está em referência em algum setor. Por exemplo, em séries como Stranger Things.

Em 2023, os anos 80 esteve presente na  Semana de Alta Costura em Paris. Ou seja, no evento mais importante da moda, que define as tendências para as próximas estações. 

As cores, cortes e toda extravagância da década que apresentou Madonna e Cyndi Lauper ao mundo ganhou Paris. Quando os principais nomes da moda mundial reverenciam este momento importante da história.

Anos 80 na Semana de Alta Costura.

Semana de Alta Costura em Paris

A semana de alta costura recebe o que a de melhor em moda no mundo. Isto é, as coleções que se apresentam são exclusivas. E quem define o que pode ser catalogado é a  Federação da Alta Costura e da Moda. Tudo a partir de critérios rigorosos.

Isso significa que o termo alta costura é uma marca patenteada. Assim, somente estilistas e empresas do mundo da moda podem usar o termo. Seguindo esse preceito, Paris recebe os melhores e conceituados artistas da costura para mostrarem seus trabalhos.

Categorias

Para participar da Semana da Alta Costura é necessário preencher alguns requisitos. Para isso há 3 formas. Ou seja, para ser um nome reconhecido é necessário ser membro permanente. Isto é, aquele que preenche todas as condições  para ser membro.

Porém a outras formas, como membros  que não possuem sede em Paris, mas podem ser membros. Outra forma é ser convidado pela academia. Portanto, trata-se de um mundo muito restrito. Por isso é de alto nível.

Anos 80 e as suas principais características

Os anos 80, do século passado, foram determinantes na história. Pois a sociedade tomou novos rumos e se reordenou a partir desse momento. Por essa razão é um período sempre revisitado. Ou seja, é uma época de referência em qualquer setor da cultura.

A principal marca desse período é a implantação de valores cobrados em outras décadas, isto é, a liberdade, independência bem como uma arte expressiva. Capaz de retratar o mundo real e os sentimentos das pessoas.

 Por isso, falar dos anos 80 é trazer cores e extravagância. Inclusive tudo muito exagerado. Isso foi o primeiro passo das mudanças que viriam depois, quando chegou o mundo digital.

Anos 80 é o auge da capacidade do ser humano se expressar. Assim, artistas retomam este tempo em suas criações. Na semana da alta costura em Paris, não foi diferente. Aos mais nostálgicos foi até se imaginar em “De Volta Para o Futuro”

A Semana de Alta Costura e os anos 80

Neste ano, a semana de Alta-Costura verão foi marcante em vários aspectos. Especialmente pela volta pós pandemia da covid-19.  Considerando que a presença de público dá um glamour a mais. 

Outro fator são as apresentações. Principalmente das coleções mais esperadas. E em 2023 os estilistas não economizaram em criatividade. Além disso, os anos 80 reaparecem nas tendências para as próximas estações.

A grande expectativa está em torno das coleções mais renomadas como: Viktor & Rolf, Alexandre Vauthier, Valentino, além de outros grandes nomes. Trata-se de uma experiência de imersão. Os artistas da moda proporcionam um percurso entre a realidade e a ilusão.

Principais coleções

Veja o que de melhor passou pela passarela na Semana de Alta Costura.

Anos 80 e alta costura.

Schiaparelli e as mangas dos anos 80

Sua coleção privilegia o clássico. Além disso, optou por cores mais limpas e harmônicas. Os anos 80 fizeram presença nas ombreiras. Mas o que causou impacto foram as cabeças de animais sintéticas.

Armani Privé

Armani trouxe cores para a passarela. Isso deixou a coleção leve e alegre. Seu desfile proporcionou um contraste entre o passado e o moderno. Inclusive trouxe a presença clássica do circo em golas arredondadas como as de Pierrot.

Viktor & Rolf

Foi uma coleção que proporcionou uma viagem no tempo, imprimiu uma linguagem clássica. Além disso, trouxe referência das grandes festas europeias. O grande destaque foi a presença de grandes modelos. Desse modo a adequação foi perfeita.

Robert Wun

O melhor dessa coleção ficou a cargo da criatividade. O estilista deu aula de como se faz um trabalho sustentável. Com orçamento pequeno a coleção deu o seu recado. Inclusive a marca mostrou a que veio.

Chanel

Sem fugir do seu estilo, Chanel entrou para demarcar o seu território. Assim, soube agradar a maioria sem muito esforço. A aposta foi nas tendências como a bota sem salto. Estilo que será protagonista nas próximas estações.

Elie Saab

Deu um ar agradável ao evento. Trouxe cores suaves e a aposta em flores. Foi como tomar um chá em um jardim florido à tarde. Outro destaque foram os bordados que apareceram na medida correta. Perfeito!

Valentino embarcou nos anos 80

Muitas cores em meio a acessórios como renda, além de capas chamativas deram o tom dessa apresentação. Junto com a remontagem dos anos 80, o estilista trouxe a alfaiataria para a conversa. Valentino trouxe a festa e o espetáculo para a passarela. 

Moda e História

Toda arte tende a contar uma história. na alta costura não é diferente. Pois, não basta simplesmente inventar e costurar uma roupa. Mas, é preciso colher o ambiente psicológico do momento. 

Costurar é criar a identidade para quem faz uso da peça. Cada roupa tem um significado. Portanto revier aos anos 80 em forma de coleções de estação, é ressignificar a história.

O mundo passou por uma grande tragédia que foi a pandemia. Assim cada pessoa e cada estrutura da sociedade está em reconstrução. E para se refazer é necessário voltar a origem, Assim a Semana de Alta costura deu o seu recado.

Anos 80.

Anos 80 reconstruindo a cultura contemporânea

Se existe uma característica para a década de 1980 ela é o instinto. Todo potencial de mudança sonhado antes, a geração coca-cola fez acontecer. Não bastava falar em liberdade, é preciso ser livre.

Na semana de Alta Costura de Paris, os anos 80 deram o tom das tendências, isso significa que estamos, não voltando ao passado, mas na verdade, resgatando o ímpeto que motivou muitos a mudarem a história. Como é o momento atual, a transformação é a palavra. 

Não deixe de ler: Você conhece os perfumes mais famosos do mundo?

Artigo anteriorMEI: Saiba quais foram as mudanças para 2023
Próximo artigoVeja 7 sinais que podem indicar se você está com depressão
Historiador e apaixonado pelas palavras. Sempre a disposição para contar boas histórias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui