Recentemente o ator Bruce Willis foi diagnosticado com uma doença extremamente debilitante e chocou muito o público e seus fãs, afinal a família do ator trouxe à tona diagnóstico de demência frontotemporal do ator, que já vem a algum tempo se manifestando aos poucos e ainda fez o astro se afastar de papéis importantes no cinema.
Para saber mais sobre a doença do ator, e ainda mais informações, sobre sintomas e tratamento. Siga a leitura:

Esposa Bruce Willis compartilha carta sobre demência frontotemporal do ator: ‘Família com esperança’
Emma Heming a esposa de Bruce Willis, fez um belo compartilhamento de uma carta aberta contando com apoio da psicóloga Rachael Martinez, ela também é fundadora da organização Remember Me, que auxilia os familiares de pessoas que acometidas de demência frontotemporal, doença conhecida pela sigla FTD.
Cerca de um ano atrás o ator Bruce Willis teve um diagnóstico de afasia, que era relativo a uma lesão cerebral que atrasou a linguagem e comunicação do ator. A dificuldade estava em pronunciar palavras e até decorar textos.
Desde lá o ator vinha tratando o problema, que recentemente teve seu dignóstico FTD preciso devido a outros sintomas manifestados. A psicóloga diz ainda em um trecho da carta de apoio as seguintes palavras:
“FTD é brutal. É doloroso. É doloroso e confuso. É excepcionalmente injusto e porque é progressivo, não para.
No entanto, há outro lado na escuridão. Há luz. Há bondade, e aí que reside nossa esperança de que vocês possam encontrá-la. Embora não haja roteiro, não haja etapas concretas e definitivamente não haja consciência e compreensão suficientes para enfrentar isso — existe o amor mais doce e delicado. É um amor que vence o silêncio, os comportamentos estranhos e o constante estado de mudança.”
A psicóloga perdeu o pai que era acometido de demência frontotemporal.
Leia a carta da integra, nesta matéria de o globo.

Mãe de Bruce Willis confessa “Ele não me reconhece mais”
A mãe de Bruce Willis tem 86 anos e segundo seu cunhado, o ator Wilfried Gliem, ficou abalada demais ao ver o estado de saúde debilitante do filho.
Recentemente um jornal alemão chamado “Bild”, disse que a mãe do ator está bastante preocupada com a saúde do filho, já que ele não parece conseguir manter conversas sensatas, e muitas vezes não a reconhece.
Entenda a doença demência frontotemporal
A demência frontotemporal destrói gradativamente os neurônios nos lobos frontais, localizado atrás da testa, ou em lobos temporais, que ficam atrás das orelhas. A doença afeta mais especificamente grupos entre 45 e 64 anos e é uma enfermidade progressiva.
A doença provoca ainda diversas alterações de personalidade, de comportamento e dificuldade para compreender e produzir fala, atrasos na comunicação e palavras desconexas.
A enfermidade ainda é neurodegenerativa, e quanto mais o tempo passa mais agravam os sintomas.
Ela também é genética, e pode ser transmitida de geração em geração via genes, ou de pais para filhos, devido a mutações em genes específicos, ligados à proteína Tau e à proteína TDP43.

Sintomas
Alguns sintomas e manifestam de maneira bastante regular, ainda mais com a progressão do quadro, são elas:
- Agressividade, irritação;
- Comportamentos impulsivos;
- Movimentos repetitivos;
- Temperamento com mudanças bruscas de comportamento;
- Introversão, falta de interesse social;
- Dificuldade na fala e pronúncia;
- Dificuldade em decorar textos, escrever;
- Problemas cognitivos de compreensão, entendimento;
- Falar e interagir de maneira desconexa, com assuntos e frases sem sentido;
- Esquecer pessoas, significados de palavras;
- Espasmos musculares e tremores;
- Dificuldade para andar, perda de motilidade;
Todos sintomas podem piorar com o tempo e conforme avança a idade do indivíduo, agravando mais o quadro, e os sintomas podem debilitar tanto o paciente, em alguns casos pode levar a pessoa a ficar muda e paralisada, por isso é importante acompanhamento.
Para confirmar o diagnóstico são necessários exames de:
- Testes neuropsicológicos
- Coleta de liquor
- Exames de imagem
- Testes genéticos
- Hemograma completo
Tratamento
São utilizados alguns tipos de medicamentos que reduzem os sintomas e melhoram a qualidade de vida, geralmente estes medicamentos são como anticonvulsivantes, antidepressivos e antiepiléticos.
Será importante a família contar com pessoas e cuidadores para fornecer a assistência necessária a pessoa.
Sempre sendo importante evitar ambientes com muitos ruídos e que gerem estresse ao paciente, além de psicoterapia cognitivo-comportamental.
À medida que este distúrbio vai evoluindo, a pessoa pode ter mais dificuldade de engolir, mastigar, andar e até de controlar a bexiga ou o intestino e, portanto sempre pode ser necessárias sessões de fisioterapia e fonoaudiologia e demais acompanhamentos médicos necessários, de acordo com necessidades do paciente.
Importância de uma rede de apoio ao doente e a família
Ter um familiar com uma doença neurodegenerativa não é fácil nem para o paciente quanto seus familiares, portanto é importante contar com grupos, redes de apoio principalmente voltados a saúde mental e emocional.
Demência frontotemporal & doença de Alzheimer, saiba diferenciar
Em grande maioria, este tipo de demência ocorre na faixa etária dos 40 e os 60 anos, diferente do que ocorre na doença de Alzheimer em que o diagnóstico é feito, principalmente, após os 60 anos.
Perda de memória na demência frontotemporal ocorre geralmente na fase avançada da doença, assim como delírios e alucinações.
Gostou do conteúdo. Leia também:
Óvnis abatidos em 12/2 nos EUA, geram especulações: Entenda
Confira as Cores para usar no Verão 2023