Eu ouço esta declaração todas as semanas no meu escritório. Sessão após sessão, as pessoas queixavam-se de se sentirem cronicamente cansadas e sem energia para passar o dia.

Quão ruim é? Eles não querem sair para sessões semanais de psicoterapia.

“Eu tenho que ir hoje?” eles choramingaram. “Não podemos falar ao telefone?”

O que começou esta epidemia de fadiga?

Depressão ou Tristeza - Confira dicas para entender e diferenciar (foto reprodução/imagem/google)
Depressão ou Tristeza – Confira dicas para entender e diferenciar (foto reprodução/imagem/google)

O Efeito Pandêmico – Depressão ou Tristeza?

Como a maioria das pessoas, você provavelmente passa muito tempo em casa navegando pelo telefone, assistindo a programas ou clicando casualmente em vídeos do TikTok ou do YouTube.

Eu sei. eu estou lá.

A pandemia desempenhou um papel importante na criação desse novo estilo de vida sedentário. Preso em casa, trancado, isolado, inativo, com contato social pessoal limitado por meses, você certamente se sentirá insatisfeito com sua vida.

Mas como esse estilo de vida pós-pandemia afetou sua saúde mental?

Sentimentos de depressão

Quando você sente que está entrando em depressão, é provável que comece a se sentir sobrecarregado com inseguranças e dúvidas. Você pode começar a ruminar, questionar suas escolhas, examinar sua história e dissecar sua carreira e relacionamentos.

O que é pior, você pode começar a perder o controle da realidade; sua mente pode começar a pregar peças em você. Você pode se perguntar: “Por que de repente me sinto deprimido?”

Muitas vezes, a resposta está escondida à vista de todos.

“Fadiga do estilo de vida”

Em vez de pesquisar sua história, marcar uma consulta com um psiquiatra ou se culpar por seus sentimentos, considere esta pergunta básica:

A sua depressão é um produto do seu estilo de vida?

Quando você considera os gatilhos mais comuns da depressão – como isolamento social, estilo de vida sedentário ou falta de estímulo criativo – fica claro que esses hábitos repetitivos são terreno fértil para a depressão.

Depressão versus “fadiga do estilo de vida”

Em meu artigo, “As chaves para entender a depressão de alto funcionamento”, notei que a depressão de alto funcionamento (também conhecida como distimia) é difícil de detectar. Ao contrário dos episódios depressivos maiores, a depressão de alto funcionamento é de baixo nível, crônica e não tem gatilhos claros.

No entanto, a “fadiga do estilo de vida” tem gatilhos óbvios, mais provavelmente devido a se sentir preso do que propenso à depressão.

Lista de verificação

Leia a lista abaixo e anote para quais perguntas você respondeu “sim”:

  • Todos os dias parecem iguais?
  • Seu trabalho é monótono?
  • Você tem medo de sair de casa?
  • Você está evitando amigos e interações sociais?
  • Você passa mais tempo nas telas do que nas pessoas?
  • Perdeu a criatividade?
  • Sua libido sumiu?
  • Você acaba remoendo ou obcecado por seus fracassos?
  • Você está comendo muito ou pouco?
  • As atividades que antes o faziam feliz agora parecem uma perda de tempo?

Se você respondeu sim a cinco ou mais dessas, provavelmente tem “fadiga do estilo de vida” (embora “fadiga do estilo de vida” não exclua a depressão).

Como se libertar da “fadiga do estilo de vida”

A “fadiga do estilo de vida” vive e respira na repetição; libertar-se começa com uma palavra poderosa: mudança.

Qualquer mudança em sua rotina, como acordar cedo, ir para a cama cedo, reunir-se com velhos amigos ou ir a um show ou teatro, servirá. Procure novas atividades que quebrem a monotonia ou a previsibilidade.

O tamanho não importa. A mudança é um poderoso antídoto. Por exemplo, uma paciente com quem eu estava em psicoterapia disse que começou a se livrar da “fadiga do estilo de vida” reorganizando sua cozinha; outra paciente se sentiu melhor depois de fazer uma aula de dança, outra reservou uma viagem para uma ilha tropical com a viagem de amigos.

Essas escolhas trazem nova energia e vitalidade e nos lembram que a vida é o que fazemos. Mesmo pequenas mudanças podem revigorá-lo e dar-lhe a motivação necessária para começar seu estilo de vida novamente.

Artigo anterior9 truques que tornarão seu trabalho mais fácil
Próximo artigoA Humildade Intelectual – O PODER DE UMA PESSOA HUMILDE
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui