A cada fase a mãe vai se perguntando se está fazendo tudo certinho – principalmente as de primeira viagem -, e uma das coisas é a alimentação.

A introdução alimentar, por exemplo, começa quando o bebê está com mais ou menos seis meses, neste momento o corpo do pequeno atinge um nível de desenvolvimento neurológico e cognitivo, permitindo alimentos além do leite materno.
Sabe aquela fase que o neném já sai pegando tudo o que vê pela frente e coloca na boca? Ele não precisa mais de você para sentar, já mastiga e engole com mais facilidade. É nessa época que o corpo do seu filho passa a necessitar de nutrientes além dos que contém no seu leite.
Então além de amamentar, você irá introduzí-lo com alimentos ricos em vitaminas e minerais como forma de complementar na alimentação. Lembre-se que seu leite ainda é a fonte principal dele.
Hora do novo alimento
Normalmente, quando o bebê começa a consumir outros alimentos, chega a fase das papinhas. Caso você tenha dúvidas de como conservar, congelar e tudo mais, vou te ajudar com isso, viu?
Antes de entrar no assunto “papinhas”, vamos voltar rapidinho ao leite materno. Se o seu filho já nasceu, ou ainda está aí na sua barriga, você já deve estar ciente sobre a licença maternidade, não é? Ou seja, você tem direito a apenas 120 dias (quatro meses) para ficar diariamente com seu pequeno.
Depois que esse período acaba, a rotina volta e você precisa se organizar para deixar seu bebê bem alimentadinho, afinal, ele ainda está com poucos meses de vida.
Uma das formas é usar um equipamento para tirar o leite materno da mama durante a noite e armazenar no congelador. Esse equipamento você pode encontrar em farmácias ou lojas específicas para bebês.
O leite retirado na noite anterior tem duração de no máximo 12 horas. Caso você deixe fora do congelador, ele deve ser ingerido em até 2 horas.
DICAS DE COMO CONGELAR E DESCONGELAR PAPINHA
Como deve-se congelar as papinhas?
Que delícia! Chegou o momento de começar a preparar aquelas papinhas nutritivas para o bebê, não é? Se sua licença maternidade acabou e não há tempo de fazer todos os dias, vou te ensinar como preparar as papinhas e congelá-las.
Agora, imagino como você estar sua cabeça: perguntando se o congelamento das papinhas faz com que diminua a quantidade dos nutrientes, o tempo de conservação… Calma aí que vamos resolver isso, ok?
Nutrientes
Não vou mentir para você, quando congelamos um alimento ele perde nutrientes. Só que a ideia de congelar as papinhas feitas em casa ainda é a melhor opção. Afinal, há estudos que indicam que as papinhas industriais têm bem menos nutrientes que as caseiras.
O que não congelar?
Só que nem tudo deve ser congelado, ok? Existem alguns alimentos que perdem o gosto, textura e nutrientes importantes. Vamos à lista?
- Banana
- Chantilly
- Cremes e pudins
- Folhas de frutas
- Folhas de verduras
- Iogurte
- Gelatina
- Maionese
- Maisena
- Ovo (cru ou cozido)
- Vegetais crus
Uma dica para as frutas: tire a poupa das frutas, coloque em formas de gelo e congele. Dessa forma terá um suquinho por dia para seu filho.
Onde congelar as papinhas?
O plástico não é um dos melhores recipientes para congelar as papinhas. Ela contém Bisfenal A e isso pode causar problemas de saúde. Busque adquirir recipientes de silicone ou vidro, que não contém esse composto e pode evitar problemas de saúde para seu filho.
Hora de congelar as papinhas
Existe um passo a passo legal para organizar e congelas as papinhas, com prática você nem vai mais precisar fazer check list.
- Lave e higienize todos os alimentos;
- Evite panelas de pressão: cozinhe carnes e legumes nas panelas comuns;
- O cozimento em panelas de pressão podem gerar perda de nutrientes;
- Quando descongelar, opte em fazer isso em banho maria (você terá menos risco de contaminação);
- Pingue umas gotinhas de água na papinha na hora de descongelar, deixa ela mais molinha;
- Caso queira colocar mais algum tipo de carne, lembre-se de cozinhar bem;
- Cinco horas antes de alimentar o bebê, tire a papinha do congelador e deixe na geladeira;
- Se você deixar uma papinha na geladeira, ela só terá 24h de duração, no freezer ela pode durar um pouco mais de 30 dias;
- Diversifique nos sabores das papinhas, experimente fazer quatro, assim o bebê não vai enjoar. Ao encontrar uma variedade de sabores ele vai se adptar melhor e irá balancear a alimentação;
- Sinalize nas embalagens qual o sabor e a data de produção das papinhas, dessa forma você vai saber a duração.
Dessa forma você vai continuar cuidando da saúde do seu pequeno, mesmo de longe. Busque fazer disso a sua rotina, e quando menos esperar vai estar tirando de letra.
Lembre-se de sempre diversificar os alimentos que usar, para deixar as refeições balenceadas e ele possa consumir vários tipos de vitaminas e minerais, além de crescer mais forte. Os bebês precisam de todo o cuidado quando o assunto é alimentação, nesta época.
Então, mamães, espero que tenham gostado do texto. Te aguardo no próximo, ok? Até já!