Muitas pessoas estão desenvolvendo o desejo de ter a própria horta em casa, seja pela praticidade em ter os legumes e hortaliças direto do jardim ou por optarem por um produto mais saudável, fugindo dos agrotóxicos.

Porém, nem todos possuem experiência nessa área, por isso, principalmente quem decide começar do zero. Portanto, se você deseja ter produtos frescos e orgânicos cultivados em casa, separamos um passo a passo para você montar a sua própria horta.

Dicas de Como Fazer Horta em Casa (foto: Divulgação/Google)
Dicas de Como Fazer Horta em Casa (foto: Divulgação/Google)

É preciso ter em mente que nem sempre é necessário ter um jardim ou quintal para plantar. Atualmente já é possível ter uma horta até mesmo em apartamentos. Basta ter criatividade e separar um local diferenciado, para que tudo possa ser cultivado da melhor maneira possível. 

Portanto, independente do local que você deseja criar a sua horta, veja por onde começar com esse passo a passo.

Iniciando a sua horta em casa

Antes de começar, saiba que você precisará ter alguns itens básicos de jardinagem como a argila expandida, substrato vegetal (terra preta), manta de bidim, uma pá pequena e tesoura. Isso irá facilitar muito a sua vida em relação a horta caseira.

Com isso em mãos, separe um local ideal para que você possa iniciar a sua horta. É interessante que seja um local em que o sol estará disponível para a sua plantação. Assim você terá maior sucesso nessa empreitada. Se você tiver um jardim, melhor ainda. Mas, a sacada da casa também pode ser um bom local.

Para os espaços menores, é interessante ter recipientes práticos e adaptáveis ao seu espaço como vasos e jardineiras. De maneira geral, as jardineiras tendem a ser mais compridas, oferecendo liberdade para montar uma horta em casa.

Para iniciar o cultivo, passa a ser interessante preparar o solo. A terra deve ser fértil e macia para a entrada dos nutrientes. Para isso, será necessário se preocupar com a  irrigação do solo, que deve manter-se úmido, mas nunca encharcado, para que não ocorra a proliferação de fungos ou bactérias.

O solo para produzir em vasos, muito conhecido como substrato, deve ser preparado e ter tido a adubação orgânica correta. Você pode preparar o solo com terra vegetal, humo de minhoca ou adubo de sua preferência e um pouco de areia de construção para deixar a terra mais leve.

A quantidade irá depender do tamanho da sua horta caseira, dos vasos ou da jardineira que você irá colocar a terra.

A partir de então, basta iniciar o plantio. Para isso, basta comprar a semente dos legumes e hortaliças que você cultivar e plantar nessa terra preparada. Basta fazer alguns furos na terra, espaçando eles. O furo pode ser feito com um palito. A quantidade de semente dependerá do tamanho do vaso. Mas é interessante colocar mais de uma em um mesmo vaso, para aumentar a probabilidade de sucesso.

Você pode optar por cultivar verduras, vegetais, ervas e temperos. O importante é escolher as hortaliças favoritas, ficando atento ao espaço necessário para cada uma e também aos cuidados que cada espécie exige.

Realizando a manutenção da horta

Tenha em mente que será preciso regar as suas plantações. Para isso, faça em um horário em que o sol não esteja muito quente (para evitar a evaporação da água). A maioria dos vegetais não são muito tolerante à seca, por isso, será necessário rega-las todos os dias durante os períodos de seca.

Tenha em mente que o excesso de água pode prejudicar o plantio. Para evitar isso, faça pequenos buracos na terra (com o dedo mesmo) para verificar se a camada abaixo da superfície esta seca ou não.

Os vegetais de temporada quente precisam de pelo menos 6 a 8 horas de sol direto, por isso é importante escolher o local adequadamente. Por isso, é interessante pesquisar sobre as espécies que você pretende plantar, para perceber se você possui um local ideal para elas.

Dessa maneira, ao escolher o local ideal, pesquisar sobre as espécies e criar um cantinho em sua casa para ter a sua horta, você poderá, com o tempo, ter alimentos saudáveis e orgânicos para consumir e fugir dos produtos tóxicos.

Mas lembre-se, uma horta em casa requer muita dedicação, por isso, se você realmente for iniciar esse projeto, saiba que será preciso doar um pouco do seu tempo para cuidar das suas plantações. Somente assim será possível realmente obter os benefícios de ter a sua própria horta.

COMO FAZER UMA HORTA EM CASA (EM 1 MINUTO PASSO A PASSO)

DICAS PARA MONTAR UMA MINI HORTA EM CASA

COMO CULTIVAR HORTA EM PEQUENOS ESPAÇOS

Artigo anteriorMelhores hotéis fazenda de São Paulo
Próximo artigoDores musculares nas costas
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui