Você está procurando alguma confiança? A confiança pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos com mais facilidade, nos manter motivados e até mesmo aumentar nosso bem-estar.
A confiança pode ser pensada como o senso de uma pessoa sobre suas próprias habilidades e capacidade percebida para lidar efetivamente com várias situações – por exemplo, desempenho, aparência, relacionamentos românticos e interações sociais.
Acredita-se que uma pessoa confiante pode enfrentar novos desafios, aproveitar novas oportunidades, lidar com desafios ou dificuldades. Eles também podem ser mais motivados e mais propensos a perseguir objetivos – por que não? Eles acreditam que têm tudo o que precisam para ter sucesso. É por isso que a confiança é uma característica tão valiosa que a maioria de nós provavelmente deseja construir.

Se nos falta confiança, nos sentimos inseguros, inseguros, inseguros e autoconscientes. Em vez de abordar uma nova situação, podemos nos afastar por medo do fracasso, do ridículo ou da incompetência. Como resultado, também podemos ser tímidos, nervosos e preocupados. Em uma nota mais positiva, também é menos provável que sejamos arrogantes, egoístas ou pretensiosos se não tivermos confiança. Essa baixa confiança – como alta confiança – está associada a muitas qualidades positivas.
Como construir autoconfiança
A autoconfiança cresce em espiral. Experiências bem-sucedidas levam à confiança, a autoconfiança leva a experiências mais bem-sucedidas e assim por diante. Se conseguirmos entrar nesse ciclo de feedback positivo, podemos começar a construir nossa confiança, uma experiência de cada vez. Aqui estão algumas dicas para ajudar com isso.
Converse com o seu crítico interior
Para começar, podemos querer formular afirmações que mudem nossas crenças negativas sobre nós mesmos. Por exemplo, se tivermos pensamentos como “Não sou digno”, podemos usar afirmações como “Sou tão valioso quanto todos os outros”.
Ou, se tivermos pensamentos como “não sou bom em fazer amigos”, podemos substituí-los por pensamentos como “sou capaz de fazer novos amigos”. Pode parecer antinatural dizer afirmações positivas que são o oposto do que atualmente pensamos ser verdade, mas praticando dizer e pensar sobre essas coisas, ajudamos a criar novos caminhos no cérebro que se tornam mais fortes com o tempo.
Afirme suas qualidades positivas
Tudo isso envolve dizer em voz alta (ou em sua cabeça) que você tem tantas qualidades positivas quanto puder pensar. Por exemplo, você pode dizer: “Sou gentil. Sou inteligente. Sou determinado” etc. Mesmo que você tenha alguns pensamentos negativos sobre si mesmo, essas afirmações podem ajudá-lo a se concentrar nas coisas que você ama.
Reforce suas habilidades
Além de afirmar suas qualidades positivas, você também pode fortalecer suas habilidades. Nesse caso, você se concentrará em declarações que o lembrem de suas habilidades. Por exemplo, você pode dizer: “Sou bom em X. Trabalho duro. Sou um bom jardineiro”, etc. Isso não apenas o ajudará a se sentir mais confiante nessas habilidades, mas também pode lembrá-lo de habilidades que você conseguiu desenvolver no passado para que possa desenvolver novas habilidades novamente no futuro.
Pratique a autocompaixão
A autocompaixão envolve ser gentil com nós mesmos, reconhecer nossa humanidade compartilhada e ser consciente e gentil ao explorar aspectos negativos de nós mesmos. A autocompaixão pode nos ajudar a manter uma atitude mais positiva sobre nós mesmos, o que contribui para a autoconfiança.
Cultive o otimismo
Otimismo significa olhar para o futuro com esperança e uma atitude positiva. O otimismo está associado a uma variedade de resultados positivos, incluindo melhor bem-estar (Carver et al., 2010). Para ganhar confiança, existem maneiras de ser mais otimistas, especialmente sobre nós mesmos e nossas habilidades.
Por exemplo, você pode fazer um exercício de visualização em que imagina seu melhor eu futuro e se concentra nas coisas boas que faz. Você também pode se imaginar alcançando com sucesso seus objetivos. Isso pode ajudar sua mente a se adaptar a ideias bem-sucedidas e ajudá-lo a se sentir mais confiante em perseguir seus objetivos.
Resumo
Muitos de nós querem um pouco mais de confiança. Espero que as ferramentas discutidas neste post possam ajudá-lo a obter algumas informações e desenvolver algumas habilidades que aumentarão sua autoconfiança a longo prazo.
