Construir um relacionamento saudável, mesmo quando o relacionamento é novo ou está junto há anos, dá trabalho. Ambos os parceiros precisam estar comprometidos, dispostos a mudar e se adaptar com seu parceiro e tomar medidas para melhorar o relacionamento.
Mesmo que seu relacionamento tenha lutado no passado, ou você tenha tido dificuldade em trazer o romance de volta à sua parceria atual, existem maneiras de tornar sua conexão mais forte, encontrar satisfação e ser feliz juntos a longo prazo.
Se a vida real fosse uma comédia romântica, seu relacionamento seria algo assim: O encontro final fará você fechar os olhos e saber em sua alma que eles foram os primeiros “olá”.

Clipe para uma montagem de assar juntos (aparentemente, a cozinha é polvilhada com farinha), andando de mãos dadas ao pôr do sol e talvez um passeio de bicicleta ou dois. Não surpreendentemente, na vida real, o desenvolvimento de relacionamentos tende a ser menos cinematográfico. O início de um relacionamento pode ser difícil de navegar, mas também pode determinar se o seu romance vai durar.
Aqui estão 15 conselhos importantes sobre novos relacionamentos para começar na direção certa (e descobrir se vale a pena seguir).
Concentre-se no presente, não no passado
É natural trazer seus medos e experiências negativas para um novo relacionamento; afinal, é um mecanismo de sobrevivência que impede que seu coração se parta novamente. Mas mesmo que velhos medos e inseguranças possam evitar o desgosto, eles podem impedir que você seja verdadeiramente feliz em seu novo relacionamento. Por exemplo, se um antigo parceiro foi infiel, não desconfie de seu novo parceiro apenas por causa do relacionamento do ex. Concentre-se nas qualidades que tornam seu novo parceiro especial. Se eles são confiáveis o suficiente até agora, isso significa que você deve confiar neles.
Mais uma vez, embora a conversa sobre “histórico de namoro” seja importante eventualmente, não se apresse. Aproveite os primeiros encontros para aprender sobre os gostos e desgostos do seu parceiro, sonhos e traços de personalidade enquanto eles estão conhecendo os seus. Não há necessidade de explicar o que deu errado em seu último relacionamento no primeiro encontro ou descobrir sobre o passado de namoro deles antes de saber os nomes de seus irmãos e onde eles cresceram.
Fale sobre o futuro desde o início
Embora seja verdade que você não deve ficar obcecado com o passado, você precisa (pelo menos até certo ponto) se concentrar no seu futuro. Por exemplo, você não precisa perguntar a um namorado quantos filhos eles querem antes da primeira aula de culinária, mas se o casamento é algo inegociável para você, então é melhor que eles não esperem um ano para dizer que não vão. me casar.
Falar sobre coisas como objetivos na vida, religião, casamento, política e outros tópicos pode ser desconfortável, mas é natural discutir suas preocupações na conversa para que você possa ter certeza de que ambos estão na mesma página quando começarem a ver seu futuro juntos. Além disso, deixe sua data saber se você está procurando um relacionamento mais casual ou algo mais a longo prazo.
Certifique-se de que você está atraído pela pessoa
Às vezes, desejamos tanto um relacionamento que ignoramos os sinais de que a pessoa com quem estamos não é uma boa opção para nós. Nós empurramos as pessoas para caixas em que elas não querem estar ou fazemos conexões sem uma faísca real. Em vez disso, leve os sentimentos e personalidades do nosso parceiro ao pé da letra.
Se queremos tanto um relacionamento a ponto de causar esgotamento no namoro, corremos o risco de ser atraídos apenas pela ideia de que estamos realmente em um relacionamento. Se você realmente gosta de estar com alguém que não é a pessoa certa e ainda quer estar com ela, pode até se sentir atraído por ela, não apenas por um relacionamento. Se eles não fossem o Escolhido, supõe-se que vocês dois ainda vão gostar da companhia um do outro e querer ficar juntos, não importa o que aconteça.
Não pule a conversa sobre sexo!
Isso deve ser óbvio, mas se você não se sentir à vontade para falar sobre saúde sexual com seu parceiro (incluindo testes de DST, histórico médico etc.), deve ser íntimo). Discuta seus gostos e desgostos, e com o que você está feliz (e não), enquanto os ouve sem julgamento.
Ah, e não se esqueça, o “momento certo” para a intimidade é diferente para cada casal (maldita “regra dos três encontros” ou qualquer outra orientação ruim), e lembre-se que não é suficiente para um parceiro se sentir pronto.
Conheça os amigos um do outro
Como o relacionamento é novo, você pode querer manter tudo para si mesmo. No entanto, encontrar amigos desde cedo é crucial. A maneira como você interage com a equipe um do outro pode fornecer informações sobre seu parceiro e como será esse relacionamento. Por exemplo, se todos os amigos do seu parceiro são grandes idiotas com quem você nunca vai se dar bem, então você provavelmente não conhece seu parceiro tão bem quanto pensa (se eles não fossem idiotas, quem escolheria namorar idiotas, eh ?) .
Da mesma forma, ter seu novo parceiro ao lado de seus amigos pode acender possíveis bandeiras vermelhas. Seus amigos podem ver coisas que você não vê, ou seu parceiro pode não se dar bem com eles do jeito que você gostaria. Se ambos se encaixam perfeitamente no círculo de amigos um do outro, uma amizade mútua é estabelecida, o que significa que você não precisa sair juntos ou escolher entre amigos quando todos se dão bem.
Não tenha conversas importantes por texto (WhatsApp, SMS)
Enviar mensagens de texto é uma bênção moderna quando se trata de fazer check-in regularmente e enviar memes engraçados para fazer seu parceiro rir no trabalho. No entanto, as mensagens de texto não devem ser usadas para nada mais profundo do que fazer planos ou lol no TikToks. Discutir os sentimentos ou desacordos um do outro deve sempre ser feito pessoalmente.
Não apenas as mensagens de texto podem parecer estranhas, mas muito se perde na tradução, criando mais mal-entendidos. Se você sente que uma briga é iminente e está em uma situação em que não pode pelo menos falar ao telefone, informe ao seu parceiro que vocês discutirão o assunto quando puderem conversar juntos.
Seja você mesmo
OK, então isso soa tão clichê que eu nem tenho vergonha de escrever. Mas se eu fosse 100% eu mesma em cada primeiro encontro e no início de cada novo relacionamento, salvaria a jovem solteira Josie do tempo perdido. Eu entendo: você tenta ser “legal” e “legal” em primeiro lugar.
Você vai assistir a um filme de terror em vez do canal Hallmark, e dizer a eles que ama a música artística deles, mesmo que você ouça apenas os três primeiros álbuns de Taylor Swift repetidamente. Mesmo se você ainda estiver na fase em que está depilando as pernas antes de cada encontro (ah, tempos mais ingênuos), seja honesto sobre seus gostos e desgostos e quem você é. Isso não apenas economiza tempo e desgosto com as pessoas erradas, mas também ajuda as pessoas certas a encontrar você.
Na verdade, aproveite
Outra história pessoal que aconteceu com você: posso olhar para trás no início de cada relacionamento e lembrar de todas as vezes que me preocupei com meu cabelo ou maquiagem antes de um encontro, ou ler todos os pequenos sinais porque estava preocupado que eles não gostassem de mim e eu esperava que eles fossem os mesmos.
Mas o início de um relacionamento é tão especial: a “nova bolha do relacionamento” não estourou, o período de lua de mel parece que vai durar para sempre e você está sorrindo o tempo todo. É normal sentir medo ou não querer ser vulnerável quando seu coração está em perigo. Mas não importa o quão assustador seja um novo relacionamento, não se esqueça de aproveitá-lo. Preste atenção a todos os pequenos momentos, experimente coisas novas juntos e certifique-se de que está se divertindo.
Não se preocupe com rótulos (até certo ponto)
Com Bumble, Tinder e Hinge, você pode ficar muito confuso (“conversar?” “namorar?” “sair?” “FWB?” “esposa?”). Se ainda houver ambiguidade sobre onde vocês dois se encaixam na escala do relacionamento, não entre em pânico.
Pessoas diferentes têm horários diferentes e estão prontas para dar cada passo do caminho, então horários diferentes não significam necessariamente que você é incompatível ou que eles não gostam de você.
No entanto, você deve saber se ambos estão namorando outras pessoas e deve saber se estão na mesma página quando se trata de permanecer casual ou procurar algo sério (sempre esteja aberto ao que deseja).
Mas fora isso, o rótulo “namorada” não significa necessariamente o que significava no jardim de infância, apenas significa “eu gosto de você”, então não se preocupe se eles ainda não usaram a palavra com G. Ah, e se você se deparou com aquela introdução estranha, mas não sabe como recomendar, basta chamá-los pelo primeiro nome. Você não precisa esclarecer o que eles são para você, pode levar a mais confusão se você tentar adivinhar.
Saiba que as bandeiras vermelhas não são sugestões
Se você pegá-los mentindo, eles são rudes com um garçom, ou dizem algo maldoso para um amigo, adivinhem? Não é “tamanho único”, eles não mudam. As bandeiras vermelhas são palpites que lhe dizem que algo não está certo, então ouça-os. Ignorar as bandeiras vermelhas apenas prolongará o inevitável fim de um relacionamento e tornará o eventual rompimento mais difícil para vocês dois.
Ninguém é perfeito; você pode julgar seu parceiro e ele também cometerá erros. Se for apenas uma tentativa ou erro, você pode falar sobre isso. Se for mais um palpite de “isso está errado” ou um comportamento imperdoável do que um erro, suba a colina.
Passe algum tempo separados
Um novo relacionamento é incrível. Na verdade, o que é tão empolgante em ser um novo casal é que é fácil ficar preso em sua vida e desacelerar sua vida de solteiro. Talvez você veja seus amigos com menos frequência ou passe menos tempo em seus hobbies para poder passar mais tempo com seu novo parceiro.
Claro, isso é um bom sinal de que você quer estar junto o tempo todo, mas passar todo o seu tempo juntos (desistindo de sua independência e vida social) pode levá-lo ao desastre do relacionamento. Independentemente disso, certifique-se de não perder seus amigos ou a si mesmo.
Evite enviar mensagens de texto ou ligar com muita frequência e tente o seu melhor para agir como se nada tivesse mudado em sua amizade (porque não deveria!). Você não deveria estar procurando alguém com quem compartilhar sua vida; você está procurando alguém com quem compartilhar sua vida.
Pare de falar sobre seu ex
Especialmente se você não é o único que terminou com um relacionamento anterior, é natural comparar seu novo parceiro ou relacionamento com um antigo. Mas lembre-se de como devemos manter o passado no passado? Newsflash: Seu novo parceiro não é seu ex (graças a Deus!) e eles não querem ouvir sobre seu ex o tempo todo.
Claro, você precisa ter um bate-papo de “histórico de namoro” para se conhecer melhor, mas se não, é realmente necessário mencionar um ex? Ninguém quer sentir que está sendo medido em relação a outras pessoas, mas também é destrutivo comparar seu relacionamento com experiências passadas em vez de apreciá-lo pelo que é. Nas palavras de Elsa, deixe pra lá (tipo, sério).
Relacionamentos não são 50/50 – eles são 100/100
Alguns dos melhores conselhos de relacionamento que recebi é que os relacionamentos realmente não são apenas compromissos ou tentativas 50/50. Ao contrário do equívoco comum, você não pode apenas contribuir com o que pensa ser sua parte. Faça o que puder para um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro e espere o mesmo em troca.
É claro que surgirão conflitos (e quanto mais tempo vocês passarem juntos, mais conflitos), mas vocês dois devem estar 100% no relacionamento. Você não pode dividir as responsabilidades do relacionamento da mesma forma que divide um cheque em um jantar.
Comunique como você se sente com frequência
Começar um relacionamento pode lançar as bases para o futuro, então preste atenção especial em como vocês conversam um com o outro e resolvem problemas. Se você não tiver certeza das ferramentas de comunicação certas para usar em seus desentendimentos com seu parceiro, considere consultar um terapeuta de relacionamento (não é muito cedo!).
Além do grande armário de designer com o salário de um escritor, Sex and the City tem mais uma coisa errada: seus amigos não devem ser sempre a caixa de ressonância do seu relacionamento.
Claro, você deve ter um forte sistema de apoio, mas quando você entrar em desacordo com seu parceiro, pense em se voltar para dentro em vez de para fora para corrigi-lo.
Conversem sobre isso em vez de reclamarem imediatamente com seus amigos. PS: Seu parceiro não é um leitor de mentes, seja em noites de encontros ou posições sexuais. Diga a eles o que você quer e crie um relacionamento perfeito em vez de esperar uma pessoa perfeita.
Lembre-se de que as ações são mais importantes do que as palavras
Os rótulos são uma coisa sobre a qual todo mundo tem uma opinião diferente, mas no final do dia, você deve saber como eles se sentem sobre você. Se eles não tiverem um plano consistente, faça você se sentir especial e mostre como eles se sentem em relação a você (em vez de apenas dizer).
A confusão acontece quando as ações não combinam com as palavras, então preste atenção no que eles estão fazendo, não no que estão dizendo, para maior clareza. Se eles realmente se importam com você, você não ficará confuso.