Para trabalhar ou para se divertir, o aparelho celular faz parte das nossas vidas. Isso não podemos negar.  Mas, se você é uma daquelas pessoas que não consegue ficar um dia sem o celular, é melhor ficar atento. Vamos te dar 5 dicas para diminuir o uso excessivo e ter mais qualidade de vida.

A modernidade pode ser um dos grandes vilões quando o assunto é o uso exagerado do telefone. Apesar disso, você sabe quanto tempo do seu dia gasta nas Redes Sociais, por exemplo? 

Equilíbrio é sempre a chave para ter bons hábitos e ter mais saúde e qualidade de vida. Então, vamos descobrir como diminuir o uso do celular. Antes de qualquer dica de como diminuir o tempo de tela, é preciso saber:

Quantas horas você gasta por dia no celular?

Reprodução – Pexels

Desta forma será possível identificar os apps mais acessados e definir limites. Você vai descobrir como saber quanto tempo usa o celular agora. Tanto o sistema Android, quanto o iOS (iPhone), dispõe de uma função nativa para ajudar o usuário a controlar o uso do aparelho. Veja o passo a passo. 

Celular Android 

  • Abra as configurações do Android e toque em “Bem-estar digital e controle dos pais”.   
  • O tempo de uso diário já aparecerá na parte superior da tela. Assim como o número de notificações e desbloqueios. 
  • Toque sobre o tempo indicado para ter acesso a um gráfico semanal mais detalhado. 
  • Depois, clique na opção “Tempo de Uso”, também localizado na parte superior da tela. 
  • Nesta lista é onde você encontrará os apps que mais usa. É possível definir um tempo limite. 
  • Para isso, toque no ícone à direita do nome e escolha a quantidade de horas ou minutos desejados. Finalize pressionando “OK”.

Celular IPhone 

  • Para identificar os apps mais usados no sistema iOS, acesse as configurações do celular e toque em “Tempo de Uso”. 
  • Um gráfico com o tempo e a média diária de uso na semana, estará visível na parte superior da tela. 
  • O próximo passo é acessar a opção “Ver Todas as Atividades”. Lá terá o número de ativações e notificações recebidas. 
  • Use as setas à direita e à esquerda, na parte superior da tela, para alternar as semanas. 
  • Agora, toque sobre o aplicativo ou categoria para definir o tempo limite diário. Depois, pressione “Adicionar Limite”, para configurar o tempo. 
  • E por fim, toque em “Adicionar”. 
  • Depois de descobrir qual é o tempo gasto no celular, é hora das dicas para diminuir o uso excessivo do aparelho e ganhar em qualidade de vida. 

iPhone 14: Conheça a ficha técnica e as novas funcionalidades do novo smartphone da Apple

Dicas para diminuir o uso excessivo de celular 

Celular Iphone
Reprodução – Pexels

Hora de colocar a mão na massa, afinal de contas o telefone é nosso aliado. Só precisamos saber como usá-lo da melhor forma possível. 

Veja este estudo publicado pelo Instituto do Sono que investigou a relação entre o uso excessivo do celular e a qualidade do sono: Clique aqui!

Desative as notificações do celular

Aquele som que ouvimos do celular, avisando sobre mensagens, ou atualizações nas redes sociais, é tentador, confesso. Então, é preciso desligar ou desativar as notificações, pois isso irá proporcionar mais foco, concentração e agilidade para outras tarefas do seu dia a dia. 

O problema desta “pequena distração” é que o simples fato de checar o aviso no aparelho pode custar muito mais tempo de uso e, você mesmo sabe disso. 

Isso porque, uma ação vai resultar em outras: uma olhadinha no Instagram, ou um vídeo engraçado no TikTok. Sem os alertas, o impulso de verificar o celular constantemente vai diminuir o tempo de uso do aparelho. 

Não use o celular logo que acordar

A segunda dica para diminuir o uso excessivo do celular é esquecer dele logo pela manhã. Tire um tempo para pensar na sua saúde. Comece o dia com uma atividade física, uma meditação ou um banho tranquilo. Deixe os primeiros minutos do dia só para você. 

As notificações do WhatsApp, e-mails e likes nas redes sociais, podem esperar. Além de ganhar muitas horas, você vai ganhar qualidade de vida, pode acreditar. 

Deixe a Redes Sociais de lado

Social media: Reprodução – Pexels

A terceira dica para diminuir o uso excessivo do celular é deixar de acessar as redes sociais. Deixe o mundo virtual e vá viver no mundo real. Instagram, YouTube, Facebook, Twitter são ferramentas de trabalho ou para diversão, mas não podem tomar todo o seu tempo. 

Os próprios aplicativos das redes sociais possuem uma função que emitem lembretes diários sobro o tempo de uso. Sendo assim, está nas suas mãos, literalmente, especificar a quantidade de horas limites que você quer passar navegando pelas redes sociais.  

E, quando alcançar o período determinado, você será avisado. Esse recurso é ótimo para gerenciar as outras tarefas do seu dia. Está na hora de deixar o celular de lado e descobrir quanto tempo livre vai te sobrar para as outras atividades e obrigações que você precisa realizar. 

Redes Sociais: aprecie com moderação e conquiste mais saúde e qualidade de vida. 

Reprodução – Pexels

Desabilite alguns aplicativos do Celular

O telefone hoje é praticamente um computador portátil. Graças as suas várias utilidades, o aparelho paga contas, faz compras, entre outras tantas facilidades. Mas, será que você já parou para pensar quanto tempo gasta em jogos por exemplo? 

Se o seu compromisso é verdadeiro em deixar de usar tanto o celular, essa é a hora de fazer uma limpeza. Dê adeus aos joguinhos viciantes! Investir em um tempo totalmente sem o celular, vai com certeza aumentar sua saúde.  

Brinque com seus filhos, leia um livro (físico), tome um café com um amigo, passeie num parque. Existem inúmeras opções de atividades que você pode faz sem o celular. Isto será de extrema importância para sua saúde física e mental.

Bancos Digitais: Separamos as melhores opções para você abrir uma conta!

Ativar o filtro preto e branco da tela

A última dica para usar menos o telefone celular pode até parecer boba, mas vai trazer resultados na prática. Com o filtro preto e branco ativado, o usuário será quase que forçado a diminuir o tempo de tela.  

Independente do modelo do seu aparelho, Android ou iPhone, existe a opção de remover todas as cores do celular. Dessa forma a tela ficará apenas com tons de cinza. Com isso, o telefone fica menos ‘atrativo’ aos olhos e, consequentemente, mexer no celular passa a ser uma distração menos tentadora. 

Como alterar as cores da tela do celular 

Dentre os usuários de Android, fazer essa alteração vai depender da marca do telefone. Vamos usar como exemplo um aparelho da Samsung para te ensinar. 

  • Em “Configurações” clique em “Acessibilidade”, depois em “Visão”. Nesta opção é só ativar a opção “Escala de Cinza”. 

Em outros modelos de celular, por exemplo, o caminho é praticamente o mesmo, a diferença será no termo na opção “Visão”, que não aparecerá como “Escala de cinza” e sim como algo similar. 

  • No iOS, entre em “Ajustes”, depois em “Geral”. Na opção “Acessibilidade” clique em “Adaptações de Tela”. 
  • Em “Filtros de Cor”, ative a função “Tons de Cinza”. 

Quem usa iPhone pode criar um botão de atalho para ativar e desativar o filtro de cor. 

  • Para fazer isso, nas opções de “Acessibilidade”, encontre “Atalho de Acessibilidade” rolando a tela até o final, e marque “Filtro de Cor”. 
  • Finalize acessando o botão de início três vezes para ativar ou desativar o filtro.  

Enfim, dicas para quem faz o uso excessivo do celular existem. O fundamental é o comprometimento pessoal para diminuir o tempo o aparelho. Os ganhos são incontáveis para saúde e qualidade de vida. 

Artigo anteriorUnha Artificial: Quais são os riscos que elas trazem?
Próximo artigoLongevidade: Descubra como viver com qualidade de vida
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui