Se você está buscando um jeitinho econômico de fazer uma reforma em casa, saiba que esse texto é para você.

Nesse artigo você vai conferir algumas dicas.

Durante o período de pandemia, muitas pessoas foram obrigadas a ficar mais tempo dentro de casa, com isso começaram a observar alguns cantinhos que precisavam ser reformados, como uma porta descascando, na parede manchada, nos móveis velhos, no piso estragado.

Mas também tiveram pessoas que simplesmente enjoaram de olhar para aquele cômodo todos os dias e passavam horas perdidas olhando imagens de reforma nas redes sociais e resolveram fazer algumas alterações.

Outro ponto importante é que a modalidade de trabalho home office, tem virado tendência nos últimos anos e muitas pessoas sentiram a necessidade de deixar o ambiente mais funcional para trabalhar.

Sabemos que reformar um imóvel, na maioria das vezes pode ser uma tarefa difícil, demanda tempo e dinheiro.

Surgem as preocupações das reformas relatadas por amigos e conhecidos que, de alguma forma, foram estressantes ou que os gastos foram maiores que o planejado.

Mas para minimizar a dor de cabeça e os gastos que uma reforma traz, vou te ajudar nessa missão dando algumas dicas para vocês.

Vamos lá?

Como reformar a casa com economia

Planejamento

Antes de iniciar a reforma, defina quais são as prioridades, assim será mais difícil das coisas saírem do controle. Um piso quebrado tem mais urgência que a pintura da parede da sala. Encanamento e fiação elétrica são problemas mais urgentes do que reformas para fins estéticos.

Adiar uma reforma necessária pode acabar gerando problemas para a sua residência.
Crie um cronograma onde você possa acompanhar os prazos e os custos de cada reparo. Pesquise valores.

Orçamento

Coloque em seu cronograma quanto você tem disponível para gastar com cada cômodo que deseja reformar. Sempre deixe algum dinheiro reservado para despesas extras.
Surpresas financeiras sempre aparecem durante as obras, então esteja sempre preparado para não levar sustos.

Profissionais

Escolha os profissionais com critério. Uma pesquisa antecipada de profissionais pode trazer muitos benefícios.

Selecionar o mais barato nem sempre é um ponto positivo. Sempre peça informações sobre as pessoas que você deseja contratar.

Às vezes o profissional pode parecer mais caro, mas, ao mesmo tempo, ele pode ser aquele que vai evitar gastos desnecessários no futuro.

Mas eu gosto de ressaltar que nem tudo que é barato é ruim e nem tudo que é caro é bom.

Materiais

Um item que pode trazer mais dor de cabeça para você, é a economia excessiva na hora de escolher os materiais a serem usados.
Compre materiais de qualidade.

Não é indicado comprar produtos para a reforma da sua casa se baseando no somente no preço, pois normalmente esses produtos precisarão ser trocados em pouco tempo.

Pintura

Revestir a sua parede com qualidade necessita de alguns passos importantes.

Antes da pintura, é necessário limpar e lixar toda a área para que não fique nenhuma instabilidade naquela parede.

Após feito isso, recomenda-se passar uma solução seladora que tem como finalidade economizar a quantidade de tinta a ser usada.

Outra dica sobre a pintura, é que é possível compra bisnagas de corantes com a cor que você deseja pintar a sua casa e aplicá-las em tintas brancas que são mais em conta.

Outra boa opção é que, ao invés de pintar, você pode definir por usar papel de parede. É econômico e você pode trocar quando quiser.

Piso

Você consegue encontrar no mercado produtos que permitem a instalação de pisos sobre os existentes, o chamado piso sobre piso.
É um ótimo recurso para economizar e evitar o quebra-quebra das reformas.

Muitas pessoas hoje em dia adotam esse método, mas claro que alguns pré-requisitos são necessários.
Deve ser levado em conta o desnível do piso existente, se a superfície possui alguma característica de estufamento ou se está oca.

Outro ponto importante é checar o escovamento de água para que não haja acúmulo em cima do piso.
Existem profissionais no mercado que podem te ajudar com todos esses itens citados.

Móveis usados

Antes de comprar um móvel novo, pesquise por móveis semi-novos.

Existem muitos lugares na internet ou em algumas cidades que, vendem móveis usados ou semi-novos com preços muito atrativos. E acredite, são móveis lindos e conservados e com um valor muito mais agradável.

Reaproveite móveis antigos

Outra forma de economizar, é modernizar os seus móveis antigos.
Você consegue poupar dinheiro e, ao mesmo tempo dar uma nova cara ao ambiente.

Sofás, cadeiras e poltronas podem receber um novo tecido, com uma nova cor ou uma nova textura. Assim como os móveis em mdf que também podem ser repaginados com uma nova cor.

Uma modificação que a princípio parece ser simples no seu móvel velho, no final pode dar um ar totalmente diferente e inovador em qualquer cômodo.

Gostou das dicas?
Mesmo tomando todos os cuidados, pode acontecer da situação sair do controle e acabar gerando mais gastos do que o planejado. Mas ainda sim, seguindo todo o cronograma e fazendo boas pesquisas, esses gastos serão menores do que deixar tudo ao acaso.

Espero que esse artigo seja útil para você nesse processo e você tenha mais conhecimento para fazer as melhores escolhas para a sua casa e para o seu bolso.
Então, chega de adiar a reforma e mãos a obra.

Artigo anteriorSuco Detox : Receitas para perder Barriga
Próximo artigoComo se livrar do mau hálito → CONFIRA AQUI
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui