As delícias de natal não podem faltar em um momento tão especial quanto a chegada das festas de fim de ano e do queridíssimo bom velhinho.

E claro que para manter as tradições natalinas a todo vapor, hoje escolhemos alguns pratos e sobremesas natalinas típicos e deliciosos, ideias perfeitas para saborear nessa data tão especial. Acompanhe!

Ceia de Natal 2022

Preparar uma mesa farta com muitas delícias de natal é oque todos nós desejamos. E para inspirar seu cardápio e deixa-lo ainda mais saboroso, selecionamos a dedo os 3 pratos especiais, e nada típicos, para inovar este ano na sua ceia de natal.

Arroz frito com cebolinha

Essa é uma receita panelinha, perfeita para quem deseja fugir do tradicional arroz com passas e frutas cristalizadas, típico nas ceias de natal. Portanto se você quer testar um novo e saboroso tipo de arroz para sua ceia, comece com essa receita, que é ótima sugestão.

Ingredientes: Prático de fazer você vai precisar apenas de 2 xícaras de arroz já cozido, 2 colheres de sopa de azeite, 4 talos de cebolinha, sal e pimenta gosto.

Modo de preparo: Pique as cebolinhas, leve a frigideira fogo médio regue-a com azeite, coloque a cebolinha picada e deixe fritar um pouquinho. Em seguida adicione o arroz, pimenta e sal e deixe-o fritar cerca de 10 minutos até dourar, transfira para uma tijela e sirva.

A receita simples é deliciosa e pode ser acompanhada de fatias finas de peru, ou um delicioso frango assado de natal se assim preferir.

Rabanada Salgada com Queijo

Quem não ama verdadeiramente as famosas rabanadas natalinas, e essa sugestão de receita da panelinha é deliciosa, e trás uma releitura da rabanada tradicional doce, sendo uma receita além de gostosa, prática, ideal para apreciadores de salgados.

Ingredientes: 2 ovos, pães franceses amanhecidos, meia xícara de leite, uma pitada de noz-moscada, sal e pimenta do reino moída, lascas de queijo e manteiga.

Modo de preparo: Forno a 200 graus pré-aquecido, corte os pães em três fatias retas, em uma vasilha funda coloque leite a noz-moscada e a pimenta do reino, em outro recipiente bata os ovos e reserve, com a frigideira untada com manteiga leve-a ao forno e faça o seguinte processo, fatia de pão no leite, depois no ovo (deixe escorrer bem o ovo) e leve as fatias a frigideira dourando-as dos dois lados.

Depois de finalizado coloque todas as fatias de rabanada prontas em uma travessa e espalhe queijo por cima e leve-as ao forno, quando queijo derreter está pronto.

Essa receita além de deliciosa pode ser feita no natal, e deixar a ceia ainda mais gostosa e especial.

Confit de tomate e cebola

Essa receita além de leve, deliciosa, é rica em ingredientes saudáveis e com bom custo benefício, já que os ingredientes são bem baratinhos.

Ingredientes: 20 tomates rama, 20 cebolas aperitivo, 400g de tomates cereja, 1 cabeça de alho, 1 colher de vinagre balsâmico, pitada generosa de pimenta-do-reino, alecrim fresco e uma colher de sopa de ervas frescas (pode ser mix com tomilho, manjerona, orégano, manjericão, sálvia e louro).

Modo de preparo: Coloque o tomate, o alho e cebola em uma forma ou travessa, regue os ingredientes com azeite e o vinagre balsâmico, coloque o sal, pimenta, os ramos de ervas secas, leve ao forno 150 ºC, deixe o processo de cozimento ocorrer por uma hora e meia ou duas horas e depois de pronto pode ser servido ou armazenado em um pote de vidro.

A receita é maravilhosa quando o assunto é refogado natalino saboroso e muito nutritivo e pode ser servido com acompanhamentos com arroz com passas, vinho e fica uma delícia.

Sobremesas

E se você adora sobremesas de natal deliciosas e perfeitas para adoçar a ceia. Veja essas sugestões de sobremesas gostosas que não podem faltar.

Manjar de Ameixa e Amora com calda

O delicioso manjar de ameixa com calda é sim uma sobremesa típica da ceia de natal e fica uma delícia.

Ingredientes para a calda: 300 g de ameixa, 220 g de amoras frescas, 2 copos de água, 8 colheres de açúcar

Ingredientes para o manjar: 150 g de cocô ralado, 1 litro de leite, 8 colheres de sopa de açúcar, 200 ml de leite de cocô, 6 colheres de amido de milho.

Modo de preparo calda: Em uma panela pequena adicione o açúcar e espere tudo virar uma calda de caramelo comum. Adicione água e vá mexendo os poucos com cuidado, depois que começar a levantar fervura adicione as ameixas e as amoras, espere tudo dar uma derretida, vá misturando e após, deixe a calda reservada, esfriando.

Modo de preparo manjar: Em uma panela leve ao fogo médio o leite, o leite de cocô, açúcar e o amido de milho, vá mexendo até essa mistura virar um mingau bem homogêneo. Coloque o mingau em uma forma tradicional para pudim e leve à geladeira por 3 horas, desenforme apenas quando estiver super firme, despeje a calda já fria por cima do manjar, e sirva na sua ceia de natal.

Cheesecake de Ricota com Geleia de Morango

Uma boa Cheesecake é ideal para as noites natalinas ficarem ainda mais especiais e repletas de sabor, e para fazer você vai precisar de poucos ingredientes.

Ingredientes: 5 ovos, 1 lata de leite consensado, 1 caixa de creme de lite, 500 g de ricota,2 colheres de sopa de farinha, 1 colher de essência de baunilha, 1 colher de chá de fermento, geleia de morango.

Modo de preparo: Com o liquidificador em mãos junte todos os ingredientes listados e bata tudo junto no seu liquidificador, exceto a geleia de morango. Prepare banho maria e em uma forma redonda leve sua cheesecake para assar, 50 minutos. Após esfriar pode servir para a família na sua ceia de natal.

Gostou das dicas? Para ver mais receitas deliciosas veja aqui a saborosa receita de panetone com recheio de sorvete.

E para mais dicas de decoração de natal confira ideias originais e inspiradoras aqui!

Artigo anteriorComo Usar, Como Acessar o Portal do Aluno Senac   → CONFIRA AQUI
Próximo artigoQual o Valor de uma Cirurgia Plástica → CONFIRA AQUI
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui