As dores musculares nas costas podem ter diversas causas, por isso, o tratamento também pode ser diferenciado. Dessa forma, passa a ser interessante compreender os motivos de estar sofrendo com esse tipo de dor, para ser possível lidar com ela da melhor maneira possível.
De maneira geral, as dores nas costas possuem tratamento que envolvem medicamentos e, claro, consultas com profissionais que irão contribuir para diminuir as dores.

Mas, é fundamental compreender os motivos das dores musculares das costas, para que seja possível prevenir que o problema volte a acontecer. Assim, ao compreender a sua dor, você poderá encontrar o tratamento ideal além de contribuir para evita-las no futuro.
Portanto, confira os principais motivos para o surgimento das dores musculares nas costas e conheça os tipos de tratamento mais adequados, e quais profissionais consultar.
O que causa as dores musculares nas costas?
De maneira geral, a maioria dos casos de dor aguda nas costas, principalmente na parte inferior, ocorre por causa de danos nos músculos e ligamentos dessa região, afirma o cirurgião ortopedista Peter Ullrich Junior, do Spine Health.
As dores musculares geralmente ocorrem por causa de um estiramento no músculo, que ocorre quando o mesmo é alongado demasiadamente ou é rompido, resultando em danos às fibras musculares. E justamente isso que ocorre nos casos de distensão muscular.
Além disso, as dores musculares nas costas também podem ocorrer por causa da entorse lombar, que ocorre quando os ligamentos são alongados ou rompidos. Em ambos os casos, existe uma inflamação que causa espasmos nas costas. Esses espasmos resultam na dor aguda trazendo também dificuldades para se mover.
Assim, as dores musculares nas costas ocorrem por causa de um estiramento muscular, que ocorreu por causa de algum movimento que colocou peso demasiado na área. Isso pode ocorrer por causa do levantamento de um objeto pesado, queda, movimentos bruscos ou até mesmo uma má postura diária.
Em relação à distensão muscular, essas dores musculares possuem outras características, como por exemplo: sentir dores na parte inferior das costas (sem irradiar para as pernas), essa região fica dolorida ao ser tocada, a dor aparece repentinamente, sendo aliviada quando a pessoa descansa.
Outras causas das dores musculares na coluna
Além disso, as dores musculares nas costas também podem ocorrer na parte superior das mesmas. Isso geralmente ocorre quando se trata de um caso de irritação muscular nessa parte do corpo.
A irritação muscular pode surgir como consequência da falta de força ou lesões por uso excessivo de peso e também por causa de uma movimentação repetitiva, lesões esportivas, acidentes de carro e até o próprio estiramento muscular.
Além disso, a má postura, a obesidade e a fraqueza dos músculos abdominais podem prejudicar a coluna por forçar o pescoço a se inclinar para a frente em uma tentativa de compensação. Com isso, as dores musculares são intensificadas.
Mas, as dores musculares não são causadas apenas por problemas físicas, alguns problemas emocionais podem ter consequências físicas. Isso se chama doença psicossomática.
É o caso, por exemplo, do estresse, tensão emocional, ansiedade excessiva entre outros. Esses quadros contribuem para que ocorra uma contração dos músculos, trazendo dores crônicas na parte superior das costas, além de atingir o pescoço e os braços.
Portanto, as dores musculares nas costas possuem diversas causas, sendo necessário buscar auxílio médico para compreender seus motivos e encontrar o melhor tratamento para as dores. Conheça como são realizados os tratamentos nesses casos.
O tratamento para as dores musculares nas costas
Em relação à distensão muscular na região inferior das costas, o tratamento inclui remédios para a dor, anti-inflamatórios e relaxantes musculares usados em curto prazo para aliviar a dor severa na parte inferior das costas associada aos espasmos musculares.
Em alguns casos, a massagem terapêutica também pode ajudar no tratamento, pois irá auxiliar no relaxamento dos músculos rígidos, liberando endorfina e contribuindo para um melhor fluxo sanguíneo no local.
É importante salientar que o médico deve ser consultado quando surgirem as dores musculares, para dar início ao tratamento o quanto antes. Isso irá evitar que o problema se agrave ainda mais.
Já em relação ao tratamento da irritação muscular na parte superior das costas, o tratamento envolve a fisioterapia, quiropraxia, osteopatia, acupuntura e injeções anestésicas locais. Além disso, remédios anti-inflamatórios também podem ser utilizados para auxiliar na resolução do problema.
Para ter acesso à esses profissionais (médico osteopata, fisiatra ou quiroprático) é interessante consultar um clínico geral que irá solicitar um encaminhamento adequado para amenizar as dores.
O médico irá prescrever os remédios ideais para o seu tipo de dor, enquanto os outros profissionais vão contribuir para te dar as orientações necessárias e contribuir para que a dor deixe de existir. Mas, em alguns casos, será preciso fazer algumas modificações de comportamento (depende dos motivos da sua dor).
Portanto, ao compreender cada vez mais a respeito das suas dores musculares nas costas, será possível encontrar cada vez mais novas maneiras de combatê-las e evita-las, fazendo com que elas deixem de ser um problema na sua vida.