Energéticos sempre foi e sempre será a bebida mais consumidas, quando o assunto é deixar o corpo em estado ativo.
No começo do seu lançamento vários profissionais da saúde foram contra, dizendo que causaria doenças e problemas.
Mas com o passar do tempo e com seu uso, isso foi desmentido e hoje em dia, até mesmo atletas de alta performance e de grande nome usam diariamente a bebida.
Para motivos de conhecimento, nesse artigo iremos falar tudo sobre as bebidas energéticas, como é feito, como usar e algumas dicas.
Assim você leitor, poderá ter uma grande informação e conhecimento sobre o assunto. Confira!

Para que serve energéticos
Os energéticos servem para interferir no nosso sistema nervoso, deixando-o em estado de alerta, assim conseguindo melhorar o estado da pessoa, de cansado para ativo.
Bebidas energéticas tem o mesmo efeito do café, só se seu objetivo é ficar acordado, o energético é melhor por conter mais substancias.
Existem vários motivos para se usar bebidas energéticas, que citaremos em outro tópico, mas seu uso é muito comum no meio dos jovens e adolescentes, para estudos e festas.
Inclusive é normal pessoas misturarem bebidas alcoólicas com os energéticos, assim eles conseguem deixar o gosto um pouco melhor e também ficar mais acordado.
Do que é feito as bebidas energéticas
Temos que ter em mente que as bebidas energéticas são iguais aos refrigerantes, porque possuem o mesmo processo de fabricação e obter em grande parte as mesmas substancias.
Os energéticos são feitos à base de taurina, uma substancia praticamente igual a cafeína e que possui os mesmos efeitos, a taurina é encontrada nos testículos do touro.
As empresas que fabricam bebidas energéticas costumam colocar taurina, cafeína e vitaminas do complexo B, todos esses promovem mais energia para o corpo e como dito, o estado de alerta no sistema nervoso central.
Contem açúcar para adoçar o produto, então o energético por conta disso também possui calorias, mas nada absurdo.
Efeitos Colaterais das bebidas energéticas
Os efeitos colaterais do energético só irão acontecer se a pessoa tiver alguma interferência a alguma das substâncias presentes nela, ou tomar em grande quantidade.
Os efeitos colaterais podem ser:
- Sono
- Irritabilidade
- Dor de cabeça
- Falta de atenção
- Parada cardíaca
- Problemas nos rins
Esses são os efeitos colaterais, a parada cardíaca realmente pode acontecer, mas não por causa direta do energético, mas sim uma somatória de fatores, que o energético apenas contribuiu, sendo que a parada cardíaca iria acontecer de qualquer jeito, com ou sem o energético.
Muito cuidado na quantidade que se toma, pelo gosto de ser algo agradável ou até mesmo pelas misturas, a noção da quantidade pode ser perdida e ter colaterais.
Como usar em beneficio as bebidas energéticas
Sabemos que as bebidas energéticas não são tão ofensivas assim, todos de nós já tomamos e gostamos, e ela dá realmente um efeito bom e desejado.
E porque não usar esses efeitos para o nosso benefício, para ajudar na nossa rotina de trabalho, estudos ou pratica de atividades.
Logicamente que temos que saber como usar e quando usar, assim evitamos o grande consumo e aparições de colaterais indesejados.
Com essa ideia vamos mostrar em que área na sua vida você pode usar uma bebida energética para melhorar aquela atividade.
Estudos: Nos estudos o uso de energéticos é muito comum entre os estudantes, alguns usam para ficar acordado e estudar mais ou fazer algum trabalho.
Outros usam para melhorar sua concentração e conseguir captar mais concentração em aulas ou algo do tipo que venha ter informações.
E realmente isso funciona, o correto é você verificar o horário que você estudar que mais tem preguiça, sono ou precisa ter mais atenção, e assim beber uma bebida energética.
Vai te favorecer grandemente na área de raciocínio, o corpo vai estar em alerta, basta saber direcionar seu foco.
Esportes: Em esportes é possível ver jogadores e até mesmo diversas propagandas de energéticos, e não seria atoa isso, realmente melhora a performance dos atletas.
Pense, se a bebida deixa seu corpo em estado de alerta, e neste estado conseguimos correr mais, temos mais atenção e reflexo, pontos importantes para quem pratica esporte.
Então se você precisa dessas características em qualquer treino de esporte, use vai ajudar bastante, mas tenha em mente a quantidade que tomará, uma latinha já está bom.
Fins recreativos: Energéticos para fins recreativos são os mais usados, queremos dizer festas, churrascos, baladas e tudo que envolva isso.
Todos querem ficar acordados para curtirem mais o momento e aproveitar, algumas pessoas misturam o energético com drogas licitas, que são as bebidas alcoólicas. Realmente dá o efeito desejado, normalmente o álcool junto com seu efeito vem um estado de cansaço e sono, juntando com o energético esse efeito é anulado.