É difícil para uma empresa apresentar uma descrição melhor de seu ciclo de vida. Afinal, em qualquer setor competitivo, as empresas precisam continuar crescendo para não serem ultrapassadas por outras.

Mas alcançar um estado de crescimento sustentado dos negócios não é tarefa fácil. Nesse caso, todas as empresas podem fazer isso – e você não lerá isso aqui.

A verdade, porém, é que as empresas podem atingir um estado de crescimento sustentado utilizando vários métodos comprovados e reais. Ao reuni-los em um único plano de crescimento abrangente, qualquer empresa pode se colocar no caminho para o sucesso e a sustentabilidade de longo prazo.

Estratégias para Expandir minha Empresa (foto reprodução/imagem/google)
Estratégias para Expandir minha Empresa (foto reprodução/imagem/google)

Estratégias para o crescimento contínuo dos negócios

Aqui estão cinco das melhores estratégias que você pode usar para expandir seus negócios continuamente.

Invista no Desenvolvimento de Talentos

Se você observar algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo, verá que a maioria delas tem algo em comum. Eles fazem um grande esforço para atrair os melhores talentos e ajudar os funcionários a melhorar continuamente suas habilidades.

A razão para isso é simples: a empresa só vai até onde os funcionários podem aceitar. Em outras palavras, trabalhadores melhores e mais capazes significam maior produtividade e mais crescimento.

De fato, 72% dos líderes de aprendizado e desenvolvimento (T&D) reconhecem que o T&D se tornou mais importante para sua organização. Por esse motivo, uma das principais estratégias que as empresas podem usar para alcançar um crescimento sustentado é investir fortemente em programas de desenvolvimento de talentos.

Ao fazer isso, eles podem alcançar alguns objetivos muito importantes, incluindo:

  • Melhorar o desempenho da força de trabalho – ajudando a empresa a gerar ganhos de produtividade
  • Alinhar as habilidades da força de trabalho com as necessidades do negócio – certificando-se de que a empresa está pagando por trabalhadores capazes de realizar tarefas críticas para os negócios
  • Melhorar as métricas de engajamento e retenção – mantendo os funcionários interessados em seu trabalho e evitando saídas e rotatividade
  • Criando caminhos de avanço – dando aos funcionários oportunidades de carreira adicionais por meio de promoções internas (com base na aquisição de novas habilidades)

No total, um programa de desenvolvimento de talentos de alta qualidade aprimora quase todos os aspectos das operações de uma empresa. E essa é uma excelente maneira de criar um crescimento sustentável a longo prazo.

Crie um funil de vendas para a empresa

De qualquer forma, as empresas não podem crescer a menos que tenham os meios financeiros para fazê-lo. E isso significa que a maioria das estratégias que melhoram os resultados de uma empresa são estratégias pró-crescimento.

Mas isso não significa que todo esforço para melhorar o desempenho final se qualifique como uma estratégia para criar as condições para o crescimento contínuo. Por exemplo, é possível melhorar o resultado final cortando pessoal – mas isso é contração, não crescimento.

Para incentivar o crescimento, é necessário buscar maneiras de aumentar as entradas de caixa sem aumentar substancialmente as despesas gerais. E para a maioria das empresas, isso significa melhorar o desempenho de vendas.

Uma maneira de uma empresa fazer isso é investir no crescimento de seu departamento de vendas, fornecendo recursos para identificar e buscar novos clientes em potencial. Isso criará crescimento, mas pode ter um custo significativo.

Em vez disso, esse investimento é melhor gasto na construção e manutenção de um funil de vendas. Fazer isso é uma excelente maneira de melhorar as vendas de forma sustentável sem adicionar uma quantidade significativa de despesas gerais. As razões são múltiplas.

A primeira é que um funil de vendas ajuda a melhorar o ROI dos esforços de marketing de uma empresa. Ele faz isso canalizando novos leads em um processo claramente definido, projetado para levar a conversões.

Otimizar os gastos com marketing dessa maneira pode permitir que uma empresa gaste menos em marketing sem comprometer os resultados. Ou melhor ainda, permite que eles gastem a mesma quantia de dinheiro enquanto obtêm melhores resultados financeiros.

Um funil de vendas também ajuda a garantir que os leads estejam sempre presentes no processo de vendas, aumentando as chances de uma venda bem fechada. É essa consistência de receita que permite que a empresa cresça. Ele cria uma base financeira que permite que a empresa se expanda para novos mercados e áreas de negócios e garante que seu negócio principal permaneça forte.

Mas isso não é tudo. Reposicionar os esforços de vendas para apoiar o funil de vendas também aumentará a eficiência de todo o departamento de vendas.

Por exemplo, permite que as empresas dediquem seus principais talentos de vendas – o mais próximo, se você preferir – a clientes em potencial que estão prontos para mudar. É o melhor uso do seu tempo e sempre leva a mais vendas. O restante da equipe de capacitação de vendas pode se concentrar em manter os leads durante o processo de vendas, para que os negócios fechados nunca fiquem sem negócios para fechar.

No final das contas, investir na criação de um funil de vendas prepara a empresa para o crescimento de receita a longo prazo, que é um pré-requisito para que a empresa alcance um crescimento geral sustentado.

Tome decisões baseadas em dados

No passado, os líderes empresariais confiavam tanto na intuição quanto na pesquisa de mercado ao tomar decisões comerciais importantes. Esse foi especialmente o caso ao avaliar novas ideias de produtos ou oportunidades de expansão de mercado. E esses são os tipos de decisões que se conectam diretamente com as perspectivas de crescimento de uma empresa.

O problema é que tomar decisões erradas nessas áreas pode levar a perdas financeiras significativas, o que por si só pode sabotar o crescimento. E quando esses erros são extremamente caros, podem até levar a empresa a precisar reduzir suas operações para sobreviver. Isso significa que os líderes de negócios que buscam criar crescimento contínuo não podem se dar ao luxo de errar com muita frequência, se é que o fazem.

O problema é que os líderes empresariais não precisam continuar confiando no instinto para informar sua tomada de decisão. Hoje em dia, eles podem recorrer a vastos acervos de dados operacionais, de vendas e de terceiros para obter as informações de que precisam para fazer as ligações certas. Mas, para isso, as empresas precisam fazer alguns investimentos estratégicos em uma operação de dados e análises.

A primeira coisa que eles precisam explorar é a criação de uma equipe interna de análise. Isso garantirá que a empresa tenha o talento certo para colocar seus dados em funcionamento.

Mas isso não é tudo. Também é necessário investir no treinamento necessário para garantir que os principais tomadores de decisão tenham as habilidades analíticas para colocar os insights derivados de dados em uso em seus processos deliberativos. Com o tempo, é um esforço que deve se espalhar para todos os níveis das operações do negócio.

Em última análise, o objetivo deve ser criar e manter uma cultura orientada por dados que afete tudo o que a empresa faz. Esta é a melhor maneira de aumentar as chances de sucesso de sua empresa em cada etapa de expansão – criando um tipo de estabilidade que alimenta um período de expansão contínua.

Crie um plano de diversificação para sua empresa

Não importa o setor, existem apenas dois caminhos para o crescimento contínuo. O primeiro é o domínio do mercado. Nesse cenário, a oportunidade de crescimento vem de competir com todos os outros negócios no mercado e engolir sua participação de mercado. Mas a verdade é que há limites naturais para o crescimento que o domínio do mercado pode gerar.

Para provar, não procure mais do que a história da gigante do comércio eletrônico Amazon. Em 1994, decidiu dominar o mercado de vendas de livros online. E eventualmente fez isso e mais alguns, levando as livrarias físicas à quase extinção. Mas em 1998, estava se tornando óbvio que as vendas de livros só levariam a empresa até certo ponto.

Foi isso que levou a Amazon a buscar o segundo caminho potencial para o crescimento contínuo: a diversificação. Eles adicionaram música e jogos de computador ao seu catálogo de produtos – e o resto, como dizem, é história.

Hoje, a Amazon vende quase tudo que se possa imaginar. Eles também se tornaram o maior provedor de serviços em nuvem do mundo e construíram uma rede de logística e remessa inigualável.

A história da Amazon oferece uma lição poderosa sobre o que é preciso para criar um crescimento contínuo. E é por isso que qualquer empresa que procura uma estratégia de crescimento de longo prazo deve criar um plano de diversificação o mais cedo possível. A questão é ficar de olho em possíveis áreas futuras de expansão que darão ao negócio o espaço necessário para crescer.

Não é necessário, é claro, buscar a diversificação logo de cara. Na verdade, empreendedores experientes muitas vezes desaconselham isso – em vez disso, aconselham que as empresas jovens se concentrem em uma abordagem incremental à diversificação, em vez de elaborar planos complexos de longo prazo.

Mas estar sempre em movimento para novos produtos e novos mercados (quando possível) é uma excelente maneira de expandir continuamente sua empresa.

Explorar novos canais de distribuição

Em muitos casos, as empresas começam a investir no desenvolvimento de novos produtos quando acreditam que atingiram o máximo de vendas de seus produtos existentes. E isso faz sentido. Novos produtos oferecem um meio de aumentar as vendas e até mesmo ampliar sua base de clientes. Mas eles não estão isentos de riscos.

Desenvolver novos produtos significa gastar dinheiro. E se um novo produto não for bem-sucedido, o investimento inicial será perdido sem criar nenhum benefício significativo no resultado final. É por isso que muitas vezes é uma ideia muito melhor para as empresas procurarem novos canais de distribuição para seus produtos comprovados existentes.

Um excelente exemplo disso em ação é a recente expansão da Allbirds no espaço físico de varejo. Eles começaram a vida como uma marca de calçados sustentável apenas online – um mercado que eles dominaram nos últimos anos. Mas eles logo perceberam que seu caminho mais seguro para o crescimento era oferecer seus produtos em lojas de varejo, além de seu mercado online.

A mudança permite que eles expandam as vendas de seus principais produtos, expondo mais pessoas a eles do que poderiam. E também os ajudou a gerar mais vendas entre os clientes existentes, com a marca relatando que os compradores que visitaram seus pontos de venda on-line e físicos acabaram gastando 1,5 vezes mais do que os compradores que visitaram apenas um ou outro.

Usar uma combinação de canais é a melhor abordagem. Ao analisar dados sobre o mercado-alvo do negócio e sua interação com o produto ou serviço, um canal de distribuição ideal pode ser escolhido antes de investir. Um caminho em crescimento é o celular, com 90% dos usuários da Internet se conectando por meio de um dispositivo móvel, um site móvel acessível e responsivo é fundamental para expandir a receita de uma empresa à medida que o uso móvel continua a aumentar.

A conclusão aqui é que encontrar novas maneiras de distribuir produtos já populares – e, portanto, comprovados – geralmente é uma maneira menos arriscada de gerar crescimento. E quando bem executado, pode se tornar a pedra angular da estratégia de crescimento contínuo de uma empresa.

Dicas finais

No final das contas, nenhum empreendimento comercial pode sobreviver por muito tempo se não encontrar um caminho de crescimento. Mas há uma diferença entre alcançar o crescimento e alcançar o crescimento contínuo.

Não é preciso muito para alcançar o primeiro e, às vezes, até acontecerá naturalmente. Mas conseguir isso requer um planejamento cuidadoso e muito esforço.

As cinco estratégias detalhadas aqui oferecem um caminho para o crescimento contínuo. Mas eles são melhor usados juntos. Dessa forma, eles criam um plano abrangente para converter um negócio em um motor de crescimento com potencial ilimitado. E quando executado com perfeição, o céu é o limite!

Artigo anteriorDicas e regras para um segundo encontro
Próximo artigoSinais de que seu ex é realmente mais feliz sem você
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui