Sabemos que o exercício físico é primordial para a saúde dos indivíduos e para que a manutenção do corpo esteja em dia. Estimular o sistema circulatório e respiratório através dos exercícios é muito importante. Há os benefícios de estar constantemente realizando atividades físicas, mas se não é feito corretamente, pode causar o efeito contrário e acarretar muitos problemas de saúde. Saiba que existem exercícios para cada indivíduo, tanto na academia como os exercícios para fazer em casa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a tratar a inatividade física (sedentarismo) como um problema de saúde pública. A falta de exercício físico na rotina dos indivíduos acarreta muitos riscos à saúde, assim aumentando o índice de obesidade, taxa de mortalidade e doenças cardíacas. Esses são apenas alguns dos problemas de saúde que podem ser desenvolvidos pela falta dos exercícios físicos junto com uma má alimentação no estilo de vida das pessoas. É um grande perigo para a sociedade. 

Pandemia

Durante a pandemia da Covid-19 as academias tiveram que fechar respeitando o que foi decretado na época, dessa forma muitas pessoas que se exercitavam todos os dias, mantinham uma rotina balanceada com exercícios e alimentação equilibrada tiveram que inovar passando a se exercitar em casa, assim foram desenvolvidos aplicativos, aulas no Youtube e muito mais pensando em quem precisava continuar praticando exercícios, porém em casa. Há pessoas que levam esse hábito até hoje em dia, por já ter se tornado um hábito na rotina. 

De acordo com o educador físico Francis de Carvalho, da Wellness, afirma que é possível obter os mesmos resultados treinando em casa como em academia: “É possível atingir bons resultados usando o peso corporal, ou seja, sem precisar de acessórios e equipamentos, desde que realizados de forma e na intensidade correta. Mas quando se trata de hipertrofia, que é o ganho de massa muscular, é necessário o uso de sobrecarga, para estimularmos o desenvolvimento da musculatura.”

Para completar, Francis diz: “O mais importante neste momento é se manter ativo, para não cair no sedentarismo, que é um dos fatores de risco mais severos. A dica é escolher um horário e ter disciplina. Inclua a atividade física na rotina diária.” Durante a pandemia houve muita inovação, para usar como sobrecarga, poderia ser balde com água ou balde com areia, possibilidades de transformar em equipamentos para se exercitar, objetos que se tinha em casa. 

Aqui vai uma lista de exercícios que podem ser feitos em casa para não ficar parado e sem se movimentar:

Corrida estacionária 

Exercícios para fazer em casa.

Agachamento

Exercícios para fazer em casa.

Abdominal grupado

Exercícios para fazer em casa.

Mergulho no banco

Exercícios para fazer em casa.

Flexão de braço com peito no chão

Exercícios para fazer em casa.

Prancha abdominal no solo

Exercícios para fazer em casa.

Polichinelo completo 

Exercícios para fazer em casa.

Corda

Exercícios para fazer em casa.

Burpee

Exercícios para fazer em casa.

Salto com afundo

Exercícios para fazer em casa.

Já sabemos que os benefícios são inúmeros, mas há os principais que não podem deixar de ser comentados, por serem bem importantes para quem precisa de uma motivação para iniciar a “vida fitness”, seja fazendo exercícios em casa ou em uma academia, começar a se alimentar de forma correta e assim mudar o seu estilo de vida completamente para ter mais longevidade e aproveitar da melhor forma a juventude. 

Já sabemos que os benefícios são inúmeros, mas há os principais que não podem deixar de ser comentados, por serem bem importantes para quem precisa de uma motivação para iniciar a “vida fitness”, seja fazendo exercícios em casa ou em uma academia, começar a se alimentar de forma correta e assim mudar o seu estilo de vida completamente para ter mais longevidade e aproveitar da melhor forma a juventude. 

Alguns benefícios que você desfruta conforme pratica exercícios físicos: 

Diminui o estresse causado pela rotina

O exercício físico atua diminuindo o estresse, que é liberado pelos hormônios da adrenalina e cortisol, que ocorre por situações que acabam deixando o indivíduo ansioso por algo, alguém ou uma situação desconfortável. É bastante comum, pois no dia a dia sempre ocorre um estresse por uma coisa ou outra, seja na escola, no trabalho ou até mesmo em casa, faz parte do ser humano se estressar, mas isso acaba prejudicando e muito a saúde de quem está constantemente passando por situações que a afetam diretamente. 

Aumenta a disposição do indivíduo

Após a liberação dos hormônios da dopamina, serotonina e endorfina, é possível sentir vários benefícios juntos, como a sensação de bem-estar, relaxamento, corpo descansado, assim proporcionando mais disposição para o indivíduo realizar as atividades da rotina, como, por exemplo; trabalhar, estudar e cuidar de casa. Como diz uma frase conhecida, “se exercitar cansa o corpo e descansa a mente.” 

Ajuda a combater o excesso de peso

Para combater a obesidade ou excesso de peso, os exercícios físicos atuam de uma forma essencial e imprescindível nesse processo, pois através deles é possível queimar a maior parte da gordura, com exercícios bem intensos há mais queima de gordura corporal. Exercícios de alta intensidade combinado com musculação (treinamento de resistência e força) contribui ainda mais para que os resultados desejados estejam cada vez mais próximos de serem conquistados, através de dedicação, disciplina e constância o resultado vem. 

Fortalece as articulações e os ossos

O fortalecimento dos ossos e das articulações é importante principalmente para quem é da terceira idade, é ativo e não gosta de ficar parado. Atua de forma essencial para que não haja lesões, enfraquecimento dos ossos e muitos outros problemas adquiridos com a idade. Claro que todo cuidado é pouco, é essencial que ao se exercitar você não force além do que o corpo é capaz de suportar, pois dessa forma pode ocorrer uma grave lesão, por isso é recomendado que seja feito com um acompanhamento de um profissional da área para evitar essas situações. 

Atua no fortalecimento imunológico 

O fortalecimento imunológico é essencial para o organismo, pois sem estar saudável e fortalecido não há como realizar os exercícios físicos, então o processo ocorre com as células de defesa sendo ativadas para combater o corpo de infecções. É estimulada a produção de substâncias anti inflamatórias que possuem antioxidantes, assim melhora o desempenho das células na proteção do sistema imunológico. Um dos melhores benefícios, pois atua diretamente no sistema que faz o corpo funcionar e realizar as atividades necessárias. 

Esses foram os principais benefícios que são adquiridos a partir do momento que se inicia a prática de exercícios físicos. Citamos exemplos de atividades físicas que você pode estar realizando e desempenhando diretamente da sua casa, do conforto do seu lugar usando o que você tem. Exercícios físicos são ótimos tanto para a saúde corporal como mental, pois é uma forma de desestressar, se aliviar e apenas desfrutar daquele único momento do dia separado para isso, no começo é difícil manter a constância mas depois tudo se torna mais leve e melhor. 

Artigo anteriorAções para mudança social
Próximo artigoLinguagem do amor: saiba quais são as cinco formas
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui