Em novembro se realizará, na Tailândia, uma das festas mais esperadas do ano. Isto é, um dos seus feriados mais importantes. Trata-se do Festival das Lanternas.
Esta data, a cada ano, ganha mais visibilidade internacional. Porque até o ano de 2012, o evento era mais restrito aos tailandeses. Mas, atualmente atrai turistas de várias partes do mundo.
Em 2023 o festival das lanternas será nos dias 27 e 28 de novembro. E desde já a programação está pronta. Especialmente com a espera de que muitas pessoas possam participar.

O que é o Festival das Lanternas?
A História do Festival das Lanternas começa com as cerimônias budistas na Tailândia. Por isso o evento de Chiang Mai é o mais famoso no mundo. Considerando que celebrações semelhantes também acontecem por toda a Ásia.
A festa se inspira em contos da tradição budista. Pois no século XIX, os habitantes da região fizeram lanternas de fogo e soltaram ao céu. Assim, ele pedia a renovação da vida.
Uma outra inspiração é a história do próprio Buda. Isto é, certa vez quando ele contemplava, um pássaro lhe trouxe uma vela. Portanto o mestre do budismo é o ícone do domínio de si e libertação dos desejos terrenos.
Existem relatos do século XII, de que o povo Lanna fazia lanternas de papel arroz. Assim, com o mesmo intuito de buscar a transformação da vida e o renascimento.
Oficialmente o Festival das Lanternas ocorre há 150 anos na Tailândia. Dessa forma ele é conhecido no mundo todo. Assim, atrai turistas para acompanhar a beleza e grandiosidade desta festa.
O simbolismo religioso
O ato de acender uma lanterna e lançá-la ao céu significa renovação. Ou seja, para o budismo, essa ação elimina todo o mal da pessoa. Tudo que de ruim a prejudicou fica para trás.
Outro valor religioso é a expectativa para o próximo ciclo. Isto é, junto com a lanterna são lançados os pedidos para o ano que se inicia. É a prece que sobe em forma de luz.
Porém o mais importante, é o compromisso que a pessoa faz. Desse modo ela coloca-se à disposição para fazer o bem e deixar o mal. Além disso, é uma festa de confraternização.
Pós-pandemia
Após a pandemia da covid-19, muitas pessoas foram até a Tailândia celebrar a vida. Portanto, mais que um evento turístico, muitos vão em busca de agradecimento e do próprio sentido da vida.
Festival das Lanternas em 2023, entenda a programação
A data do Festival das Lanternas em Chiang Mai é 27 e 28 de novembro. Ou seja, o anúncio sai com antecedência para que todos possam se programar. Tanto os tailandeses, quanto os turistas.
A programação do dia 27 é a mesma do dia 28. Porém, o acréscimo de mais um dia é para possibilitar que mais gente participe. Porque os ingressos do primeiro dia acabam muito rápido.
É claro que quem participa do primeiro dia consegue ver muito mais luzes. Já que há muito mais gente. Ao passo que no segundo dia o fluxo das filas é mais rápido. Assim, evita-se o desconforto.
Assim, com a programação em mãos, o turista pode viabilizar da melhor maneira a sua participação. Além disso, após o evento pode desfrutar do que o país tem a oferecer em bons passeios.
O que é preciso saber para participar do Festival das Lanternas?
Primeiramente, ter foco de que não é um mero passeio. Porque se trata de uma cerimônia religiosa tradicional e muito cara ao povo local. Assim, observe a sobriedade das roupas e mantenha o respeito.
Quanto a logística observe todos os detalhes. Como passagem, hotel, ingresso. Pois, qualquer imprevisto pode estragar o momento. Inclusive, se informe e reserve com antecedência os passeios antes e depois do evento.
Durante a cerimônia tenha paciência nas filas. Bem como tome cuidado ao soltar as velas. Pois manipular o fogo é sempre perigoso. No mais é mergulhar na cultura e aproveitar o máximo.
Lanternas biodegradáveis
Um dos questionamentos em relação a cerimônia é sobre as lanternas. Principalmente, se refere ao Brasil que tem uma péssima experiência com balões.
Então fica a pergunta, soltar lanternas não é perigoso ou prejudicial à natureza? Acontece, que desde 1400 elas são feitas de papel arroz os aros de bambu bem fino. Ou seja, é um material que se dissolve, totalmente biodegradável.
Outra grande preocupação dos organizadores é quanto ao lixo. Por isso, organiza-se grupos de voluntários para cuidar da limpeza. Assim, o ambiente permanece limpo o tempo todo.
Festival das Velas no Brasil
No Brasil não há nenhuma referência do Festival das Velas feito em grandes dimensões. Porém este ano, na cidade de Foz do Iguaçu houve um evento desse tipo em comemoração à passagem do ano chinês.
Outros lugares realizam a cerimônia, porém de forma doméstica. Isto é, entre as famílias. Especialmente as que têm crença budista e ascendência oriental. Como forma de preservar as tradições.
Por um mundo melhor
O Festival das Lanternas representa para a cultura oriental um momento de renovação. Desse modo pode ser incorporado nas culturas como um momento de melhorar as coisas.
Os rituais fazem parte da história humana e preenchem lacunas da existência. Portanto, conhecer formas diferentes de compreender a vida e celebrá-la é sempre um ganho.
Que o ano de 2023 seja o melhor para todos. Quanto aos que forem para o Festival das Lanternas 2023 em Chiang Mai, na Tailândia, celebrem o melhor do mundo.
Não perca nenhuma de nossas publicações. Veja:
Minha casa minha vida: Inscrições para 2023 já foram iniciadas