O Saque Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em 2019 com o objetivo de permitir que os beneficiários do fundo realizassem um saque parcial antecipado durante o mês de seu aniversário.

Entretanto, essa opção faz com que o trabalhador perca o direito ao saque-rescisão, que dá direito ao valor integral do fundo em casos de demissão sem justa causa. O saque-aniversário está disponível para os nascidos em março e pode ser o último mês em que a opção estará disponível, já que o governo federal pretende acabar com essa possibilidade.

Neste artigo, vamos te mostrar mais sobre o saque-aniversário do FGTS e a possível extinção dessa opção. Abordaremos as razões pelas quais o governo pretende acabar com o saque-aniversário, como funciona o saque-aniversário e o saque-rescisão, como saber se você tem direito e como fazer o pedido do saque-aniversário. Também vamos falar das possíveis implicações da extinção do saque-aniversário.

Saque Aniversário fgts - Real

O que é o Saque Aniversário do FGTS?

O saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire uma parte do saldo de sua conta uma vez por ano, durante o mês de seu aniversário. A opção pelo saque-aniversário é opcional e deve ser solicitada no aplicativo do FGTS ou no site da Caixa Econômica Federal.

É necessário fazer a opção pelo saque nos canais disponibilizados pela Caixa. Quem não fez nenhuma opção não recebe o saque-aniversário.

Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque-rescisão, que dá direito ao valor integral do fundo em casos de demissão sem justa causa. Essa é a regra atual, mas ela pode mudar, como já foi explicado.

Quem não recebe o saque-aniversário tem direito ao saque total do fundo, quando for demitido sem justa causa.

Por que o governo federal pretende acabar com o Saque Aniversário?

O governo federal argumenta que o saque-aniversário prejudica o propósito do FGTS, que foi criado para dar segurança financeira em caso de desemprego, ajudar na compra da casa própria e na aposentadoria, por exemplo.

Além disso, muitos trabalhadores acabam optando pelo saque-aniversário, sem entender a perda do direito ao saque-rescisão.

No dia 21 de março, o Conselho Curador irá discutir as propostas de Marinho em uma reunião que definirá o destino do FGTS.

Como saber se você tem direito?

Todo trabalhador com conta vinculada de FGTS, ativa ou inativa, tem direito ao saque-aniversário. É preciso fazer a opção pelo saque nos canais disponibilizados pela Caixa.

A consulta pode ser feita no aplicativo FGTS, disponível para iOS e Android. Basta indicar uma conta bancária para receber o valor. O dinheiro é depositado depois de cinco dias úteis.

Como fazer o pedido?

Quem tiver interesse em fazer o saque-aniversário deverá informar a decisão até o último dia do mês de seu aniversário, nos canais disponibilizados pela Caixa.

O trabalhador pode escolher receber o valor em uma conta bancária de sua titularidade ou retirar em uma agência da Caixa Econômica Federal. É importante lembrar que, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque-rescisão.

Implicações da extinção do Saque Aniversário

A possível extinção do saque-aniversário pode ter implicações financeiras para os trabalhadores que optaram por essa modalidade. Para aqueles que dependem desse saque para complementar a renda mensal, será necessário buscar alternativas para compensar a perda.

Além disso, a extinção do saque-aniversário pode ser vista como uma medida negativa para a economia, uma vez que a injeção de recursos na economia pode ser reduzida.

Por outro lado, a extinção do saque-aniversário pode beneficiar os trabalhadores que não entendiam a perda do direito ao saque-rescisão e acabavam prejudicados pela falta de informação.

Além disso, pode contribuir para o fortalecimento do propósito original do FGTS, que é garantir segurança financeira em momentos de dificuldade.

Concluindo, o saque-aniversário do FGTS é uma opção criada para permitir que os trabalhadores pudessem ter acesso a uma parte do saldo de suas contas durante o mês de seu aniversário. No entanto, essa opção faz com que o trabalhador perca o direito ao saque-rescisão.

O governo federal pretende acabar com o saque-aniversário, argumentando que ele prejudica o propósito original do FGTS. É importante lembrar que todo trabalhador com conta vinculada de FGTS, ativa ou inativa, tem direito ao saque-aniversário, mas é preciso fazer a opção nos canais disponibilizados pela Caixa.

A extinção do saque-aniversário pode ter implicações financeiras para os trabalhadores que optaram por essa modalidade, mas pode contribuir para o fortalecimento do propósito original do FGTS. Cabe ao trabalhador avaliar suas necessidades financeiras e decidir qual opção é mais vantajosa para sua situação.

Veja também

Se você é fã da saga Creed e está ansioso pela estreia de Creed 3, este artigo é para você. Aqui, discutimos todas as novidades sobre o terceiro filme da franquia, incluindo a ausência de Sylvester Stallone e a estreia de Michael B. Jordan como diretor.

A história de Creed 3 segue Adonis Creed, interpretado por Jordan, enquanto ele enfrenta seus próprios demônios pessoais e profissionais dentro e fora do ringue. A trama promete trazer um novo olhar sobre a vida do personagem, além de explorar novos temas e desafios.

Um dos aspectos mais comentados da produção foi a ausência de Sylvester Stallone como Rocky Balboa, mentor e amigo de Adonis nos dois primeiros filmes. Embora a notícia tenha deixado muitos fãs desapontados, a equipe de produção assegurou que a escolha foi feita para que a história do terceiro filme pudesse se concentrar no desenvolvimento de Adonis como personagem principal.

Se você está curioso para saber mais sobre Creed 3 e quer se manter atualizado sobre as últimas novidades da produção, clique no link abaixo e confira o artigo completo.

Novo longa metragem da franquia bate recorde de bilheteria em sua estreia

Artigo anteriorHogwarts Legacy é a aposta para jogo do ano
Próximo artigoMansplaining: saiba se você já foi vítima desse abuso
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui