O mundo de Harry Potter é mágico e fantástico. Tanto os livros como a saga de filmes que contam a história do início ao fim e para proporcionar uma experiência ainda melhor para quem ama esse universo, foram criados jogos e um deles é o Hogwarts Legacy que já está disponível em alguns videogames e brevemente estará disponível em outros, para que todos possam jogar bastante.
O jogo Hogwarts Legacy se passa mais de 100 anos antes da história do bruxo Harry Potter ser contada, muito antes de seu nascimento acontecer e mudar completamente o universo bruxo. Hogwarts Legacy é um jogo de RPG que mostra algo totalmente novo aos gamers que não deixam de jogar algo novo.
Hogwarts Legacy chegou ao mercado de jogos no dia 10 de fevereiro, deste ano, de 2023. É o primeiro jogo na história de Harry Potter que permite com que o jogador crie o seu próprio personagem e viva aventuras single-player (um jogo eletrônico para um jogador) em um mundo aberto.
Foi desenvolvido pela Avalanche Studios e, em parceria com a Warner Bros, uma parceria de peso e reconhecida no mundo inteiro. Na história do jogo, o gamer inicia como um aluno que entra no colégio bruxo no quinto ano e precisa aprender a conviver no novo ambiente, fazer amizades, se adequar à nova rotina e de quebra ainda resolver um grande mistério que irá mudar a realidade dos bruxos.
Antes mesmo do seu lançamento em fevereiro, o jogo Hogwarts Legacy já quebrou recordes. Esse novo mundo proporciona ao personagem experiências novas, como conhecer locais, lutar em batalhas contra outros bruxos, trocar de roupa, acessório, sapato e muito mais a ser descoberto.

Com a missão de salvar o mundo bruxo, o personagem do gamer irá passar por objetivos que precisam ser completados, side quests, ou seja, missões secundárias, além de mini jogos para fazer a descoberta de feitiços e combos que podem ser usados somente pelo personagem para a missão.
Claro que para compor o jogo, mesmo que ele passe 100 anos antes do nascimento de Harry, ou seja, em 1890, não poderia deixar de faltar os elementos que relembrem a saga de filmes, como, por exemplo; a descoberta do colégio interno de Hogwarts, a determinação de um jovem bruxo (o personagem escolhido), inimigo em comum com o mundo bruxo.
Não só esses, mas outros elementos são familiares e quem é fã da saga de filmes irá lembrar no mesmo momento quando ver, mas também a trilha sonora inesquecível que toca durante todo o jogo.
A inspiração para o jogo mescla tanto as histórias dos livros como tudo que se passa nos filmes de A a Z. É como se fosse um grande presente para os fanáticos por Harry Potter e que baita presentão, né?
O jogo não tem nada de complicado e muito pelo contrário, é até simples, aos olhos dos fãs, pois o jogo é muito mais voltado para o fan service, que é entregar o produto audiovisual de acordo com o que os fãs querem ver do que para quem nunca assistiu um filme da saga, que se jogasse não iria entender o game.
Separamos alguns prós e contras do Hogwarts Legacy:
1. Pró – O ambiente de Hogwarts Legacy e locais próximos

O jogo se passa em um mundo aberto, ou seja, há vastas áreas a serem exploradas durante o jogo pelo personagem, os locais são ricos em detalhes e isso torna o jogo ainda mais encantador. Alguns locais próximos podem ser explorados de diversas formas pelo personagem, montado em um hipogrifo, em uma vassoura ou até mesmo à pé, basta escolher.
Os locais que podem ser vistos pelo personagem é Hogsmeade, as Terras Altas, a Floresta Proibida, o Lado Negro e mais alguns outros, mas esses são os principais que vão chamar a atenção do gamer.
2. Contra – Os side quests são muito simples

Os side quests, mais conhecido como missões secundárias não são como esperávamos, a maioria são bem simples, por apenas envolverem conversas entre personagens, levar algum item necessário de um ponto até outro ponto, resolver quebra-cabeças, explorar cavernas e lutar contra criaturas não tão poderosas e sem uma vasta variedade.
De fato, são bem poucas as que realmente envolvem e tornam bastante interessante, como é o caso de uma missão secundária da casa Lufa-Lufa que permite com que o personagem visite a prisão de Azkaban, com diversos dementadores e o feitiço do patrono para completar a experiência mega interessante.
3. Pró – Poder customizar o personagem

Quem não gosta de poder enfeitar o seu personagem de game de acordo com o seu gosto, né? Isso é possível no Hogwarts Legacy, logo quando o personagem inicia o jogo, pode escolher a cor da pele, cicatrizes, rosto e até cabelo.
Como nem tudo se pode ter de “mão beijada”, há itens que precisam ser desbloqueados, caso você queira usá-los, como chapéus, luvas, capas e muitos outros itens especiais e que vão dar um charme a mais ao seu personagem do jogo.
4. Contra – A história não é tão interessante assim

Como algumas histórias, essa começa de uma forma muito interessante e cativante ao público, pois logo no início há a grande revelação de que o personagem bruxo é capaz de fazer uso de poderes ancestrais. Durante as primeiras horas do jogo, ocorre uma rebelião de duendes, o que contribui para que a história permaneça interessante até então, mas é a partir desse ponto que a história muda.
Algumas situações que fazem com que a história não seja tão interessante assim é que os eventos que ocorrem sempre seguirão um mesmo trajeto, com as mesmas mudanças e rumo para alguns personagens. Principalmente, algumas ações do personagem do gamer em si, não atribuem e nem mudam qualquer situação, como a escolha da casa, diálogos e outras decisões acabam não sendo importantes.
O jogo está disponível no Playstation 5 (PS5), Xbox Series X/S e para PC (Steam e Epic Games Store). O Hogwarts Legacy será lançado no dia 5 de maio em outros videogames, sendo eles o Playstation 4 (PS4) e o Xbox One, após terem tido o lançamento no dia 4 de abril adiado.
Apesar dos prós e contras, vale à pena jogar o game Hogwarts Legacy que é algo totalmente novo para os fãs do mundo de Harry Potter, que são apaixonados e tudo que envolve a trama, estão por dentro. Apostamos que Hogwarts Legacy será o jogo do ano!!!