Com a agitação do dia a dia, que envolve trabalho, afazeres domésticos e cuidado com os filhos, é comum sentir-se sem energia para perseguir nossos sonhos, não é mesmo? Nesse contexto, assistir a filmes motivacionais pode ser um estímulo e uma fonte de inspiração para você não desistir.

Existem diversas histórias inspiradoras, muitas delas baseadas em fatos e em pessoas reais, que podem ajudá-lo a fortalecer seu espírito de luta e de fé. Um filme impactante pode transformar uma pessoa para sempre. Quer saber mais? Então confira neste artigo 10 recomendações imperdíveis de obras cinematográficas. Vamos lá!

10 filmes que irão te inspirar a não desistir

As Aventuras de Pi 

Uma família indiana proprietária de um zoológico, decide se mudar para o Canadá e transportar seus animais em um navio cargueiro para vendê-los na nova terra. Contudo, uma violenta tempestade acaba por naufragar o navio, deixando como único sobrevivente o filho mais jovem da família, Pi, que terá que compartilhar o limitado espaço de um bote salva-vidas com um tigre-de-bengala feroz. 

Este filme traz muitas surpresas e destaca especialmente o poder da mente humana para criar histórias. Ele é baseado no livro homônimo de Yann Martel, que por sua vez foi inspirado no livro brasileiro Max e os Felinos, de Moacyr Scliar.

A culpa é das estrelas

Um filme motivacional que não pode ficar de fora da sua lista é “A Culpa é das Estrelas”. À primeira vista, o enredo pode parecer um drama pesado, já que narra a história de dois adolescentes que lutam contra o câncer. No entanto, o roteiro trata o amor com muita sensibilidade e surpreendente otimismo.

Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters se conhecem em um grupo de apoio para jovens com câncer. Hazel está em fase terminal e, por isso, prefere se isolar emocionalmente dos outros, além de seus pais.

A adolescente escolhe a solidão para evitar causar sofrimento às pessoas devido à sua condição de saúde. Mas, quando ela conhece Augustus, seu coração se apaixona. A jornada dos dois garotos, apesar dos momentos tristes, não é dominada pela melancolia, pelo contrário.

O filme mostra que é sempre possível viver momentos bons, mesmo para aqueles que enfrentam doenças incuráveis. Juntos, eles embarcam em uma aventura em Amsterdã, na Holanda, em busca da realização de um antigo sonho de Hazel.

127 horas

Qual sacrifício você estaria disposto a fazer para salvar sua própria vida? No caso do alpinista Aron Ralston, o preço foi o seu braço direito. O filme “127 Horas” retrata a história real de um homem que, durante uma caminhada pelos canyons norte-americanos, ficou com o braço preso entre uma pedra dentro de uma caverna. 

É importante mencionar que este filme contém cenas explícitas da agonia de Ralston ao cortar seu próprio braço para continuar lutando por sua vida, portanto, não é recomendado para pessoas sensíveis.

A vida secreta de Walter Mitty

Walter Mitty é o protagonista de uma comédia intitulada “A vida secreta de Walter Mitty”. Ele é um gerente de fotografia de uma importante revista e leva uma vida tediosa, embora sonhe com grandes aventuras. 

Quando a revista anuncia que vai encerrar suas atividades, a carreira de Mitty fica em risco. Ele se envolve em uma série de aventuras para recuperar uma importante fotografia perdida, que é essencial para ilustrar a última edição da revista.

A Teoria de Tudo – ótimo filme para te inspirar a não desistir

A história de Stephen Hawking é uma verdadeira fonte de motivação. O filme baseado em sua vida, “A Teoria de Tudo”, nos lembra que, independentemente das circunstâncias que a vida nos apresenta, nunca devemos deixar de sonhar. 

O filme retrata a vida do renomado físico britânico, considerado um dos maiores gênios de nossa geração, e sua luta pela sobrevivência desde que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica.

Little boy

O enredo de “Little boy” gira em torno de Pepper, um menino de 7 anos que compartilha uma relação muito próxima com seu pai e vive diversas aventuras com ele. No entanto, essa convivência é interrompida quando o irmão mais velho de Pepper é convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial.

Com a ida do pai para os campos de batalha em vez do irmão, Pepper sofre uma grande perda e ainda precisa lidar com o bullying dos amigos devido ao seu tamanho. Encorajado pelo padre Oliver, o protagonista embarca em uma jornada para salvar a vida de seu pai, seguindo uma lista de boas ações elaborada pelo religioso.

Billy Elliot

Na trama de Billy Elliot, acompanhamos a jornada do jovem protagonista, um menino pobre que vive no norte da Inglaterra. Devido à sua situação financeira, Elliot é obrigado a trabalhar em minas de carvão, assim como sua família.

No entanto, sua vida começa a mudar quando descobre sua paixão pelo balé. Apesar do preconceito e da resistência da família e da comunidade, o garoto decide lutar por seu sonho e investir na dança, enfrentando os desafios que surgem em seu caminho.

Gênio Indomável – dica de filme para te inspirar a não desistir

Em “Gênio Indomável”, Will Hunting é um jovem com um passado tumultuado que trabalha como faxineiro em uma faculdade de prestígio. No entanto, Will é muito mais inteligente do que a maioria dos alunos e acaba sendo descoberto por um terapeuta que reconhece seu talento.

Apesar do apoio do terapeuta, Will é resistente à mudança e luta contra seus próprios demônios interiores, o que o impede de aproveitar ao máximo seu potencial. O filme é uma reflexão sobre a importância do autoconhecimento e como as escolhas que fazemos podem afetar o nosso futuro.

Forrest Gump

Forrest Gump pode não ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas possui um grande coração e uma atitude positiva perante a vida. Ele enfrenta inúmeros desafios ao longo de sua trajetória, mas também tem a oportunidade de viver grandes aventuras e se tornar uma influência positiva na vida de muitas pessoas. 

No entanto, ele enfrenta um novo desafio ao tentar ajudar sua amiga de infância, que leva uma vida difícil.

Filmes inspiradores podem ter um impacto positivo em nossas vidas, pois nos motivam a superar desafios, acreditar em nossos sonhos e encontrar forças para seguir em frente. Eles podem nos dar uma perspectiva diferente sobre a vida e nos inspirar a ser melhores em nossas jornadas pessoais e profissionais.

Leia mais: Filmes: lançamentos mais aguardados do 1º semestre de 2023

Artigo anteriorSaiba quais são os hábitos dos relacionamentos duradouros
Próximo artigoHarmonização facial: quais são os limites para a realização dos procedimentos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui