Investimento, este pode ser um ótimo momento para começar a mudar sua vida financeira. Considerando que o mercado de ações, títulos de capitalização a longo prazo é uma boa saída para uma renda futura.
Considerando que o Copom não alterou a taxa Selic que se mantém em 13,75%; Portanto é bom para quem pretende investir. Principalmente para quem ainda não se sente seguro para colocar o seu dinheiro em determinadas carteiras.
Isso ocorreu por conta de controlar o sistema fiscal. Outro fator foi a insegurança gerada pela falência dos bancos nos EUA. Isso pode causar uma crise de crédito em nível mundial. A exemplo do ano de 2008.
Assim, a perspectiva é a de que a Selic permaneça entre 12% a 14% no neste ano de 2023. Ou seja, é um bom ano para fazer aquela reserva futura.
O que é a taxa Selic?
Selic é a métrica que determina os juros correntes no Brasil. Ou seja, é o teto que se pode cobrar ao ano. Quem determina esse valor é o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil.
Assim, ela é a referência para as principais transações financeiras. Desde empréstimos a investimentos em renda fixa, Dessa forma ela tem grande influência sobre qualquer taxa existente no mercado.

Investimento e taxa selic
Em relação ao investimento, a taxa selic marca os juros da comercialização de títulos da dívida pública do governo. Pois são papéis que só podem ser emitidos pelo Banco Central. Dessa forma se controla a taxa para estimular o crédito e a compra de novas carteiras.
Porém a inflação causa sempre um grande drama no mercado financeiro. Dessa forma o Banco Central tem que ser o fiel da balança. Pois de um lado está o estímulo aos investimento, do outro a valorização da moeda. Assim é a economia no capitalismo, Isso significa que muitas vezes o Estado tem que interferir.
Investimento em Renda Fixa
Os investimentos em renda fixa tem aumentado nos últimos anos. Principalmente por serem de longo prazo. Ou seja, as pessoas querem garantir uma poupança na para a aposentadoria, considerando que a previdência social não garante o valor necessário para manutenção do padrão de vida.
Por isso, esse modelo de investimento ganha cada vez mais o cenário do mercado. Mas a pessoa tem que entender que se trata de longo prazo, porque os juros são de 1% ao mês. O mais procurado é o Tesouro, porque ele oferece garantias, isto é, é um investimento seguro.
Isso é muito bom para os iniciantes. Porque o principal medo de investir é justamente o de perder o dinheiro. Nesse caso esses papéis têm total garantia. Mas, para ter a rentabilidade necessária, deve-se aguardar os prazos estabelecidos.
Saiba quais são os principais indicadores para investimentos
Outras formas para fazer investimentos
Além dos papéis do governo, estão os investimentos que são vinculados ao Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI). São depósitos com juros que se norteiam pela taxa Selic.
Os principais economistas indicam 5 possibilidades para fazer o dinheiro render. São eles:
- LCI – Letra de Crédito Imobiliário;
- CDBs – Certificado de Depósito Bancário;
- LCA – Letra de Crédito do Agronegócio;
- Fundos de investimento Referenciados.
- LC – Letra de Câmbio.
Todos eles são muito favoráveis aos clientes que preferem a segurança. Ou seja, ainda não estão preparados para o risco e a tensão da Bolsa de Valores, Mesmo que ela ofereça retorno rápido, a volatilidade impede maiores investimentos.
Como começar a investir?
O primeiro investimento não foi tão complicado como se imagina. Mas requer orientação e objetivo. Assim, sabendo pesquisar e se preparar bem torna o processo bem mais tranquilo e seguro.
Primeiramente, tenha seus objetivos definidos. Ou seja, como você pretende usar o investimento no futuro. Ninguém entra num ônibus sem saber para onde quer ir. Assim, se investe em busca de um resultado.
Faça uma pesquisa dos riscos e retorno de cada aplicação possível. Estude bastante sobre o assunto. Saiba o lugar onde vai entrar. Além disso, escolha uma corretora com boa avaliação. Contrate aqueles que entendam suas metas.
O investimento de fato
Logo depois abra sua conta de investimento e comece a aplicar de acordo com seus projetos. É importante manter a regularidade. Ou seja, o investimento é como um boleto mensal, tem que estar no planejamento.
Entenda que investir é um processo de longo prazo. Então não com muita sede ao pote. Além disso, é uma ação contínua e exige disciplina, sem isso não será possível alcançar os objetivos propostos.

Quais são as vantagens do investimento?
Primeiramente, existe uma grande probabilidade de retorno concreto e satisfatório. Pois trata-se de valores e correções que podem superar a inflação real.
Além disso, as possibilidades são diversas. Pois existem várias opções no mercado financeiro para aplicar o dinheiro ocioso, bem como existe uma adaptação em relação às necessidades de quem investe. Ou seja, há alternativas para cada objetivo.
Existem investimentos que pagam uma renda mensal e regular, Isso significa uma boa complementação aos dividendos mensais. Outros oferecem até economia em relação aos impostos. Mas é importante ficar atento às declarações.
Quais são os riscos do investimento?
Claro que investir não é só benefício. Existem riscos que devem ser observados para que as coisas não saiam do controle.
O mercado é muito volátil e pode diminuir os valores de dividendos e lucros. Isso também inclui o câmbio flutuante.
Outro fator é quando a empresa não cumpre com as obrigações do crédito. Isso pode gerar dor de cabeça ao investidor. Tal como o risco de liquidez que pode afetar a venda futura.
Neste pacote pode-se adicionar outros riscos como: o de juros, inflação, problemas na política. Isso tudo pode interferir nos contratos de investimento.
Portanto faça todas as análises possíveis e analise se sua situação se dispõe. Ou mesmo quanto de risco se pode correr em relação ao investimento a se fazer.
Hora do investimento
Investir é algo importante para nossos tempos. Principalmente em um ano que promete ser favorável em relação aos juros. Então analise suas condições e aproveite para começar uma nova fase em sua vida financeira.
Mesmo com os riscos, é importante considerar os benefícios. Principalmente a segurança de uma aposentadoria mais confortável. Informe-se, invista e cresça.
Você quer conhecer os traços da sua personalidade? Então leia