Você sabia que a luz solar pode auxiliar na perda de peso? É isso mesmo. Um novo estudo realizado na Universidade de Alberta em Edmonton no Canadá, revelou um culpado inesperado para o ganho de peso no inverno: a ausência de luz solar. Assim, poderá ser possível perder peso de forma natural.

Os pesquisadores, liderados por Peter Light, representantes da Alberta Diabetes Institute, examinaram o efeito da luz solar em células de gordura subcutânea ou células de gordura branca, que podem ser encontradas logo abaixo da nossa pele.

Os resultados de sua investigação tornaram este um estudo inovador, que foi publicado recentemente na revista Scientific Reports. Esse estudo pode mudar a forma como nos comportamos com a luz solar e trazer uma maneira diferenciada para perder peso de forma natural.

Luz solar pode ser a chave para a perda de peso (foto:divulgação/google)
Luz solar pode ser a chave para a perda de peso (foto:divulgação/google)

A luz solar e a diminuição do peso

O principal depósito de gordura em seres humanos tem um papel central na regulação do metabolismo do corpo inteiro e é conhecido como tecido adiposo branco subcutâneo (scWAT).

Já a gordura branca é conhecida como uma gordura ruim, justamente por armazenar calorias que seriam idealmente queimadas por energia. Se for disfuncional, esse tipo de gordura pode levar a distúrbios cardiometabólicos, como obesidade, diabetes e doença cardíaca.

Com essas informações, e na tentativa de auxiliar pessoas com diabetes, o estudo acabou descobrindo, por acaso, que as células ScWAT tendem a encolher sob o efeito da chamada luz azul do sol. Ou seja, com a luz solar esse depósito de gordura acaba diminuindo.

De acordo com os pesquisadores, a luz do sol penetra a nossa pele e atinge as células de gordura logo abaixo. Assim, as gotículas lipídicas reduzem o tamanho e são liberadas para fora da célula. Em outras palavras, nossas células não armazenam tanta gordura.

Portanto, a luz do sol, com essa descoberta, pode ser uma forte aliada para quem deseja perder peso de forma natural. Mas, é preciso ter em mente que a luz solar em excesso continua trazendo problemas graves para a saúde das pessoas.

Portanto, nada de exagerar na dose pensando que somente isso irá auxiliar na perda de peso. A luz solar pode ajudar sim a perder peso de forma natural, mas será preciso juntar com a mudança alimentar, dietas, diminuição do consumo de grandes quantidades de comida e exercícios físicos frequentes serão a receita ideal para que deseja perder gordura corporal.

Mas, é importante ter em mente que não existe uma fórmula mágica para perder peso. Será preciso se sacrificar e modificar alguns comportamentos. Somente assim será possível lidar com essa situação de maneira saudável.

O inverno e o ganho de peso

A pesquisa demonstrou que no inverno as pessoas acabam ganhando mais peso e isso se dá pela exposição solar insuficiente que temos 8 meses do ano vivendo em um clima frio. No inverno o armazenamento de gordura é maior, contribuindo com o ganho de peso.

Por isso, para perder peso de forma natural será necessário buscar o sol com mais frequência no inverno. Afinal, esse acúmulo de gordura ocorre para que possamos manter o nosso corpo aquecido no frio.

O mais interessante é que os resultados podem abrir caminho para novas estratégias de perda de peso ou terapias baseadas na luz no tratamento de obesidade e diabetes. Assim, que deseja perder peso de forma natural terá um novo aliado nessa caminhada.

Porém, os próprios pesquisadores advertem contra a adesão dessas descobertas perseguindo literalmente a exposição solar para perder peso, pois ainda existem muitas variáveis que permanecem desconhecidas. Por exemplo, ainda não conhecemos a intensidade e duração da luz necessária para que isso seja ativado.

Ou seja, não adianta tentar fazer por conta própria, será necessário esperar para que os estudos avancem mais um pouco para que seja possível perder peso de forma natural, utilizando a luz solar para auxiliar nesse processo.

Os pesquisadores afirmam ainda que existe uma grande quantidade de estudos sugerindo que nossa geração atual sofrerá mais com excesso de peso que seus pais e talvez isso alinhe o debate sobre o que é uma exposição saudável ao sol.

Portanto, teremos grandes novidades em relação aos estudos de perda de peso e a exposição à luz solar. Mas, para isso teremos que ser pacientes e esperar para ver como vão ocorrer as novas terapias solares.

Por enquanto, ainda é necessário tomar cuidado com o sol, principalmente com os problemas que ele pode trazer para a nossa pele e saúde. Afinal, o verão é o momento em que mais temos problemas com insolação.  

Vídeos informativos – Perder peso com o SOL

DICA 5 – SOL EMAGRECE

Como tomar sol do jeito certo

Artigo anteriorVeja como negociar a mensalidade da escola
Próximo artigoSintomas de Doenças Que Não Podem Ser Ignorados
Empresária - CO-Fundadora do grupo JGMC somos especializados em produção de conteúdo, mais informações no site: https://jgmc.tech

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui