A Pesquisa de Estresse do Trabalho em Casa da Gallup, realizada entre abril e setembro de 2020, mostra que quase um terço dos trabalhadores remotos estão estressados. Na verdade, eles estão tão estressados que dizem que estão sempre perto do esgotamento.
Isso é especialmente preocupante, pois o esgotamento pode levar a tudo, desde o desengajamento até o desespero. E com a Grande Demissão em pleno andamento, os empregadores não podem se dar ao luxo de perder as habilidades ou a contribuição de funcionários talentosos.
É claro que o trabalho virtual não precisa ser um fardo ou um vício. A chave é encontrar uma maneira de equilibrar as exigências do trabalho com as exigências da família.

Se você se tornou um trabalhador remoto por acaso ou por escolha, não deve viver sob estresse excessivo. Aplique algumas das dicas avançadas abaixo para evitar que o estresse de trabalhar em casa saia do controle.
Aqui estão cinco estratégias inovadoras para reduzir o estresse do trabalho em casa.
Defina limites tecnológicos para todos em sua família
Quando você trabalha virtualmente, obtém uma quantidade incomum de tempo de tela. Se você é pai ou mãe, seus filhos em idade escolar podem passar muito tempo todos os dias estudando em laptops e tablets. Portanto, certifique-se de que todos fiquem longe de seus dispositivos digitais, definindo um “tempo sem tecnologia”.
Por exemplo, considere transformar o jantar em uma zona livre de tecnologia ou reservar um tempo todas as noites para toda a família carregar seus telefones enquanto recarregam seus espíritos. Ler um livro, fazer algum exercício ou apenas fazer uma pausa na tecnologia pode ajudá-lo a relaxar.
Pare de responder pings relacionados ao trabalho quando você estiver “fora do horário”
Você está relaxando na cama com um livro às 22h30. quando ouvir um alerta no telefone. É seu chefe, perguntando sobre uma tarefa. Seu estômago começa a revirar e sua cabeça começa a doer.
É melhor atender ao chamado do dever (mesmo que isso possa fazer você se sentir sobrecarregado) ou adiar a resposta até a manhã seguinte?
Infelizmente, nossa cultura sempre ativa promove a crença de que é rude ignorar mensagens de texto, e-mails, DMs e telefonemas. Pode nos fazer sentir culpados por brincar com nossos filhos, conversar com nossos cônjuges ou apenas viver nossas vidas pessoais sem ser perturbados pela empresa.
Se você estabelecer limites, seu chefe pensará menos de você, e essa suspeita persistente pode ser difícil de dissipar. Ainda assim, é vital para a sua saúde mental.
Comece informando à sua equipe quando você não pode vir trabalhar todos os dias – e então mantenha o que você diz. Só porque sua casa é onde você trabalha não significa que você tem que estar lá 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Configure uma área específica para seu home office
A principal razão para trabalhar em casa é que você se sente “de plantão” não importa onde esteja em sua casa. Uma maneira de delinear seu espaço pessoal e profissional é realmente configurar pelo menos uma área de escritório.
Você também não precisa separar a sala inteira como seu espaço de trabalho. Algumas pessoas tiveram sucesso criando recantos de escritório em grandes armários, cantos de salas ou áreas de porões acabados. O objetivo é ter um local projetado para o trabalho.
Certifique-se de organizar seu espaço de trabalho em casa para torná-lo agradável e acolhedor. Tenha bastante luz e decore-a de forma charmosa. Você se sente confortável quando precisa realizar determinadas tarefas.
Além disso, sua família aprenderá que quando você está em sua mesa remota, você está realmente trabalhando. Como resultado, eles pensarão duas vezes antes de interromper e levarão à frustração de ter que ficar mudando de marcha.
Contrate uma babá para te dar uma pausa
Como pai, você não pode fazer tudo, não importa o que ouviu ou disse a si mesmo. Por mais que você goste de ser uma mãe ou pai atencioso para seus filhos mais novos, nem sempre pode fazer isso e ser um trabalhador confiável ao mesmo tempo. Então, respire fundo e confira as páginas de ajuda online para uma babá.
Dependendo do seu arranjo e da idade de seus filhos, você pode precisar de uma babá apenas ocasionalmente. Procure alguém que seja experiente, confiável e flexível. Certifique-se de que a babá que você escolher tem experiência suficiente e verifique todas as referências.
Você não pode imaginar o alívio que sentirá sabendo que seus filhos não vão entrar em uma importante ligação do cliente Zoom. Sim, vai te custar algum dinheiro investir em uma babá. Mas se isso o torna mais produtivo e reduz o estresse do trabalho em casa, vale a pena tentar.
(Nota: Tem animais de estimação que anseiam por muita atenção? Uma babá de animais de estimação amorosa pode servir ao mesmo propósito.)
Permita-se usar a licença médica
Em um ambiente de escritório, os funcionários que se sentem mal frequentemente ligam para dizer que estão doentes e usam sua tomada de força. Entre a multidão que trabalha em casa, você vê um pouco de diferença. Muitos trabalhadores virtuais doentes se forçam a se esforçar ao longo do dia porque não se sentem bem em usar sua licença médica.
De acordo com uma pesquisa divulgada em novembro de 2020 e avaliada pela Study Finds, dois terços dos trabalhadores remotos permaneceram hesitantes em usar licença médica com algo menos do que Covid.
Em outras palavras, você pode se sentir compelido a se conectar apesar das dores. Afinal, você está em casa, então não importa, certo? Errado, como se vê. O presenteísmo – o ato de estar no trabalho, mas não estar mentalmente focado em suas responsabilidades – paira entre os doentes. Não faz bem a ninguém seguir em frente se seu corpo e sua mente exigem um descanso muito necessário.
Se chegar o mais perto de uma existência livre de estresse é seu objetivo, faça o que for necessário para sua saúde. O PTO deve ser usado, mesmo quando você é um membro da equipe WFH.
Pensamentos finais
Não é prático esperar que você possa eliminar totalmente todos os seus estressores como trabalhador remoto. Mas você pode reavaliar suas escolhas para melhorar o quão equilibrado você se sente no final de cada dia.
Você pode começar seguindo estas cinco dicas sobre como limitar o estresse de trabalhar em casa.